terça-feira, 15 de março de 2011

Dave Matthews Band

2003 - The Central Park Concert
Gênero: Rock / Jazz / Pop



Por minhas experiências de garimpagem musical, nunca encontrei, ainda, um álbum ao vivo que supere esse que estou postando. Primeiro eu acredito que a banda em shows mostra que é formada por talentosissimos e hábeis músicos, além de músicas ótimas.

Dave Matthews Band se formou em Charlestone, Virgínia, em 1991, pelo sulafricano, líder, cantor e compositor Dave Matthews, o baixista Stefan Lessard, bateirista e backing vocal Carter Beauford e o saxofonista LeRoi Moore e o violonista Boyd Tinsley. Mais tarde o trompetista Rashawn Ross e o guitarrista Tim Reynolds se juntaram a banda. Em 2008 o saxofonista LeRoi Moore veio a falecer vítima de um acidente de quadriciclo (?) e foi substituído por Jeff Coffin, saxofonista do Bela Fléck and the Flecktones. Por ter muitos músicos com variadas raízes, o som da banda se tornou bem eclético, de difícil definição, por isso pus três gêneros pra definir o álbum.

A banda conta com 7 álbuns de estúdio, alguns pretendo postar mais tarde, e um Grammy de melhor performance vocal de rock por grupo, mas a maior qualidade da banda são seus shows, e esse aspecto foi o que mais me chamou a atenção. As primeiras músicas que escutei foram de álbuns de estúdio e depois que as escutei ao vivo e pensei: "Caramba!!!". A capacidade de improvisação dos músicos nos solos é incrível e é no palco onde eles liberam todas essas habilidades para o público, que, se quiser, pode gravar sem problemas o aúdio do show todo, a banda libera a gravação. E com essa atitude desde os primeiros shows a divulgação e a popularidade da banda aumentaram bastante.

O show que estou postando, o nome já é bem intuitivo, foi realizado no Central Park em Nova York e apresenta um aspecto interessante da banda: a caridade. Este show foi realizado em benefício das escola públicas de Nova York e com um público de mais de 120 mil pessoas que não pagaram absolutamente nada para assistí-lo. Além desse, houveram muitos outros shows beneficentes que a banda realizou e, ao longo da carreira, a banda já doou, a partir de sua instituição (BAMA Works Fund), cerca de US$ 8,5 milhões para instituições de caridade diversas.

Agora vamos falar do que importa: as músicas. Eu destaco o cover de "Cortez, The Killer" do Neil Young com a participação especial de Warren Hayes, do The Allman Brothers Band, que ficou fantástica. Além dessa, temos "What Would You Say?", que tem um solo incrível de LeRoi Moore, "Don't Drink the Water", "Too Much", "So Much to Say" e o cover de "All Along the Watchtower". Enfim, o show em si é magnífico, aproveitem e BOA AUDIÇÃO!!!



Track List

Disco Um

01. Don't Drink the Water
02. So Much to Say
03. Anyone Seen the Bridge? / Too Much
04. Granny
05. Crush
06. When the World Ends

Disco Dois

01. Dancing Nannies
02. Warehouse
03. Ants Marching
04. Rhyme and Reason
05. Two Step
06. Help Myself

Disco Três

01. Cortez, the Killer (part. Warren Hayes em guitarra e voz)
02. Jimi Thing (part. Warren Hayes na guitarra somente)
03. What Would You Say
04. Where Are You Going
05. All Along the Watchtower
06. Grey Street
07. What You Are
08. Stay (Wasting Time)

Dave Matthews Band com Warren Hayes - Cortez, the Killer


Dave Matthews Band - Too Much


Site Oficial: Dave Matthews Band

5 comentários :

  1. Realmente sensacional esse álbum. Dave Matthews é uma banda que muito me agrada!!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar do Dave Mathews Band, mas nunca cheguei a ouvir um álbum dele, eis a oportunidade..rs. Vou ouvir e depois digo o que achei.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Ora, cada vez que ouço artistas como Warren Hayes, fica mais difícil ter paciências com as porcarias que insistem em aparecer hoje em dia!!

    Tá difícil aparecer coisa detse nível!!! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Salve Hewerton,
    Muito boa sua sugestão.
    Não estou conseguindo baixar a 1a parte. Você poderia verificar o que pode estar ocorrendo. Ele não responde ao clique de download. A parte 2 baixou sem problemas.
    Att

    ResponderExcluir
  5. Muito bom realmente, parabens pelos post, qualidade e bom gosto, tem uma outra versão do the killer com Grace Potter e Joe Satriani muito boa tambem, se puder, gostaria de ouvir o disco tudo. abç

    ResponderExcluir