sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dica de Filme: "À Procura da Felicidade" (2006)

Comovente. Essa é a palavra que resume o filme “À Procura da Felicidade”. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Chris Garner (Will Smith), um pai de família que luta para sobreviver em meio às dificuldades. Chris é vendedor/representante de um aparelho médico, que é muito caro e que nenhum médico se interessa em comprar. Em meio a tudo isso, Chris enfrenta um obstáculo dentro da sua própria casa, o de manter a sua família unida e seu casamento de pé. Linda (Thandie Newton) esposa e mãe do filho Chirstopher (Jaden Smith), acaba não suportando toda a pressão e decide sair de casa e Chris mesmo sem nenhuma condição decide lutar pela a guarda do filho e assim sustenta-lo.

Pai solteiro e sem conseguir vender seus equipamentos, Chris passa por situações humilhantes ao lado do seu filho, por falta de pagamento do aluguel, os dois são despejados do apartamento. Logo a única alternativa encontrada é dormir em abrigos para sem-teto, isso quando há vagas, do contrário a estação do metrô é a solução. Em um determinado momento, Chris se inscreve para concorrer a uma vaga como corretor da Bolsa de Valores, apesar de continuar morando em abrigo, é obrigado a manter uma imagem dentro da empresa. Mesmo com todas as adversidades, Chris encontra tempo e ânimo para estudar e ser pai presente e afetuoso.

Apesar de todo esforço de Chris Garner para manter-se vivo e com esperanças, o filme mostra os limites que um ser humano pode enfrentar, a sucessão de fracassos do personagem é impressionante, causando uma angústia em quem assiste.

“À Procura da Felicidade” pode parecer um filme clichê, porém passa uma mensagem muito valiosa, a de que se você decidir ir atrás do seu sonho, com todo empenho e força, ele irá se realizar, por mais dificuldades que você passe. Chris prova isso, sem dinheiro, fracassado, sem apoio da esposa, pai solteiro e mesmo com tudo isso ainda encontra forças para correr atrás dos seus sonhos e dar uma vida digna a seu filho.

Talvez o único erro do filme seja o fato de castigar demais o protagonista, ainda mais em situações que são improváveis na vida real. Por outro lado, um bom filme precisa desses ingredientes, ainda mais quando se trata de um drama.

Ficha Técnica:

Título Original: The Pursuit of Happyness
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 01 hs 57 min
Ano de Lançamento: 2006
Estúdio/Distrib.: Columbia Pictures
Direção: Gabriele Muccino

Elenco:

Chris Gardner (Will Smith)
Christopher (Jaden Smith)
Linda (Thandie Newton)
Jay Twistle (Brian Howe)
Martin Frohm (James Karen)
Alan Frakesh (Dan Castellaneta)
Walter Ribbon (Kurt Fuller)
Sra. Chu (Takayo Fischer)
Tim Ribbons (Domenic Bove)
Tim Brophy (Scott Klace)
Wayne (Mark Christopher Lawrence)
Chris Gardner

"À Procura da Felicidade" (Trailer)


Site Oficial (Em Inglês): The Pursuit of Happyness

2 comentários :

  1. Para esse filmes não precisa dizer muito.... somente que...
    ELE É MUITO BOM !!!!

    bjinhus foufo

    ResponderExcluir
  2. É legal, mas precisa avisar mesmo que é história real, senão seria inverossímel.

    ResponderExcluir