quarta-feira, 10 de março de 2010

Mike Stern

2006 - Who Let The Cats Out?
Gênero: Jazz Fusion



Não sei quem aqui já passou por isso. Eu na verdade estava procurando o primeiro álbum em que o Marcus Miller tocou com o trompetista Miles Davis – na sua fase fusion - e enquanto ouvia as músicas e ficava maravilhado com o som, comecei a perceber cada instrumento e na ocasião o guitarrista me chamou muito atenção. O jeito de tocar, o improviso e a forma intensa com que ele acompanhava a banda. Depois de ouvir fui pesquisar e acabei me surpreendendo ainda mais. De certa forma foi um jeito inusitado de conhecer o som do guitarrista e compositor Mike Stern.

“Who Let the Cats Out?” (2006) é o penultimo trabalho do guitarrista. A qualidade das músicas e o instrumental impressionam, não existe nenhuma que pode ser considerada “fraca”, todas são de altíssimo nível. Mike Stern trouxe para o seu trabalho um time de feras, começando pelo baterista Dave Weckl, os baixistas Richard Bona (vocal), Victor Wooten, Anthony Jackson, Meshell Ndegocello e no baixo acústico Chris Minh Doky, os saxofonistas Bob Franceschini e Bob Malach, no piano e sintetizador Jim Beard, na harmônica Gregoire Maret, no trompete Roy Haegrove e a baterista Kim Thompson, a única mulher na banda.

Considero Mike como um técnico de futebol, ele soube administrar um time de galácticos, e essa comparação é bem lógica. Cada música do álbum conta com uma formação diferente, o que foi sem dúvida uma idéia de mestre, onde Mike visou aproveitar ao máximo toda qualidade que tinha a sua disposição. Bom o resultado não precisa dizer que é excelente. “Tumble Home” é uma música contagiante, com uma pegada voltada para o funky, um sax imponente, a base e o solo de guitarra perfeitos de Mike e a grooveira do baixo acústico de Chris Minh. Em “KT” quem dita o ritmo é a baterista Kim Thompson, com muita pegada, ela demonstra sua qualidade, porém quem rouba a cena é o trompetista Roy Hargrove. “Good Question” apresenta o baterista Dave Weckl e o baixista Richard Bona, que simplesmente detona no baixo e no scat. Em “Language” Richard Bona continua demonstrando sua genialidade, com outra apresentação fantástica. “Leni Goes Shopping” é uma canção que foi escrita pela esposa do Mike. “Roll With” é outra música que tem uma pegada mais funkeada, destaque para o saxofonista Bob Malach. “Texas” é o que posso chamar de grudenta, impossível ouvir apenas uma vez, o destaque vai para Gregoire Marte que faz uma apresentação fantástica na harmônica (gaita). “Who Let The Cats Out?” é a única música em o trompetista Roy Hargrove aparece, nessa faixa todos participam, cada um faz uma apresentação solo, o resultado é uma música improvisada do começo ao fim. Sem dúvida uma das melhores do álbum. “Blue Runway” encerra o álbum com chave de ouro, uma música carregada de energia, conduzida pelos solos estonteantes de Mike Stern, aliado a precisão de Dave Wickl e Antohny Jackson e o sax refinado de Bob Franceschini. Porém o álbum reserva momentos ainda mais surpreendentes, como as duas baladas, a primeira é “We'Re With You”, aonde Mike da um toque acústico com seu violão, uma das músicas mais sentimentais do álbum. Em seguida “All You Need” outra belíssima canção, porém dessa vez Richard Bona novamente traz a tona seus scats, enquanto Mike evoca um solo envolvente da sua guitarra.

Como eu disse lá no começo, não existe nenhuma música que pode ser considerada fraca, essa jogada que Mike fez em cada música fez a diferença, ele soube trabalhar com cada músico, encaixando perfeitamente, por isso que todas as músicas soam tão especiais e com um instrumental tão refinado e preciso. “Who Let the Cats Out?” é um álbum que merece toda atenção, um trabalho primoroso e com certeza irá satisfazer os mais exigentes. Boa Audição !

Track List

01. Tumble Home
02. Kt
03. Good Question
04. Language
05. We'Re With You
06. Leni Goes Shopping
07. Roll With It
08. Texas
09. Who Let The Cats Out ?
10. All You Need
11. Blue Runway

Mike Stern - guitarra/violão
Dave Weckl - Bateria
Kim Thompson - Bateria
Richard Bona - Baixo/Vocal
Bob Malach - Saxofone
Bob Franceschini - Saxofone
Roy Haegrove - Trompete
Victor Wooten - Baixo
Anthony Jackson - Baixo
Meshell Ndegocello - Baixo
Chris Minh Doky - Baixo Acústico
Gregoire Maret - Harmônica
Jim Beard - Piano/Sintetizador

Site Oficial: Mike Stern

Um comentário :

  1. ha alguns anos um amigo trouxe-me um dvd de um artista desconhecido, foi entao que conheci mike stern. um show com apenas 4 musicas em algun pub por ai, mas simplesmente fantastico, eh o guitarrista mais singular que já ouvi.

    ótimo post. obrigado daniel.

    ResponderExcluir