terça-feira, 27 de abril de 2010

Megadeth

1990/2004 - Rust In Peace
Gênero: Heavy / Thrash Metal


Dave Mustaine está entre os grandes nomes do rock mundial, tocou no Metallica e depois de alguns problemas acabou sendo expulso e formou a sua própria banda. Com o passar dos anos e com os álbuns o Megadeth alcançou reconhecimento e virou uma das referências quando o assunto é thrash metal.

“Rust in Peace” (1990) é considerado um dos álbuns mais clássicos do thrash metal e do Megadeth. Nessa época a banda estava com uma formação reformulada com Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefon (baixo) e Nick Menza (bateria). O som é marcado pelos riffs pesados, rápidos e solos estonteantes, sem falar no baixo e na batera que aparecem em evidência e tem uma grande importancia. O vocal fica a cargo do Dave Mustaine, que não precisa dizer nada a respeito.

O álbum começa com a clássica “Holy Wars...The Punishment Due” e já traz uma demonstração dos poderosos riffs. O interessante dessa música são as variações no vocal e no instrumental, tudo perfeito. Destaque para um trecho em que Marty Friedman apresenta uma melodia com um toque de música egípcia e os solos sempre bem trabalhados. Como se não bastasse o instrumental impecável, a banda ainda da uma aula nas letras, tratando de assuntos complexos. No caso da primeira música o tema principal são as guerras santas e mostra que elas são internas, independente do país. Em seguida “Hangar 18” também ficou marcada como um clássico da banda e traz um som mais melódico e técnico, porém com muito peso. O tema principal é sobre a misteriosa Area 51 nos EUA. “Take no Prisioners” é um thrashão da melhor qualidade, batera metralhadora, baixo solando, guitarras rápidas e com muito peso e o vocais do Dave e Ellefon se contrapondo. A letra tem como tema as guerras e fala sobre os soldados que lutam contra o próprio país. “Five Magics” é outra excelente música e marca desde o começo com uma introdução instrumental muito bem trabalhada, destaque para o baixo do Ellefon que aparece com muita evidência e a variação vocal também é muito interessante. A letra fala sobre um homem que aprende a usar mágicas e “Five Magics” é um termo antigo e que diferenciava os bons e maus magos. “Poison Was The Cure” é uma das músicas mais rápidas do álbum, sempre com muita pegada e peso. “Lucretia” não tem a mesma pegada das outras, mas em compensação tem um dos melhores solos do álbum. “Tornado Of Souls” é um clássico que acompanha a banda há anos e novamente é marcada por riffs e variações impecáveis, sem esquecer de outro solo bem elaborado do Friedman. Claro que Mustaine também tem sua participação, afinal é um excelente guitarrista. “Dawn Patrol” é a faixa mais curta do álbum, mais nem por isso deixa a desejar. O vocal do Dave Mustaine está mais arrastado e grave, só que o que chama atenção é o baixo Ellefon, impecável. A letra fala sobre as armas nucleares. Por fim “Rust In Peace...Polaris” fecha o álbum em grande estilo, um som matador e a letra também fala sobre armas nucleares, porém é um protesto contra os homens que detém o poder delas e um alerta sobre o fim do mundo em decorrência do mau uso delas. A história dessa letra é surpreendente, ocorreu enquanto Dave estava dirigindo e viu a seguinte frase escrita em um pára-choque: “Tomara que todas as ogivas nucleares enferrugem em paz". E com toda sua genialidade na elaboração de letras, usou a frase como tema principal.

Em 2004 o álbum “Rust in Peace” foi remasterizado e re-lançando com 4 faixas bônus. “My Criation” é uma faixa inédita e as “Rust in Peace...Polaris”, “Holy Wars...The Punishment Due” e “Take no Prisonres” em versões demo com o guitarrista Chris Poland, que fez parte das primeiras formações do Megadeth.

“Rust in Peace” tem todos os atributos de um álbum clássico e que foi um divisor de águas na carreira da banda. Boa Audição !

Track List

01. Holy Wars... The Punishment Due
02. Hangar 18
03. Take No Prisoners
04. Five Magics
05. Poison Was the Cure
06. Lucretia
07. Tornado of Souls
08. Dawn Patrol
09. Rust in Peace... Polaris
10. My Creation (Bônus)
11. Rust in Peace... Polaris (demo)(Bônus)
12. Holy Wars... The Punishment Due (demo)(Bônus)
14. Take No Prisoners (demo)(Bônus)

Megadeth - Intro / Holy Wars...The Punishment Due (Live 1992)


Megadeth - "Hangar 18" (Live 1992)


Megadeth - Tornado Of Souls (Live 1992)


Site Oficial: Megadeth

5 comentários :

  1. Eles tocaram recentemente aqui em Brasília. Não sou mto fã da banda (apesar de ser do Metállica) e acabei não indo, mas amigos que foram falaram muito bem do show.
    O fato é que, gostando ou não, eles realmente são uma referência no metal, não há como negar.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. O Megadeth estava em turnê pelo Brasil. Em São Paulo eles tocaram esse álbum ao vivo.

    Eu curto o som da banda, mais não me considero um fã a ponto de querer ir ao show. rs..

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O novo álbum deles tá muito bom também, mas Hetfield canta melhor hehe.

    ResponderExcluir
  4. Uma das minhas bandas favoritas:)

    A voz do mustaine é pequena mas ele sabe adequá-la às músicas .

    E algumas letras são efectivamente boas.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que Mustaigne "foi saído" do Metallica, assim surgiu o Megadeth!

    ResponderExcluir