sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mingus Big Band

2010 - Live at Jazz Standard
Gênero: Jazz Ensemble



Como o próprio nome diz Mingus Big Band, é uma big band que tem como base um repertório com canções do compositor e baixista Charles Mingus (1922-1979), e que conta com a direção artística de Sue Mingus, viúva do baixista. A banda foi uma expansão da Mingus Dynasty, formada em 1979 após a morte de Mingus, a Mingus Big Band surgiu em 1991. Desde então a banda passou a se apresentar semanalmente no Time Café em Nova York, e recentemente eles também se apresentam no Jazz Standard – premiado em 2008 como o melhor Jazz Club de Nova York -, além de fazer excursões pela Europa. A big band possui inúmeros músicos e arranjadores, para que isso funcione perfeitamente é usado um sistema rotativo, assim todos participam. A Mingus Orchestra e a Mingus Dynasty continuam na ativa, juntas as três bandas formam um repertório fantástico e com isso mantém viva a memória e a música de Charles Mingus.

Conheci a Mingus Big Band através da lista dos vencedores do Grammy 2011. O álbum “Live At Jazz Standard” foi premiado como o melhor álbum de Jazz Ensemble, prêmio que logo é justificado ao ouvir o álbum. Gravado ao vivo no Jazz Standard em 2008 na véspera do ano novo e transmitido pela NPR (National Public Radio), o décimo álbum da Mingus Big Band relembra alguns clássicos da carreira de Charles Mingus e celebra o seu 88º aniversário. Produzido por Sue Mingus e Abramson, o álbum apresenta um jazz intenso e marcante, o instrumental soa perfeito, com arranjos bem elaborados e com direito a solos desconcertantes. O álbum abre com “Gunslinging Birds”, música que Charles Mingus fez em homenagem a Charlie Parker, em seguida “New Now Know How”, uma música que tem como destaque os trompetistas Randy Brecker e Kenny Rampton, e que foi interpretada pela primeira vez desde 1959. A balada “Self-Portrait In Three Colors” surge na sequencia, com um som intimista e toque suave. A canção “E's Flat Ah's Flat Too (Aka "Hora Decubitus")” é uma das faixas do álbum que tem a presença do vocal, uma canção de Charles Mingus com letra de Elvis Costello, destaque para performance da big band, impecável. “Cryin' Blues” começa com um solo de trompete feito por Kenny Rampton e que segue solando de maneira sublime, até que entra e cena o baixista Boris Kozlov, destaque para o acompanhamento o baterista Jeff “Tain” Watts e do pianista David Kikoski. “Moanin'” começa em grande estilo com uma introdução de saxofone, feita por Lauren Sevian e Wayne Escoffery, e que aos poucos vai fluindo em sob um ritmo frenético, deixando o caminho livre para os metais, até que o pianista David Kikoski rouba a cena e apresenta um solo que arranca aplauso do publico. “Goodbye Pork Pie Hat” é outra música com a presença do vocal, destaque para o saxofonista Wayne Escoffery, que faz uma apresentação intensa e marcante. A banda encerra o repertório com “Song With Orange”, uma música que traz o publico para perto e que mais uma vez abre espaço para o desempenho dos músicos, cada um apresenta um pequeno solo, são 12 minutos ininterruptos de um jazz intenso.

Mingus Big Band faz jus ao Grammy e também ao repertório de Charles Mingus, o álbum “Live At Jazz Standard” mostra que essa é a melhor maneira de manter viva a memória e a música de um músico, apesar de ser o décimo e atual álbum, recomendo que o leitor conheça os outros trabalhos da big band, vale muito a pena. Boa Audição !

Track List

01. Gunslinging Birds
02. New Now Know How
03. Self-Portrait In Three Colors
04. Birdcalls
05. E's Flat Ah's Flat Too (Aka "Hora Decubitus")
06. Cryin' Blues
07. Open Letter To Duke
08. Moanin'
09. Goodbye Pork Pie Hat
10. Song With Orange

Membros da Mingus Big Band:

Randy Brecker, Kenny Rampton e Earlr Grardner (Trompete)
Wayne Escoffery e Abraham Burton (Saxofone Tenor)
Vicent Herring (Saxofone Alto)
Douglas Yates (Saxofone Soprano, Alto e Flauta)
Lauren Sevian (Saxofone Barítono)
Earl Mcintyre (Trombone e Tuba)
David Kikoski (Piano)
Boris Kozlov (Baixo)
Jeff “Tain” Watts (Bateria)

Mingus Big Band "Hora Decubitus aka E's Flat Ah's Flat Too"


Site: Mingus Big Band

Um comentário :