domingo, 31 de janeiro de 2010

Pink Floyd

1995 - P.U.L.S.E (Live)
Gênero: Rock Progressivo



“The Division Bell” (1994) foi o último álbum gravado em estúdio do Pink Fkoyd e para a divulgação foi realizada uma turnê pela Europa e EUA entre os meses de março e outubro do mesmo ano. Eu imagino que todos os shows tenham sido de altíssimo nível, como exige a história da banda. E pensando nas pessoas que não estiveram lá (risos) foi gravado durante a turnê um álbum duplo e o resultado está registrado em “P.U.L.S.E” lançado em 1995.

Como sugere o nome, o show foi pulsante e mostra toda grandiosidade da banda em uma apresentação que figura entre as melhores da história do rock mundial. O local escolhido foi o Earls Court em Londres, a banda levou para o show um verdadeiro aparato de equipamento, desde o palco gigantesco com um telão que durante a apresentação reproduzia imagens de acordo com o momento ou a música e um efeito de luz inimaginável, tudo digno de um mega-espetáculo e que tinha como atração principal uma mega-banda.

O repertório do show posso dizer que foi marcado por duas ocasiões, o primeiro CD contém obviamente algumas músicas do “The Division Bell” e que na minha opinião ganharam um toque diferente, como por exemplo, “What Do You Want From Me”, “Coming Back To Life”, “Keep Talking” e “High Hopes”. Porém a banda trouxe para o palco clássicos como “Shine On You Crazy Diamond” do álbum Wish You Were Here, essa com certeza foi a escolha certa para abrir o show, “Hey You” e “Another Brick in The Wall” música eternizada pelo Pink Floyd. A banda sobrava no palco , o público estava presenciando um dos maiores espetáculos da história do rock. Porém a melhor parte ainda estava guardado, até que o publicou começou a escutar a batida pulsante da música “Speak To Me” e que foi acompanhada em seguida por “Breathe”. O Pink Floyd trouxe para o palco nada mais, nada menos que o “The Dark Side of The Moon” completo, música por música, era literalmente o álbum tocado ao vivo, com todos os efeitos psicodélicos em uma produção jamais vista. O Pink Floyd atingiu a perfeição ao executar músicas como “Brain Damage”, “Eclipse”, “Time” “Money” - que no show ganhou uma versão de 8 minutos – porém não poderia deixar de citar a psicodélica “The Great Gig in the Sky”, que na versão do estúdio já merece todo respeito, mais ao vivo ela superou todas as expectativas, a sensação ao ouvir é que você entra em uma viagem sem fim, você fecha os olhos e deixa ser levado pelo instrumental perfeito e um coral digno de aplauso, realizado por Claudia Fontaine, Durga McBroom e Sam Brown. Porém o show ainda não havia terminado e para brindar o público mais uma vez, Tim Renwick na guitarra e Gilmour no violão começaram a extrair as primeiras notas da introdução mais famosa do Pink Floyd e em seguida soltou a voz na música “Wish You Were Here”, a parte mais emocionante do show, uma música que toca diretamente na alma de quem ouve. Em seguida “Comfortably Numb”, em mais uma apresentação impecável, o público se sentiu literalmente confortavelmente entorpecido. Destaque para o solo, bom eu não vou comentar a respeito, ouça você mesmo e tire suas conclusões (risos). E para encerrar o mega-show a agressiva “Run Like Hell” do álbum The Wall.

James Guthrie e David Gilmour foram responsáveis pela produção e merecem todos os elogios, pois conseguiram transmitir através do CD boa parte da energia contida no show. Isso sim foi um trabalho primoroso. Em 2006 o show foi lançado em DVD, com extras, entrevistas inéditas e som remasterizado. Boa Audição.

Track List

Disco 1:

01. Shine On You Crazy Diamond
02. Astronomy Domine
03. What Do You Want From Me
04. Learning To Fly
05. Keep Talking
06. Coming Back To Life
07. Hey You
08. A Great Day For Freedom
09. Sorrow
10. High Hopes
11. Another Brick In The Wall (Part Two)

Disco 2:

01. Speak To Me
02. Breathe In The Air
03. On The Run
04. Time
05. The Great Gig In The Sky
06. Money
07. Us And Them
08. Any Colour You Like
09. Brain Damage
10. Eclipse
11. WIsh You Were Here
12. Comfortably Numb
13. Run Like Hell

Pink Floyd "Money" (Pulse)


Site Oficial: Pink Floyd

5 comentários :

  1. Valeu pelo comentário e elogios ao blog!!!

    Cara, achei muito bacana você conseguir mudar de opinião em relação ao samba. Já tive preconceito com alguns estilos musicais, e sei como é difícil de se reverter. Espero que tenha gostado!

    ABraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Íncrivel esse album do Pink Floyd, uma verdadeira obra prima. Amo a versão de "The Great Gig on the Sky".

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o DVD. Realmente incrível. Ele deveria ser usado em tratamento contra depressão. Sempre que acabo de assisti-lo me lembro de que ainda existem pessoas por aí que fazem o mundo valer a pena, que agente ainda pode admirar de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Logo que esse disco foi lançado aqui no Brasil eu comprei, tinha um ledzinho vermelho piscando. Alucinante esse disco.

    ResponderExcluir
  5. Faço questão de baixar =)

    Ainda não tenho toda a discografia...

    Mas enfim... Let's download!!!

    Valeu velhão!

    ResponderExcluir