quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Moda de Rock - Viola Extrema ( Ricardo Vignini e Zé Helder )

(Ricardo Vignini & Zé Helder)

Há 2 anos divulguei aqui no Blog Jazz e Rock uma matéria sobre o Rock’n’Roça, clássicos do rock’n’roll tocados na viola caipira. Nessa época descobri o trabalho do violeiro e roqueiro, Ricardo Vignini, que toca desde 2000 na banda Matuto Moderno, conhecido por misturar a música caipira de raiz com o rock.

“Moda de Rock – Viola Extrema” é um projeto dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, um trabalho primoroso e que foi lançado recentemente. Mas antes de falar desse álbum, segue abaixo um pequeno histórico sobre os dois.

Ricardo Vignini é violeiro, compositor, professor de música, produtos fonográfico e cultural e pesquisador de música tradicional. Seu gosto pela musica caipira veio através de parte de sua família, de Águas da Prata e São João da Boa Vista, e o lado italiano veio de Rio Claro. Nascido na capital, durante sua adolescência tocou muita guitarra, muito Rock e Blues, fez parte da banda de rock Cheap Tequila. O violeiro também já tocou ao lado dos músicos americanos Bob Brozman e Wody Mann em suas turnês brasileiras, também tocou em duo com Christian Oynes e em participações com a banda Serio Duarte & Entidade Joe. Ricardo também é proprietário de um Home Studio, onde grava artistas, trilhas e campanhas publicitárias. Está no Matuto Moderno desde 200 e lançou nesse ano o seu primeiro CD solo: “Na Zoada do Arame”, álbum totalmente instrumental.

Zé Helder também é violeiro e compositor, nasceu em Cachoeira de Minas/MG. Neto de violeiro, tem dois Cds solos lançados “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009) , e “Orelha de Pau” (2002), trabalho inspirado na música regional e caracterizado pela instrumentação acústica e coro de três vozes. Formado em Licenciatura em Música, é professor de música há 11 anos e músico profissional há 19 anos. Criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA) e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos.

Os dois violeiros sempre seguiram suas carreiras paralelamente, porém foram se encontrar no Matuto Moderno, banda em que o Zé Helder passou a integrar em 2010. Desde então o projeto “Moda de Rock – Viola Extrema” começou a tomar forma. Segundo eles, o álbum é um resgate de suas origens roqueiras. As músicas que foram escolhidas fizeram parte da trajetória musical dos dois músicos. Uma forma de prestar homenagem aos artistas que os incentivaram a pegar o primeiro violão e dar os primeiros acordes e também para fazer um trabalho novo e inovador. Além disso é uma maneira de apresentar a viola, um dos instrumentos mais importantes da cultura á roqueiros, através de músicas já conhecidas por todos.

No repertório os violeiros fazem releituras de 11 grandes clássicos do rock em versão acústica e instrumental, entre as bandas estão Pink Floyd, Iron Maiden, Metallica, Beatles, Sepultura, Megadeth, Ozzy, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, entre outras. “Moda de Rock – Viola Extrema” é um álbum que dá gosto de ouvir, possui uma qualidade finíssima, sem falar que é bom demais ouvir essas músicas de uma forma que até certo ponto soava inimaginável, mais que se tornou possível através do excelente trabalho dos violeiros Ricardo e Zé Helder.

O álbum “Moda de Rock – Viola Extrema” foi remasterizado no estúdio Abbey Road, em Londres, um dos – senão o mais famoso – estúdio do mundo, conhecido por gravar grande parte da obra dos Beatles e do Pink Floyd, entre outras bandas. Produzido por Ricardo, o álbum foi lançado pelo selo Folguedo, que é exclusivamente dedicado a música de viola “Moda Rock”.

O CD pode ser adquirido por R$ 25, 00 no site oficial do projeto: Moda de Rock – Clique Aqui

Aproveito para deixar os meus agradecimentos ao Ricardo Vignini, que me autorizou fazer a divulgação desse trabalho aqui no Jazz e Rock.

Segue abaixo o player para que você ouça o álbum na integra. Imperdível !

Viola Extrema by Moda de Rock

Site Oficial: Moda de Rock

3 comentários :

  1. Muito bom Daniel, goste...faz tempo que não entro no teu blog, falta de tempo, a pesar de ser aposentado, teno algumas atividades além de viajar na web, sou artísta plástico (quase), aí estou com encomendas para fazer e ver se descolo alguma graninha.
    Goste da ideia dos blues, ultimamente ando pesquisando gente nova. Descubri uma ucraniana que canta e toca (blue)uma maravilha Ana Popovic, também tem uma garotinha que canta ao estilo de Ella Fitzgerald, Nikki Yanofsky (jazz) e também Michael Bublé, muito swing.Estão no meu blog, não tem visto?

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou a visitar o Jazz e Rock.

    Não sei se você viu, mais fiz uma "Semana do Blues" postei alguns Cds diferentes lá, quem sabe você encontra algum interessante, da uma olhada.

    A Ana Popovic é excelente, postei um CD dela aqui no Blog, canta e toca muito bem. O Michael Bublé também já conhecia, agora a Nikki Yanofsky não conheço, mais vou procurar e se curtir faço uma postagem aqui.

    Recomendo pra você as cantoras, Sara Gazarek, Renee Olstead e Fredrika Stahl. Se você ainda não conhece, vale a pena. Vai gostar.

    Abraço

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Achei maravilhoso!
    Destaque para Mr. Crowley.
    Abraços!

    ResponderExcluir