terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pink Floyd

David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright

Toda grande banda passa por momentos conturbados durante sua carreira, talvez senão fosse isso o mundo do rock não teria a mesma graça. E com o Pink Floyd não foi diferente, a banda havia se separado em meados dos anos 80, em meio a discussões, acusações e brigas jurídicas. Tudo isso há mais de 25 anos, Roger Waters apostou em sua carreira solo, enquanto David Gilmour tomou as rédeas e continuou a frente do Pink Floyd.

Em meio a tantos conflitos e acusações, ver a formação clássica do Pink Floyd reunida novamente era algo totalmente irreal para os fãs. Waters ainda declarava que a única chance da banda se reunir um dia seria se caso precisassem desesperadamente de dinheiro.

Mais como o mundo da suas voltas e o rock tem esse poder de criar situações completamente inimagináveis, um evento em favor de uma causa mundial tratou de reunir a formação clássica, mesmo que por pouco tempo.

“Live 8” foi um evento que ocorreu em alguns países integrantes do G8 e África do Sul. E teve como idéia principal pressionar os líderes mundiais para que perdoassem as dívidas externas das nações mais pobres do mundo. E no mundo inteiro foram mais de 1000 músicos que se apresentaram, dos mais variados estilos.

Porém o mais aguardado era o Pink Floyd, isso por que já haviam anunciado que a banda colocaria as brigas de lado e iriam contribuir por essa causa, só que até então tudo soava irreal demais. Foi então que no dia 2 de Julho, no Hyde Park, em Londers, após um dia inteiro de apresentações, o pulsar da música “Speak To Me / Breathe” anunciava o show. Aos poucos a formação clássica era apresentada ao público certamente incrédulo. David Gilmour (voz/guitarra), Roger Waters (voz/baixo), Richard Wright (teclado) e Nick Mason (bateria), juntos novamente.

A apresentação foi rápida, porém marcante, foram apenas quarto músicas, ou melhor, clássicos. O set list foi “Speak To Me/Breathe”, “Money” , “Wish You Were Here” e “Comfortably Numb”. Destaque para a última música, cantada inicialmente por Waters e em seguida por Gilmour, um duo que se seguiu durante a música, no fim um solo primoroso acompanhado por palhetadas precisas e mais do que conhecidas do baixo de Waters. E no final da música um momento que certamente marcou o show; Gilmour já agradecia e se preparava para sair quando Waters o chamou e juntamente com Richard e Mason se despediram com um abraço coletivo e que ficou registrado na história da banda.

Mais do que um set list curto, presenciar e relembrar a formação clássica da banda foi o grande presente para os fãs, mesmo que por alguns instantes e sabendo que não passaria daquele show.

2005 - Live 8
Gênero: Rock Progressivo



Track List

01. Speak To Me/Breathe
02. Money
03. Wish You Were Here
04. Comfortably Numb


Pink Floyd - Live 8 (Completo)

Um comentário :

  1. Pink Floyd, David Gilmour e sua turma, são insuperavels, já no se faz nada igual.Tengo muitas "bolachões", CD,VHS e DVD....sou um verdadeiro fan.

    ResponderExcluir