terça-feira, 13 de abril de 2010

John Pizzarelli

2010 - Rockin in Rhythm: A Tribute to Duke Ellington
Gênero: Jazz



Considero o John Pizzarelli como um divisor de águas na minha vida musical. Se hoje tenho um fascínio e junto com isso um pouco de conhecimento sobre o jazz, devo isso a esse excelente guitarrista. Não consigo ser imparcial para falar dele, porém longe de ser apenas gratidão e sim por que os trabalhos dele são impecáveis. John Pizzarelli é um dos grandes nomes do jazz atual e vem conquistando isso com muito suor, a cada álbum traz uma surpresa e continuando mostrando sua versatilidade com clássicos, já fez isso ao regravar as músicas dos Beatles, Tom Jobim, Frank Sinatra e claro Nat King Cole. E também ao participar de gravações com outros músicos.

Depois de lançar seu último álbum em 2008, agora Pizzarelli ressurge com seu mais novo lançamento: “Rockin in Rhythm: A Tribute to Duke Ellington”. O homenageado da vez é o pianista Duke Ellington, um dos músicos mais influentes do jazz. Parte desse conhecimento e interesse por clássicos do jazz, o guitarrista aprendeu com seu pai Bucky Pizzarelli, foi ele quem colocou o filho nesse caminho. Para você ter noção, Duke Ellingon faleceu em 1974 e na época John tinha apenas 14 anos de idade. A verdade é que John Pizzarelli lida muito bem com os clássicos, foi assim nos outros trabalhos, ele tratou com cuidado as músicas do Nat King Cole, lidou com habilidade ao regravar os Beatles (em jazz) e foi impecável ao cantar músicas do Tom Jobim.

Em “Rockin in Rhythm: A Tribute to Duke Ellington” o guitarrista escolheu para o repertório 12 canções. Verdadeiras preciosidades e que foram lapidadas com todo cuidado e competência. John Pizzarelli contou com músicos de qualidade, começando pelo seu quarteto: Martin Pizzarelli (baixo), Tony Tedesco (bateria) e Larry Fuller (piano). E também com a orquestra que participou em algumas músicas: Tony Kadleck (trompete), Andy Fusco (saxofone alto e clarinete), Kenny Berger (clarinete baixo e baritono), Harry Allen (saxofone tenor), John Mosca (trombone), Kurt Elling (vocal. Faixa 7), sua esposa Jessica Molaskey (vocal. Faixa 7), seu pai Bucky Pizzarelli (guitarra elétrica e acústica. Faixas: 3,8,11) e Aaron Weinstein (violino. Faixas 2,4,5).

Bom com esse time não precisa dizer que o álbum ficou surpreendente. Os arranjos são todos do Don Sebesky, que exagerou brilhantemente. Para não ter que citar todas as músicas, vou comentar algumas: “In A Mellow Tone” abre o álbum no melhor estilo John Pizzarelli, com muita energia, uma orquestra impecável, Larry Fuller mandando muito bem no piano e claro a característica principal do Pizzarelli: Solos e Scats. Em seguida um dos melhores momentos do álbum, e posso dizer que foi uma jogada de mestre. Pizzarelli apresenta a junção de duas canções que Duke Ellington tocava separadamente. Enquanto o guitarrista canta “I Don't Get Around Much Anymore” a banda por sua vez toca “East St.Louis Toodle-Oo”. Para quem não conhece, esse detalhe acaba passando batido. Destaque para o trompetista Tony Kadleck que participa com solos durante a canção. Em “Satin Doll” o destaque vai para o pianista Larry Fuller, o guitarrista Bucky Pizzarelli que sola muito bem e o baterista Tony Tedesco. Em “Just Saqueeze Me” o destaque é todo para John Pizzarelli, que faz uma apresentação solo. “Perdido” é muito divertido, impossível não gostar dessa música e que tem a participação da sua esposa Jessica Molaskey e do Kurt Elling nos vocais. Em “All Too Soon” John Pizzarelli tem o acompanhamento do seu pai Bucky. “C Jam Blues” é outra que merece destaque, instrumental de primeirissma qualidade e que conta com a participação do violinista Aaron Weinstein e do saxofonista Harry Allen. E por fim a música “I'm Beginning To See The Light” perfeita e que alia o instrumental orquestrado, voz e solos de piano e guitarra. É uma das melhores do álbum sem dúvida. As outras que eu não citei também merecem uma atenção especial.

Quando eu disse que não consigo ser imparcial ao falar do Pizzarelli, é justamente por causa dos seus álbuns. Todos seguem uma linha determinada, o estilo não muda, porém mesmo assim a cada lançamento tem uma surpresa e um toque de genialidade. Ao ver o guitarrista regravando Duke Ellingont, Nat King Cole e tantos outros, isso demonstra uma preocupação em mostrar esses clássicos de uma maneira mais atrativa ao público jovem. John Pizzarelli tem se mostrado ainda mais versátil a cada lançamento e tudo indica que isso não vai parar. Que venha o próximo álbum e claro shows pelo Brasil. Boa Audição !

Track List

01. In A Mellow Tone
02. East St. Louis Toodle-oo/Don't Get Around Much Anymore
03. Satin Doll
04. C Jam Blues
05. In My Solitude
06. Just Squeeze Me
07. Perdido
08. All Too Soon
09. I'm Beginning To See The Light
10. Love Scene
11. I Got It Bad And That Ain't Good
12. Cottontail/Rockin' In Rhythm

Site Oficial: John Pizzarelli

3 comentários :

  1. Pizzarelli é realmente fantástico! Muito bom esse álbum!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. E valeu pelo comentário Edison.

    Pena que a maioria só ta afim de baixar o CD (que não tem em outro blog), mais comentar que é bom sobre o que acharam, nada.

    Desanima !

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom... Esse aí eu não tinha =)


    Baixandooooooooo!!


    Valeu Daniel!

    ResponderExcluir