sábado, 19 de fevereiro de 2011

"O Aliciador" (D. Carrisi)

Ficha Técnica

Título Origial: Il Suggeritore
Escritor: Donato Carrisi
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / Policial
Lançamento: 2010
Páginas: 433 páginas
Acabamento: Brochura
Editora: Record


Se você está à procura de um livro com uma boa história policial e uma dose de suspense, “O Aliciador” do escritor italiano Donato Carrisi é a pedida ideal. Acabei de ler o livro recentemente e posso dizer que é surpreendente. Ao melhor estilo do seriado Law & Ordem, Donato Carrisi cria uma trama que irá fazer o leitor perder sono e junto com a equipe de homicídios e o criminologista Goran Gavila, ficará atento ao sinal de uma única pista, que o leve ao Aliciador.

Tudo começa quando dois meninos e um cão da raça labrador decidem fazer trilhas em um bosque denso e escuro, em meio à mata eles sobem a colina e desembocam em uma clareira. Com um faro aguçado, o cão fica louco ao farejar algo e logo começa a cavar, a descoberta inesperada deixa os meninos apavorados, que imediatamente avisam a policia local. Diante do caso, a policia não vê alternativa a não ser chamar o criminologista Goran Gavilla, e que ao chegar ao local acompanhado do agente Stern, vê uma cena assustadora e intrigante: Seis braços direitos foram desenterrados, todos de meninas entre 9 e 13 anos. À medida que os cadáveres são desenterrados, a equipe percebe a presença de apenas cinco meninas, que haviam sido identificadas anteriormente como desaparecidas. Com isso a esperança de encontrar a sexta menina com vida é grande, fazendo com que a equipe liderada pelo capitão Roche e o criminologista Goran Gavilla iniciem uma corrida contra o tempo, para resgatar a menina com vida e solucionar o caso.

Mas conforme a investigação avança e as pistas começam a surgir, a equipe e o criminologista passam a enfrentar um quebra-cabeça gigantesco. Para cada crime, uma situação diferente, e a equipe se vê diante de grande desafio que parece ser intransponível. Apesar de civil, Goran Gavilla exerce grande influência sobre a equipe de policiais, formada por Stern, Boris e Sarah Rosa, todos velhos conhecidos e que já trabalham em outros casos, inclusive com Gavilla. Sem encontrar uma solução imediata, a agente Mila Vasquez é chamada para integrar e ajudar a equipe, ela que é conhecida por sua habilidade em encontrar crianças desaparecidas. Mila por sua vez, é muito bem recebida por todos, com exceção de Sarah Rosa, que a trata com desprezo e uma certa ponta de ciúmes.

A trama de “O Aliciador” segue em um ritmo alucinante, a cada pista a equipe é obrigada a voltar ao passado e fazer uma investigação cada vez mais detalhadas. Com o tempo Goran e a equipe começam a perceber que o assassino está sempre um passo a frente das ações da policia e que ele é capaz de assumir aparências variadas, colocando a equipe sempre a prova. A corrida contra o tempo, a habilidade e o perfil do assassino é o maior desafio a ser enfrentado e vencido por Goran e sua equipe.

A medida que a história é contada e revelada, as pistas indicam que não se trata apenas de um assassino, mas de vários, como se um estivesse relacionado a outro, em meio a tudo isso, Goran e a Equipe entram em um mundo obscuro e desconhecido.

Não parece, mas “O Aliciador” é o primeiro romance do escritor e roteirista Donato Carrisi, ele que é formado em direito e com especialização em criminologia e ciências comportamentais. O livro vendeu mais de 180 mil exemplares na Itália, onde alcançou a lista de best sellers dos principais jornais e teve os direitos de publicação vendidos para vários países, inclusive o Brasil. O livro também foi vencedor do prêmio Bancarella em 2009. Sem falar que Carrisi teve audacia ao tratar de um assunto, que muitas vezes era atribuido apenas aos escritores americanos.

“O Aliciador” é sem dúvidas um dos melhores livros que li recentemente e pensar que foi comprado por acaso (risos). Como disse lá no inicio, o escritor cria uma trama surpreendente e que prende o leitor, como todo bom livro é repleto de reviravoltas, a experiência de Carrisi no assunto torna o livro ainda mais especial, já que todas as técnicas de investigação são reais, isso com certeza passa uma credibilidade muito maior à história. Um fato interessante é a nota do autor, logo no inicio do livro, onde ele faz uma breve explicação sobre a definição do termo Aliciador.

Em “O Aliciador” o leitor irá fazer algumas perguntas, o que significa que terá que encontrar as respostas junto com Goran e sua equipe. O fato é que por mais perto que você possa estar de solucionar o caso, o Aliciador estará sempre um passo a frente.

Mas afinal, quem é o aliciador? Como ele age e qual o real motivo? Bom isso você só ira saber se ler o livro ! Boa Leitura.


2 comentários :