terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Numismata

2009 - Chorume
Gênero: Samba/Rock/Elementos Eletrônicos


Numismata é uma das gratas surpresas da nova geração da música brasileira, a banda paulista traz além da qualidade musical e letras inteligentes, um som inovador e original; em que ao mesmo tempo resgata a tradição do samba e da MPB, eles também se arriscam em um som diferente, onde o samba flerta com o rock e vão de encontro com toques eletrônicos, efeitos psicodélicos e um toque latino. A banda é formada pelos músicos, Russo (voz e percussão), Adalberto Rabelo Filho (guitarra), Carlos H. (baixo), Piero Damiani (voz, teclados e percussão) e André Vilela (guitarra).

“Chorume” (2009) é o mais novo trabalho da banda, o ponto forte é o samba que flerta com outros estilos, fazendo com que o álbum fique irresistível. A banda consegue expressar a musicalidade da cidade de São Paulo e explora todos os estilos e de forma competente, começando pela faixa de abertura “Tanto Céu e essas Pequenas Coisas”, que é uma música que homenageia à dureza e a beleza de São Paulo e presta um tributo ao samba paulista. “Prejuízo” é a minha música favorita, carregada de energia e um samba vibrante, a letra é grudenta, é uma declaração de amor ao samba e que tem a participação de Luiz Melodia. A faixa “Narif” traz uma pegada mais rock, porém sem exageros, “Passos Largos” contém uma letra excelente e um arranjo sofisticado, que tem como aliados os instrumentos de corda, “O Inferno e Um Pouco Mais” vem carregada de sintetizadores e uma pegada digamos carnavalesca e a participação do multi-instrumentista Kassin e a Orquestra Imperial. “Vira-Latas” traz uma pegada jazzística, como vi em um comentário sobre o álbum, dizem que soa um jazz de cabaré, eu não sei, deixo isso com vocês (risos). “A Vida Como Ela É” é uma música nostálgica e que resgata a mágica das marcinhas de carnaval, a letra é excelente e para finalizar “Fernando”, uma canção com ritmos e embalo latino.

O álbum figura sem dúvida entre os melhores de 2009, soa original, do tipo que dificilmente você verá algo semelhante e se por acaso isso acontecer, certamente não terá a mesma qualidade. Para uma primeira impressão, tudo isso soa estranho, mas certamente após a primeira audição soará surpreendente. Boa parte desse sucesso e do trabalho excelente, deve-se ao time de convidados, entre eles músicos consagrados como Luiz Melodia e músicos que pertencem a nova safra brasileira, como, Tatá Aeroplano, Rita Maria, Maria Alcina, entre outros.

E só para finalizar, queria citar as palavras da própria banda em relação ao novo trabalho. “Chorume é o líquido negro produzido pela degradação do lixo, em geral em aterros sanitários. Altamente tóxico, é também (assim como o disco) um subproduto da urbanização e do acúmulo de informação. ‘Chorume’ é o sumo, a soma dessas influências. É uma boa metáfora do disco, que engloba tudo, todos os ritmos, sons, influências, temáticas, tudo triturado e reprocessado”.


Track List

01. Todo o Céu e Essas Pequenas Coisas
02. Prejuízo (com Luiz Melodia & Thadeu Meneghini)
03. O Inferno e Um Pouco Mais (com Kassin)
04. Naïf
05. A Passos Largos
06. Tanta Saudade
07. Anhanguera (com Maria Alcina & Rita Maria)
08. Vira-latas (com Carlos Fernando)
09. A Vida Como Ela é (com Maria Alcina & Tatá Aeroplano)
10. Fernando

MySpace Oficial: Numismata

3 comentários :

  1. Que bela surpresa, estou baixando, mas já ouvi as músicas que estão no MySpace deles, realmente a sonoridade é incrível.

    ResponderExcluir
  2. Oiee...da hora seu blog!!

    Super Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Valeu Lana, muito obrigado.

    Luiz eu aindei ouvindo algumas músicas no myspace deles, tem as músicas do outro álbum também.

    Abraço

    ResponderExcluir