sábado, 9 de janeiro de 2010

Miles Davis

1959 - Kind of Blue
Gênero: Jazz



Como descrever um gênio? Como falar da sua maior obra prima? Difícil é encontrar as palavras certas para comentar um álbum dessa magnitude. Miles Davis foi um gênio, um músico que sempre esteve à frente do seu tempo, ele visualizava o futuro, foi considerado uns dos músicos mais polêmicos do jazz, mais isso só serviu para abrilhantar ainda mais sua carreira. O trompetista ditou a regra de uma geração e foi ousado em tudo que se propôs a fazer. Do bebop ao hip hop, flertando com rock e o funk, Davis usou e abusou de tudo para compor suas canções.

Nascido no dia 26 de maio de 1926 em Alton, seu contato com o trompete e a música começaram muito cedo, aos 13 anos. Seu currículo é invejável, além de influenciar músicos de todas vertentes do jazz e de outros estilos, Davis foi um dos maiores representantes do cool jazz, jazz modal e jazz fusion. Davis não só representou, mais foi além, ele moldava estilos inteiros.

Em 1959 Miles surge com a sua maior obra-prima, o álbum “Kind of Blue”. Começando pelo sexteto genial, um verdadeiro grupo dos sonhos, formado por, John Coltrane (saxofone ternor), Julian “Cannonball” Adderley (saxophone alto), Bill Evans (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Jimmy Cobb (bateria). Miles simplesmente reuniu o que havia de melhor na época, era uma espécie de galácticos do jazz, imbatíveis.

O álbum é puro improviso, complexo e divino, não existem palavras para descrever, o sentimento flui à flor da pele, a impressão que passa é que cada nota foi colocava com a precisão de um cirurgião. “Kind of Blue” soa maravilhosamente bem na primeira audição, depois com o tempo, você começa a prestar atenção na complexidade de cada canção, desde a faixa "So What" até a genial “All Blues”, o sexteto parece brincar com as notas, como um time de craques, é consistente e matador.

“Kind Of Blue” completou recentemente 50 anos e para comemorar o aniversário a Columbia/Legacy, uma divisão da Sony, lançou uma edição para colecionadores, que inclui dois Cds do álbum original, mais versões alternativas que não saíram neste álbum (clássico).

Miles Davis morreu há exatos 19 anos, porém sua obra permanece viva, está presente em vários lugares do mundo e continuará realizando seu maior propósito, saciar a sede dos amantes do jazz e influenciar novas gerações. Boa Audição !

Track List

01. So What
02. Freddie Freeloader
03. Blue In Green
04. All Blues
05. Flamenco Sketches (Bônus)

Miles Davis and John Coltrane "So What" (Live)


Site Oficial: Miles Davis

4 comentários :

  1. Oiii Estou adorando seus posts!!Passei pra conhecer e fiquei...rsrsr..To seguindo!
    Beijuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Para mim, o melhor álbum de todos os tempos, independente de gênero.

    Hj, coincidentemente postei sobre o Bill Evans, q participou desse disco!

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse álbum. Só não vou baixar porque já tenho. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ciça: valeu, sinta-se a vontade no blog.

    Rodrigo: concordo com você, "Kind of Blue" não figura apenas entre os melhores do Jazz e sim de todos os gêneros musicais, é uma obra prima e o sexteto formado pelo Miles, dispensa qualquer comentários, como disse no post, é uma espécie de um time com os melhores craques que existia na época (dentro do jazz).

    Edison: hehehe...eu pensei nisso quando resolvi postar, muita gente tem esse álbum, mais vale pelo pessoal que ainda não conhece e que está chegando nesse universo do jazz agora.

    Abraço

    ResponderExcluir