sábado, 14 de agosto de 2010

Black Sabbath

1980 - Heaven and Hell
Gênero: Heavy Metal


Não é preciso ser fã do Black Sabbath para saber que o álbum “Heaven And Hell” (1980) é um clássico do rock mundial. O álbum marcou uma nova fase na banda, que na época acabou dispensando o então vocalista Ozzy Osbourne - que estava desde a primeira formação – e chamou para o seu lugar o lendário Ronnie James Dio, ex-vocalista das bandas Elf e Rainbown.

“Heaven And Hell” foi o primeiro álbum gravado com Dio nos vocais e que ficou marcado pela mudança da sonoridade, trocando aquele som sombrio e ora psicodélico, pelo heavy metal clássico, com músicas mais rápidas, solos bem executados e um vocal com um timbre mais agudo e técnicas bem apuradas. A composição das letras também sofreu uma mudança, principalmente na temática, e há quem diga que Dio era um mestre em escrever boas letras e isso de alguma forma causou um incomodo em alguns fãs, que preferiam as letras com conteúdo ocultista, que eram escritas por Ozzy e Geezel.

Bom vamos ao que interessa. O álbum abre com “Neon Nights”, uma música que já demostra a nova proposta da banda e mostra para o público a qualidade vocal de Ronnie Dio. Tony Iommi muito inspirado, diga-se de passagem, executando solos e riffs excelentes. “Children Of The Sea” abre com uma introdução feita por Tony e acompanhado por Dio, a música pode ser considerada como uma balada, o que acabou sendo comum no heavy metal. “Lady Evil” tem uma pegada mais hard rock (se é que posso dizer assim), destaque para Geezer Butler no baixo, que executa uma linha muito interessante, e claro, os solos de Tony na guitarra. “Heaven And Hell” é outro clássico do heavy metal, porém ao contrário das demais, essa música tem um andamento mais lento, com uma pegada mais pesada, são 7 minutos de excelência. “Wishing Well” é outra música voltada para o hard rock, porém dessa vez com uma pegada setentista. “Die Young” começa com Tony executando um solo psicodélico, e do nada a banda cria um ambiente totalmente diferente, com uma pegada bem mais rápida, um heavy metal clássico dos anos 80. “Walk Away” é uma música que a meu ver, também traz uma pegada hard rock. “Loney Is The Word” encerra essa obra prima do heavy metal, a música é surpreendente, com um andamento mais lento, solos bem executados, sem exageros, na medida e na hora certa, assim como o baixo, que salta aos nossos ouvidos, o teclado tocado por Geoff também merece destaque, ele cria uma “cama” onde abre espaço para Tony executar seus solos com maestria, sem falar da letra que é sensacional.

Enfim, “Heaven And Hell” trouxe de volta o que o Black Sabbathh havia perdido nos anos anteriores e recolocou a banda no seu lugar de destaque. Também conquistou discos de ouro nos EUA, Reino Unido e Canadá, sem se esquecer de que é um dos álbuns favoritos dos fãs e claro um patrimônio do heavy metal. Boa Audição!

Track List

01. Neon Knights
02. Children Of The Sea
03. Lady Evil
04. Heaven And Hell
05. Wishing Well
06. Die Young
07. Walk Away
08. Lonely Is the Word

Ronnie James Dio - vocal
Tony Iommi - guitarra
Geezer Butler - baixo
Bill Ward - bateria
Geoff Nicholls - teclados

Black Sabbath "Neon Knights"


Site Oficial: Black Sabbath

Nenhum comentário :

Postar um comentário