quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Stryper

2011 - The Covering
Gênero: Hard Rock / Heavy Metal



Stryper é uma das bandas de hard rock mais importantes dos anos 80, pioneira no metal cristão. Com uma qualidade incontestável, a banda lançou álbuns que são considerados verdadeiros clássicos como “Soldiers Under Command” (1985), “To Hell With The Devil” (1986) e “Against The Law” (1990). Formada em 1983, a banda esteve no auge nos anos 80 e começo dos 90, mas em 1992 o vocalista Michael Sweet decide sair da banda para seguir carreira solo, sem muitas alternativas, o Stryper chega ao fim do mesmo ano, só retornando a cena em 2003.

O Stryper sempre foi marcado por seu diferencial, com músicas de excelente qualidade, músicos habilidosos, letras marcantes e refrões grudentos, além disso o visual era outra marca da banda, por ser caracterizados como glam rock, as roupas eram sempre coloridas, mais não fugia das listras em amarelo e preto. O Stryper foi uma das poucas bandas cristãs que despontaram no cenário secular, apesar de todas as polêmicas e questionamentos, os membros nunca negaram a sua fé em Jesus Cristo. Apesar de muito metaleiro torcer o nariz por causa disso, principalmente pela mensagem nas letras, eles acabam deixando de lado o principal, a qualidade musical da banda.

No ano passado o Stryper anunciou o lançamento do novo álbum, isso gerou uma expectativa imensa por parte dos fãs, além de muita discórdia (por questões religiosas). O fato é que a banda estava prestes a lançar um álbum de covers. A idéia da banda era fazer uma seleção de clássicos do hard rock e heavy metal que influenciaram eles em todos esses anos de carreira e que de certa forma ajudaram a moldar o som da banda. A banda selecionou um repertório para ninguém botar defeito, com músicas do Judas Priest, Black Sabbath, Iron Maiden, Scorpions, Deep Purple, KISS, Kansas, Led Zeppelin, entre outros. Não é preciso dizer que isso causou uma agitação imensa entre os fãs, todo mundo queria ouvir. Com o tempo o próprio Michael Sweet soltou alguns trechos e depois duas músicas completas na internet.

O lançamento do “The Covering” foi adiado algumas vezes, depois foi confirmado para o primeiro semestre de 2011, mas no fim do ano passado o álbum vazou na internet.

“The Covering” é um álbum digno de aplauso, um trabalho primoroso do Stryper, era o som que os fãs esperavam, com peso, solos e claro, muito hard/heavy. E de lá pra cá surgiram muitos comentários sobre o álbum, alguns renderam elogios, outros (os radicais) criticaram as músicas e alguns religiosos abominaram a atitude do Stryper. E um dos motivos da discussão foi baseado na sonoridade das músicas, mas creio que por se tratar de covers, se espera que a música não seja igual à original, e vendo por esse lado, essa foi à grande jogada da banda, eles regravaram e souberam colocar – não é bem a palavra certa – as características do Stryper.

Michael Sweet (vocal/guitarra), Oz Fox (guitarra), Robert Sweet (bateria), Tracy Ferrie e Timothy Gaines (baixo) ousaram no repertório do álbum, clássicos consagrados regravados com uma visão diferente. Destaque para “Heaven And Hell” (Black Sabbath), “Carry On Wayward Son” (Kansas), “Shout It Out Loud” (KISS), “The Trooper” (Iron Maiden), “Breaking The Law” (Judas Priest) e a faixa inédita “God”.

The Covering
vai causar muita polêmica ainda, tanto daqueles metaleiros radicais que não aceitam uma banda cristã gravando musica secular (embora eu acho uma bobagem essa divisão) e também por parte dos religiosos que acham isso uma abominação. Então por mais que você – por algum motivo – não goste do álbum, procure conhecer e ouvir os álbuns considerados clássicos da banda, antes de criticar sem base alguma. No mais, boa audição a todos.

Ouça a música "Heaven And Hell"


Track List

01. Set Me Free (Sweet )
02. Blackout (Scorpions)
03. Heaven And Hell (Black Sabbath)
04. Lights Out (U.F.O.)
05. Carry On Wayward Son (Kansas)
06. Highway Star (Deep Purple)
07. Shout It Out Loud (KISS)
08. Over The Mountain (Ozzy Osbourne)
09. The Trooper (Iron Maiden)
10. Breaking The Law (Judas Priest)
11. On Fire (Van Halen)
12. Immigrant Song (Led Zeppelin)
13. God

Site Oficial: Stryper

3 comentários :