terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Numismata

2009 - Chorume
Gênero: Samba/Rock/Elementos Eletrônicos


Numismata é uma das gratas surpresas da nova geração da música brasileira, a banda paulista traz além da qualidade musical e letras inteligentes, um som inovador e original; em que ao mesmo tempo resgata a tradição do samba e da MPB, eles também se arriscam em um som diferente, onde o samba flerta com o rock e vão de encontro com toques eletrônicos, efeitos psicodélicos e um toque latino. A banda é formada pelos músicos, Russo (voz e percussão), Adalberto Rabelo Filho (guitarra), Carlos H. (baixo), Piero Damiani (voz, teclados e percussão) e André Vilela (guitarra).

“Chorume” (2009) é o mais novo trabalho da banda, o ponto forte é o samba que flerta com outros estilos, fazendo com que o álbum fique irresistível. A banda consegue expressar a musicalidade da cidade de São Paulo e explora todos os estilos e de forma competente, começando pela faixa de abertura “Tanto Céu e essas Pequenas Coisas”, que é uma música que homenageia à dureza e a beleza de São Paulo e presta um tributo ao samba paulista. “Prejuízo” é a minha música favorita, carregada de energia e um samba vibrante, a letra é grudenta, é uma declaração de amor ao samba e que tem a participação de Luiz Melodia. A faixa “Narif” traz uma pegada mais rock, porém sem exageros, “Passos Largos” contém uma letra excelente e um arranjo sofisticado, que tem como aliados os instrumentos de corda, “O Inferno e Um Pouco Mais” vem carregada de sintetizadores e uma pegada digamos carnavalesca e a participação do multi-instrumentista Kassin e a Orquestra Imperial. “Vira-Latas” traz uma pegada jazzística, como vi em um comentário sobre o álbum, dizem que soa um jazz de cabaré, eu não sei, deixo isso com vocês (risos). “A Vida Como Ela É” é uma música nostálgica e que resgata a mágica das marcinhas de carnaval, a letra é excelente e para finalizar “Fernando”, uma canção com ritmos e embalo latino.

O álbum figura sem dúvida entre os melhores de 2009, soa original, do tipo que dificilmente você verá algo semelhante e se por acaso isso acontecer, certamente não terá a mesma qualidade. Para uma primeira impressão, tudo isso soa estranho, mas certamente após a primeira audição soará surpreendente. Boa parte desse sucesso e do trabalho excelente, deve-se ao time de convidados, entre eles músicos consagrados como Luiz Melodia e músicos que pertencem a nova safra brasileira, como, Tatá Aeroplano, Rita Maria, Maria Alcina, entre outros.

E só para finalizar, queria citar as palavras da própria banda em relação ao novo trabalho. “Chorume é o líquido negro produzido pela degradação do lixo, em geral em aterros sanitários. Altamente tóxico, é também (assim como o disco) um subproduto da urbanização e do acúmulo de informação. ‘Chorume’ é o sumo, a soma dessas influências. É uma boa metáfora do disco, que engloba tudo, todos os ritmos, sons, influências, temáticas, tudo triturado e reprocessado”.


Track List

01. Todo o Céu e Essas Pequenas Coisas
02. Prejuízo (com Luiz Melodia & Thadeu Meneghini)
03. O Inferno e Um Pouco Mais (com Kassin)
04. Naïf
05. A Passos Largos
06. Tanta Saudade
07. Anhanguera (com Maria Alcina & Rita Maria)
08. Vira-latas (com Carlos Fernando)
09. A Vida Como Ela é (com Maria Alcina & Tatá Aeroplano)
10. Fernando

MySpace Oficial: Numismata

3 comentários :

  1. Que bela surpresa, estou baixando, mas já ouvi as músicas que estão no MySpace deles, realmente a sonoridade é incrível.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lana, muito obrigado.

    Luiz eu aindei ouvindo algumas músicas no myspace deles, tem as músicas do outro álbum também.

    Abraço

    ResponderExcluir