domingo, 28 de fevereiro de 2010

Avishai Cohen

Avishai Cohen figura entre os maiores músicos de jazz da atualidade, com uma sonoridade única, ele consegue transmitir toda uma cultura atráves da sua música. Cohen é sem dúvida um dos grandes expoentes de Israel no meio jazzistico e tem sido reconhecido mundialmente por isso.

Avishai Cohen nasceu em Kibbutz Kabri (Israel), veio de uma familia musical, começou a tocar piano com apenas 9 anos e mais tarde mudou de instrumento e optou pelo baixo. O motivo da mudança? Avishai se inspirou no lendário Jaco Pastorius. Se interessou e começou a estudar baixo acústico com o maestro Michael Klinghofferm, anos mais tarde mudaria para Nova York aonde começaria definitivamente seu contato com o mundo do jazz. Avishai também teve a chance de estudar na escola de música Mannes College The New School for Music. Teve um inicio difícil, já que trabalhou em empregos ligados a construção e acabou tocando seu instrumento em ruas, metros e parques da cidade. Apesar do nome pouco comum, fiz uma confusão com dois músicos. Além desse Avishai Cohen (baixista), tem o Avishai Cohen (trompetista). E na hora de pesquisar acabei me confundindo. Agradeço ao leitor que me mostrou o erro.

“Aurora” (2009) é o seu trabalho mais recente lançado pelo selo Blue Note. Conseguir descreve-lo em palavras é uma tarefa complicada. Tudo por que Cohen apresenta algo inimaginável. A sonoridade é riquissima, parece tudo perfeitamente encaixado, cada detalhe, música por música e sem falar nas várias influências músicais contidas no álbum. Todas as músicas são cantadas por Cohen, em uma mistura entre o hebraico, espanhol e inglês e conta com a participação da cantora Karen Malka. Na primeira audição pode soar complicado e intrigante, mas com o decorrer você passa a ser levado pelo clima das músicas. O contra-baixo de Cohen entoa cada nota de maneira única, porém não esperem um vocalista de alto nível (risos). Cohen ainda toca piano e está acompanhado dos músicos Amos Hoffman (oud) e Itamar Douari (percussão).

Apesar de ouvir várias vezes o álbum é complicado descrevê-lo em palavras. Mas o que posso dizer é que o Cohen fez um trabalho único e diferenciado, conseguir aliar o jazz com influências músicais do Oriente é sem dúvida o seu grande mérito. Com isso Cohen prova por que é um dos músicos mais inovadores no meio jazzistico, seu instrumento músical fala por si e apesar de muitas vezes não entender a letra, a troca de sentimentos que a música proporciona é intensa. No mais é só baixando e ouvir. Não cabe mais palavras. Fica a dica.

2009 - Aurora
Gênero: Jazz



Track List

01. Morenika
02. Interluce in C Sharp Minor
03. El Hatzipor
04. Leolam
05. Winter Song
06. Its Been So Long
07. Alon Basela
08. Still
09. Shir Preda
10. Aurora
11. Alfonsina Y El Mar
12. Noches Noches, La Luz

Avishai Cohen - "Leolam" ( Live at Enghien Jazz Festival, 2009 )


Avishai Cohen - "Aurora" ( Live at Enghien Jazz Festival, 2009 )


Site Oficial: Avishai Cohen

7 comentários :

  1. Fiquei alucinado com este cara, incrível, muito bom mesmo.Principalmente com a parte vocal. Grande dica.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Avishai Cohen é um bom instrumentistas, tenho um bocado de cd´s dele, na Europa é sucesso onde passa.Valeu...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Gostei bastante e se me permite vou indicar tb no meu blog. Parabéns pelo ótimo post! Abs, M.Blesa (magmamusica.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Você está misturando dois caras que tem o mesmo nome: um é trompetista e outro contrabaixista.
    A biografia que você usou é do trompetista e pode ser vista em:
    http://www.avishaicohenmusic.com/html/about.php
    Já o baixista, que é de quem você está realmente falando (e é infinitamente melhor que o trompetista) pode ver a biografia aqui: http://www.avishaicohen.com/index2.php
    abraço

    Léon

    ResponderExcluir
  5. Realmente troquei as bolas. No caso o Avishai Cohen que tocou no "Third World Love" é o trompetista, que não tem nada a ver com esse que é o baixista.

    Já vou arrumar o texto.

    Valeu pelo toque.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Daniel!
    Parabéns pelo texto, pois descreve bem o Avishai. No entanto não concordo quando você diz para não esperar um vocalista de alto nível.
    Acho que ele canta muito. Principalmente pela capacidade de transmitir os sentimentos pela mera entonação da voz, independentemente do fato de estar cantando em ladino, hebraico ou inglês.
    O primeiro album que escutei ele cantando foi o show de Estocolmo. No final ele apresenta uma homenagem a platéia. Uma música que o avô costumava cantar nas noites de shabat - Shalom Aleichem - Uma pérola.
    Escrevo uma coluna de jazz na revista NANU. Dá uma olhada em
    http://www.nanu.com.br/
    Abraço
    Celso Leon Salles

    ResponderExcluir