domingo, 7 de março de 2010

Dica de Filme: "The Godfather" (1972)


Hoje o mundo inteiro está voltado para a maior festa do cinema, o Oscar. E nada melhor do que falar sobre um filme, que eu considero o melhor da história e que em 1973 teve seis indicações ao Oscar e levou três (Melhor Filme, Melhor Ator “Marlon Brando” e Melhor Roteiro Adaptado).

O filme é baseado no best-seller de Mario Puzo, ele que foi contratado pela Paramount para escrever o roteiro e que depois de pronto não foi usado, a produtora alegava que tal história não teria êxito naquele momento. Então Puzo lançou o roteiro em forma de livro e tempos depois o romance “The Godfather” se transformou em um best-saller, o que imediatamente chamou a atenção e o interesse da Paramount para produzir o filme. A ideia era ser fiel e mais popular que o livro de Puzo, o encaregado para tal tarefa seria o diretor Francis Coppola. A verba destinada a produção seria de apenas 2,5 milhões e para diminuir os gastos a ideia da produtora era de que o filme passaria na década de 70, o que seria diferente do livro. Coppola não concordou e batalhou para que o filme fosse ambientado nas décadas originais do texto de Puzo, portanto 40 e 50.

O elenco de todos os filmes da triologia são fantásticos, porém nesse primeiro o destaque é todo de Marlon Brando, que interpreta Don Vito Corleone, simplesmente o mafioso mais conhecido do cinema, uma interpretação digna de aplauso e que marcou sua carreira. A ideia de tê-lo como ator principal foi do diretor, mas não foi uma tarefa fácil, pois Brando carregava uma imagem de ator irresponsável e polêmico. Coppola era um visionário, deu o papel a Brando e escolheu o então desconhecido Al Pacino para o segundo papel mais importante do filme, o do Michael Corleone.

Como disse, o filme é uma triologia, o que eu estou postando hoje é a primeira parte, lançada em 1972. A segunda parte, lançada em 1974, é de certa forma dividida em duas histórias. Uma relata a continuação da Familia Corleone e os novos negócios. Em meio a isso, o filme conta a história de Vito Andolini (Don Corleone), porém vai na Sicilia para contar sobre sua infância, a vinda dos imigrantes para Nova York e como o Império Corleone começou a ser arquitetado. A terceira parte, lançada em 1990 e faz um flashback dos momentos vividos pela Familia Corleone e evidência claramente o rumo que a Familia tomou, uma das mudanças foi “Fundação Vito Corleone”, criada pelo seu filho Michael Corleone.

“The Godfather” é um filme que todos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida, não só por sua importância, mais por ser um filme maravilhoso, com atores de auto nível e um roteiro que fez dele um clássico incomparável e inigualável.

Sinopse:

Como disse, a história desse primeiro filme, é baseada no romance de Mario Puzo. Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma “familia” de Nova York. O momento é de pura felicidade, pois sua filha Connie se casou com Carlo. Mas durante a festa, Bonasera está no escritório de Don Corleone pedindo que a justiça fosse feita contra membros de uma quadrilha, que espacaram sua filha por ela ter se recusado a fazer sexo e assim preservando sua honra. Don Corleone questiona a forma como Bonasera faz o pedido, porém promete que os homens que maltrataram sua filha, serão severamente castigados. Antes de sair, Don Corleone deixa claro que algum dia poderá chamar Bonasera para que o “favor” seja devolvido.

Do lado de fora, no meio da festa, está o terceiro filho de Vito, Michael (Al Pacino), um capitão da marinha muito decorado que há pouco voltou da 2ª Guerra Mundial. Universitário educado, sensível e perceptivo, ele quase não é notado pela maioria dos presentes, com exceção de uma namorada da faculdade, Kay Adams, que não tem descendência italiana mas que ele ama. Em contrapartida há alguém que é bem notado, Johnny Fontane, um cantor de baladas românticas que provoca gritos entre as jovens que beiram a histeria. Don Corleone já o tinha ajudado, quando Johnny ainda estava em começo de carreira e estava preso por um contrato com o líder de uma grande banda, mas a carreira de Johnny deslanchou e ele queria fazer uma carreira solo. Por ser seu padrinho Don Corleone foi procurar o líder da banda e ofereceu 10 mil dólares para deixar Johnny sair, mas teve o pedido recusado. Assim, no dia seguinte Don Corleone voltou acompanhado por Luca Brasi, um capanga, e após uma hora ele assinou a liberação por apenas mil dólares, mas havia um detalhe: nas "negociações" Luca colocou uma arma na cabeça do líder da banda. Agora, no meio da alegria da festa, Johnny quer falar algo sério com Don Corleone, pois precisa conseguir o principal papel em um filme para levantar sua carreira, mas o chefe do estúdio, Jack Woltz, nem pensa em contratá-lo. Nervoso, Johnny começa a chorar e Don Corleone, irritado, o esbofeteia, mas promete que ele conseguirá o almejado papel. Enquanto a festa continua acontecendo, Don Corleone comunica a Tom Hagen (Robert Duvall), seu filho adotivo que atua como cosiglerie, que Carlo terá um emprego mas nada muito importante, e que os "negócios" não devem ser discutidos na sua frente. Os verdadeiros problemas começam para Don Corleone quando Virgil Sollozzo, um gângster que tem apoio de uma família rival, encabeçada por Phillip Tattaglia e seu filho Bruno. Sollozzo, em uma reunião com Don Corleone, Sonny e outros, conta para a família que ele pretende estabelecer um grande esquema de vendas de narcóticos em Nova York, mas exige permissão e proteção política de Don Corleone para agir. Don Corleone odeia esta idéia, pois está satisfeito em operar com jogo, mulheres e proteção. O que parece um caso simples de se resolver, passa a ser apenas uma ponta do iceberg e que irá encadear uma luta sangrenta e sem precedentes para as “Famílias”.

Ficha Técnica:

Titulo Original: The GodFather
Titulo no Brasil: O Poderoso Chefão
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 157 min
Ano de Lançamento: 1972
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Direção: Francis Coppola
Música: Nino Rota

Elenco:

Marlon Brando (Don Vito Corleone)
Al Pacino (Michael Corleone)
Robert Duvall (Tom Hagen)
Diane Keaton (Kay Adams)
Richard S. Castellano (Peter Clemenza)
James Caan (Santino "Sonny" Corleone)
Sterling Hayden (Capitãoo McCluskey)
Talia Shire (Connie Corleone Rizzi)
John Marley (Jack Woltz)
Richard Conte (Emilio Barzini)
Al Lettieri (Sollozzo)
Abe Vigoda (Sal Tessio)
Gianni Russo (Carlo Rizzi)
John Cazale (Frederico "Fredo" Corleone)
Morgana King (Mama Corleone)
Lenny Montana (Luca Brasi)
Alex Rocco (Moe Greene)
Tony Giorgio (Bruno Tattaglia)
Victor Rendina (Phillip Tattaglia)
Salvatore Corsitto (Bonasera)
Al Martino (Johnny Fontane)

"The Godfather" (Cena Inicial)

5 comentários :

  1. Uma correção, Daniel, esse filme as pessoas deveriam assistir pelo menos 10 vezes na vida!
    A cena em que Michael se "converte" de menino bonzinho a futuro capo da Mafia está entre as mais antológicas do cinema. A mudança de expressões no rosto de Al Pacino durante os poucos segundos em que ele toma a decisão que vai mudar sua vida é fantástica. Não dá para descrever, só assistindo (10 vezes, é bom lembrar).
    Uma curiosidade: a história do músico Johnny que você conta acima, na época criou muita polêmica, pois diziam que era uma clara referência ao cantor Frank Sinatra, que era muito amigo dos mafiosos.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão Edison hahaha. E tem que ser 10 vezes no mínimo. Só que a partir do momento que você tem o primeiro contato com esse Clássico, torna-se impossivel assisti-lo uma única vez. Por isso concordo com você, são 10 vezes no minimo...rs.

    Em relação a cena que você citou, realmente é fantástica, uma interpretação maravilhosa do Al Pacino. Mas a grande mudança do Michal Corleone, começa quando ele vai para aquele jantar com o Sollozzo e o capitão McCluskey. Naquela hora ele já demonstra quem ele seria no futuro, na minha opinião.

    Sobre isso do Frank Sinatra eu não sabia. Muito interessante mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Demais, demais demais... esse filme é incrível, amante do cinema, como sou. Apaixonada por The Godfather, claro! E o Copolla é demais!

    Excelente dica!
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário.

    Em breve eu posto os outros.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores filmes de mafia que o cinema ja teve,gosto muito da trilha sonora !!!

    ResponderExcluir