sábado, 22 de janeiro de 2011

Milton Nascimento

1993 - Angelus
Gênero: MPB / Jazz



Milton Nascimento é sem dúvida um dos músicos mais influentes do cenário nacional e por que não dizer do mundo. Seu reconhecimento ultrapassa fronteiras, é respeitado no mundo inteiro por seu talento como cantor e compositor. Eu conheço muito pouco da obra do Milton, ouvi alguns álbuns, o suficiente para tentar entender a genialidade desse grande músico brasileiro. Dos álbuns que eu conhecia até então, “Pietá” (2003) era o meu favorito, arranjos maravilhosos e letras que ficaram marcadas logo na primeira vez que eu ouvi. Durante esta semana estava conversando com o Kiko Brandão, dono do blog O Que Não Toca na Rádio, sobre o novo álbum do Milton. Enfim, papo vai, papo vem e ele me perguntou se eu conhecia o álbum Angelus. Eu disse que não, para ser sincero nunca tinha ouvido falar. Então ele me disse para ouvir o álbum. Como não dispenso uma dica, ouvi o álbum no mesmo dia e fiquei maravilhado, literalmente sem palavras.

O álbum “Angelus” (1993) é uma verdadeira obra prima. Eu que sempre achei que é difícil entender as letras do Milton logo na primeira audição, de fato o primeiro contato com a sua obra causa um choque, por que não sabemos se prestamos atenção nas letras ou nos arranjos, sempre maravilhosos. Em todos os álbuns do Milton que eu ouvi a sensação foi a mesma, mas em “Angelus” foi diferente. A música é penetrante, as letras são compreensíveis e os arranjos, bom esses mais uma vez dispensam comentários. Como se não bastasse tudo isso, Milton ainda arrumou um jeito de deixar o álbum ainda mais especial e contagiante. O compositor reuniu um time de músicos de altíssimo nível, nas participações especiais está o guitarrista Pat Matheny, o vocalista da banda inglesa YES Jon Anderson, James Taylor, o ex-vocalista do Genesis Peter Gabriel, o saxofonista Wayne Shorter, o pianista Herbie Hancock, o baixista Ron Carter e o baterista Jack DeJohnette, há também vários músicos brasileiros, é uma lista extensa, que estará disponível no final da postagem.

No repertório 15 canções, há preciosidades como a faixa de abertura, “Seis Horas Da Tarde”, um instrumental maravilhoso, que abre o álbum em grande estilo. Em “Estrelada”, Milton canta ao lado do vocalista Jon Anderson, que arrisca até no português. “De Um Modo Geral” tem a participação do saxofonista Wayne Shorter, tem uma pegada voltada para o rock, com uma pitada de jazz. “Coisas de Minas” também é muito interessante, uma mistura de ritmos, começa com uma viola caipira, uma sanfona, tem até jazz, uma criação genial. A canção “Hello Goodbye” dos Beatles, ganhou uma nova versão nas mãos e na voz de Milton. “Only A Dream In Rio” é uma das mais bonitas canções do álbum, Milton cantando ao lado de James Taylor, e mesclando a letra em português e inglês. Com Peter Gabriel, Milton conta a excelente “Qualquer Coisa a Haver Com o Paraiso”. “Vera Cruz” é sem duvida a canção mais jazzística do álbum, com participações de Pat Metheny, Herbie Hancock, Ron Carter e Jack DeJohnette, na sequencia “Novena”, tocada com a mesma formação, em “Amor Amigo” a participação é do guitarrista Pat Metheny e o pianista Herbie Hancock, uma canção belíssima, e fecha o álbum a canção “Sofro Calado”, apenas voz e piano.

“Angelus” é um álbum mais do que especial, como disse anteriormente, uma obra prima, que merece ser apreciada da melhor forma possível. Se você ainda não conhece a obra do Milton Nascimento, “Angelus” é certamente é o melhor ponto de partida. Boa Audição

Ouça a música "Vera Cruz" (Milton Nascimento)


Track List

01. Seis Horas Da Tarde (Participação: Wayne Shorter)
02. Estrelada (Participação: Jon Anderson)
03. De Um Modo Geral... (Participação: Wayne Shorter)
04. Angelus (Nascimento) (Participação: Leonardo Bretas)
05. Coisas De Minas
06. Hello Goodbye
07. Sofro Calado
08. Clube Da Esquina No.2
09. Meu Veneno
10. Only A Dream In Rio (Participação: James Taylor)
11. Qualquer Coisa A Haver Com o Paraiso (Participação: Peter Gabriel
12. Vera Cruz (Participações: Pat Metheny, Herbie Hancock, Ron Carter, Jack DeJohnette)
13. Novena (Participações: Pat Metheny, Herbie Hancock, Ron Carter, Jack DeJohnette)
14. Amor Amigo (Participações: Pat Metheny, Herbie Hancock)
15. Sofro Calado

Milton Nascimento – vocais, sanfona, violão e piano.
Wayne Shorter - sax
Gil Goldstein – orquestra e regência
Jon Anderson – vocais
Túlio Mourão – teclado, piano
Hugo Fattoruso – acordeon, piano
João Baptista – baixo fretless, baixo
Wilson Lopes - guitarra e viola caipira
Robertinho Silva – percusão, bateria e concepção rítmica
Ronaldo Silva – percusão, bateria, efeitos, tamborim
Vanderlei Silva – percusão, efeitos, tamborim
Leonardo Bretas – vocais
Naná Vasconcelos – percusão e concepção rítmica
James Taylor – vocais, violão
Jeff Bova – teclados
Tony Cedras – acordeon
Anthony Jackson – guitarra "contrabass"
Chris Parker – bumbo
Peter Gabriel – vocais
Flávio Venturini – violão
Herbie Hancock – piano
Pat Metheny – guitarra, violão
Ron Carter – baixo
Jack Dejohnette – bateria

Site Oficial: Milton Nascimento

3 comentários :

  1. Muito Bom Daniel, acho que a coisa mais legal em ter um blog é mesmo passar essas obras para outras pessoas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Legal, Daniel, eu conhecia esse álbum mas nunca o havia ouvido por inteiro. Pode parecer engraçado, mas ainda prefiro a versão original de algumas músicas do Milton.

    ResponderExcluir
  3. Excelente a postagem deste CD, muito bom, sem duvida.Valeu!

    ResponderExcluir