segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"2666" (Roberto Bolaño)

Ficha Técnica

Escritor: Roberto Bolaño
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Lançamento: 2010
Páginas: 852 páginas
Acabamento: Brochura
Editora: Companhia das Letras

2666, de Roberto Bolaño, é uma história de fôlego. De fato, são 852 páginas que de início parecem difíceis de serem vencidas, mas o resultado é uma leitura muito prazerosa.

A estrutura da história é dividida em 5 livros e gira direta ou indiretamente em torno da vida e obra de um famoso escritor alemão, Benno von Archimboldi, cuja característica, além de sua obra propriamente dita, é o estranho fato de pouca gente conhecê-lo pessoalmente. No primeiro livro, quatro críticos literários, fãs declarados do recluso Archimboldi, tentam a todo custo encontrar o escritor que está prestes a ser indicado para ganhar o Nobel de Literatura. Eles desistem de sua busca na cidade de Santa Tereza, ao norte do México, onde começa o segundo livro. Em Santa Tereza estão ocorrendo vários crimes contra mulheres cuja quantidade e violência, minuciosamente descritas por Bolaño, ultrapassam a média usual do local e começam a chamar a atenção da imprensa e do governo. Personagens diferentes são apresentados em cada livro e demora um pouco até estabelecermos a relação entre eles. Até que, no último livro, o personagem principal volta a ser o escritor alemão, onde conhecemos sua história desde o nascimento até os dias de hoje. No final, dá vontade de voltar ao primeiro livro e ler tudo novamente, pois a história se fecha como num círculo.

Este livro foi o último trabalho do escritor Roberto Bolaño, publicado um ano após sua morte, em 2003. Bolaño nasceu no Chile, em 1953 e é considerado um dos grandes nomes da literatura latino-americana contemporânea. É autor também de Amuleto (que traz uma pista de onde vem o título de 2666), Os detetives selvagens, Estrela distante, Noturno do Chile, A pista de gelo e Putas assassinas, todos publicados no Brasil pela Companhia das Letras.

Site oficial: 2666
Leia um trecho em PDF clicando aqui.

Um comentário :

  1. Achei muito interessante a resenha. Apesar de parecer um pouco assustador pelas 852 páginas, achei legal o fato dele ser dividido.

    Valeu pela dica. Assim que terminar o que eu estou lendo, vou procurar esse do Roberto Bolaño.

    Abraço

    ResponderExcluir