sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ari Borger

2002 - Blues da Garantia
Gênero: Blues



Depois de uma semana repleta de novidades e clássicos, nada melhor do que encerra-la em alto nível. Ari Borger é um velho conhecido dos leitores assiduos do Blog Jazz e Rock, depois de postar “AB4” e “Backyard Jam”, apresento agora “Blues da Garantia”, o primeiro álbum solo do organista.

Gravado em um estúdio, na cidade de New Orleans, o álbum tem uma pegada bem diferente dos outros, “Blues da Garantia” tem como base o blues. Nessa época Ari não tinha formado o quarteto ainda, o que só aconteceria no álbum “AB4”, mais nem por isso o organista deixou de contar com bons músicos, ao lado de músicos de blues da cena local, como Jack Cole (guitarra) e Ivone Willians (vocal), Ari Borger cria um ambiente fantástico, e apresenta um repertório baseado em canções autorais e alguns clássicos, como “A Man and the Blues” de Buddy Guy, “Dust My Broom” de Elmore James e “Trouble Blues” de Charles Bown. A grande surpresa é a faixa-titulo “Blues da Garantia”, presente do guitarrista/vocalista Herbert Vianna (dos Paralamas), que além de presentear, ainda participa cantando e tocando ao lado de Ari Borger. Destaque também para as composições próprias do Ari Borger, como “B3 Explosion”, blues instrumental da melhor qualidade, sob uma base solida, Ari cria improvissos geniais. “Hot Boogie” é outra música genial, ao melhor estilo boogie-woogie. Em “Crazy Kind of Woman” é um blues contagiente e que tem nos vocais Ivone Willians, diga-se de passagem com um refrão grudento. “B3 Groove” e “Borger`s Boogie”, são dois temas instrumentais criados por Ari. Por fim a música “Song for Fess”, um blues mais cadenciado, com Iove Willians nos vocais e Ari Borger mais uma vez mandando muito bem no piano.

Em todas as postagens, eu sempre faço questão de citar os músicos que estiveram envolvidos na gravação, e nesse caso a falta de informações sobre o álbum foi sem dúvida a maior dificuldade que eu encontrei, e como já citei o Ari contou com a participação dos músicos locais como Jack Cole (guitarra), Ivone Willians (vocal), Jack Carter (baixo) e Willie Panker (bateria). Em um site encontrei a informação de músicos brasileiros que estiveram envolvidos também, o já citado Herbert Vianna (guitarra/vocal), Alexandre Fontanetti (guitarra), Silvio Alemão ( baixo) e Kiko Rainer (bateria).

O álbum “Blues da Garantia” é um álbum sensacional e sem sombra de dúvidas figura entre os melhores álbuns de blues lançado por um músico brasileiro. E em se tratando de Ari Borger, bom, seus trabalhos dispensam comentários. Faça desse álbum a trilha sonora do seu fim de semana. Boa Audição.

Ouça a música: "Blues da Garantia" (Ari Borger e Herbert Vianna)


Track List

01. B3 Explosion
02. Blues Da Garantia
03. Dust My Broom
04. Hot Boogie
05. A Man And The Blues
06. Crazy Kind Of Woman
07. B3 Groove
08. Cuíca Blues
09. Borger`s Boogie
10. Trouble Blues
11. Song For Fess

Site Oficial: Ari Borger

4 comentários :

  1. baixando!!!
    Ari Borger é genio

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo. Conheci através do blog e não parei mais de ouvir ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo! Qualquer álbum do Ari Borger é bom demais!! Esse não é diferente!!
    Esse blog é fenomenal!!! Continue assim por favor!!!!

    ResponderExcluir