segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Os Espiões" (Luis Fernando Verissimo)

Ficha Técnica:

Título: "Os Espiões
Escritor: Luis Fernando Verissimo
Gênero: Romance
Lançamento: 2009
Páginas: 142
Acabamento: Brochura
Editora: Objetiva / Alfaguara



“Os Espiões” é o mais novo romance do Luis Fernando Verissimo e traz uma trama eletrizante do inicio ao fim. A leitura é descomplicada e agradável. Apesar de não ser um livro longo, o escritor consegue prender nossa atenção logo nas primeiras páginas e nos apresenta no decorrer da história uma dose de espionagem, desilusões amorosas, disfarces engraçados, conversas descontraídas em uma mesa de bar e uma jovem mulher misteriosa.

O personagem principal é um editor frustrado na vida profissional, desiludido com as mulheres e que busca afogar suas mágoas na bebida. Trabalha em uma pequena editora de Porto Alegre, sua função é examinar os originais de vários livros que chegam todo dia pelo correio, uma verdadeira enxurrada de novos escritores com a esperança de ter sua obra publicada. Não é uma tarefa muito agradável, ainda mais as segundas quando o editor está no auge da sua ressaca pós-fim de semana e por isso os originais tem o lixo como destino, porém quando resolve escrever uma carta de rejeição é ainda mais implacável e áspero nas suas respostas. A Editora só passou a ser procurada dessa forma depois de publicar o livro “Astrologia e Amor – Um Guia Sideral Para Namorados”, um guia duvidoso, mas que tem lá seus leitores e com isso um certo sucesso, porém o autor Fulvio Edmar nunca recebeu um centavo de direitos autorais do Marcito (dono da Editora).

É nesse ambiente que tudo começa a mudar na manhã de uma terça feira quando a editora recebe um envelope em branco, com uma letra trêmula e uma florzinha no lugar do pingo do i. O editor fica fascinado pelo texto, que é assinado por uma certa Ariadne e que ameaça contar sua história com um amante secreto e depois disso se suicidar. O livro chega por partes, porém sem maiores informações da autora. Nessa altura o editor começa a ser atormentado por sonhos românticos e que depois resulta em uma atitude: descobrir quem é Ariadne e, se possível, salvá-la da morte anunciada.

O editor que é um frequentador assíduo do bar do Espanhol, começa a contar a história de Ariadne aos colegas que aos poucos se envolvem com o caso, porém sempre com a mesma dúvida: Seria o texto verdadeiro ou apenas uma obra fictícia?. A essa altura o editor consegue convencer os colegas de que precisa ir até a jovem para descobrir tudo e salvá-la. Então o grupo passa a estudar algumas maneiras para chegar até a cidade sem levantar suspeitas e para isso criam disfarces engraçados e por fim batizam a operação de “Teseu”.

Na mitologia grega Ariadne é filha de Minos, rei de Creta, e ajuda Teseu a sair do labirinto depois que ele mata o Minotauro. Já em “Os Espiões” Luis Fernando Verissimo cria o mesmo universo, só que ao contrário. No livro é Ariadne quem vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar. Em uma história onde a comédia e o drama caminham lado a lado, os espiões convidam o leitor para que juntos possam ingressar na “Operação Teseu” com apenas uma única missão: Salvar a jovem Ariadne.

Leia um trecho do livro em PDF: Clique Aqui

6 comentários :

  1. Pela resenha.. o livro parece ser muito bom... quando eu terminar o Ponto de Impacto, posso pensar em ler ele rs...
    bjinhus
    Gih

    ResponderExcluir
  2. Po, me interessei pelo livro após ler a resenha, parece ser bem bacana.
    Vou botá-lo na fila.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto tanto assim de Verissimo... mas agora o livro me parece exelente. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço pouca coisa da obra do Verissimo e há muito tempo li um romance dele chamado "O Jardim do Diabo", que é muito bom. E esse "Os Espiões" foi lançado ano passado e comprei. Não me arrependi. Talvez o unico "problema" é que só tem 142 páginas e merecia ter muito mais já que a história é muito legal.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. A resenha tá ótima, todo mundo ficou com vontade de ler, inclusive eu!

    ResponderExcluir