quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Them Crooked Vultures

2009 - Them Crooked Vultures
Gênero: Hard Rock



Para fechar o ano com uma dose extra de boa música, apresento a “superbanda”: Them Crooked Vultures. O trio é composto por nomes consagrados como, John Paul Jones (baixo), eternizado no Led Zeppelin e Dave Grohl (bateria) tocou no Nirvana e atualmente está no Foo Fighters. O guitarrista e vocalista Josh Homme, que completa o trio, integra as bandas Queens of Stone Age e Kyuss. O projeto começou a tomar forma em 2005, quando Dave Grohl teve a idéia de formar uma “superbanda”, mas durante um tempo ficou meio que adormecida e agora em 2009 eles finalmente concretizaram o projeto.

O trio chega para o cenário musical cercado de expectativas e apresenta o seu primeiro trabalho, auto intitulado “Them Crooked Vultures” (a banda divulgou todas as músicas no Youtube antes do lançamento oficial). O resultado justifica a espera e as expectativas, com um som excepcional, riffs pesados e refrões grudentos, com uma coesão que impressiona e que demonstra o entrosamento e a maturidade musical dos músicos. Tudo soa maravilhosamente bem, tudo encaixado perfeitamente na medida exata. As letras também são destaque, composições com conteúdo – algo que é cada vez mais raro na música atual – porém o trio prezou por isso.

Durante as faixas é possível perceber as influências de cada músico, sentir um pouco da sonoridade do Led Zeppellin nas músicas “Scumbag Blues”, "Reptiles" e “Elephants”, o rock do Foo Fighters também é lembrado, principalmente na faixa “Mind Eraser, No Chaser” e por Josh Homme ser vocalista do Queens Of The Stone Age, durante as músicas é notável uma influência, em especial as faixas “Dead End Friends” e “Bandoliers”. Outras músicas que merecem destaque são, "Warsaw Or The First Breath You Take After You Give Up" – que soa um rock psicodélico -, “No One Loves Me & Neither Do I”, “New Fang” , "Caligulove" e “Gunman”. Apesar das influências – que seriam inevitáveis – o trio soa original e diferente de tudo que você conhece.

Them Crooked Vutlures é sem dúvida uma das grandes surpresas do ano, pode não ser o melhor álbum, mas figura certamente entre os melhores, é um som que soa inovador e clássico ao mesmo tempo. Aparentemente é apenas um projeto sem prazo de validade, mas esperamos que a idéia não fique apenas no primeiro álbum.

Boa Audição e um Feliz Ano Novo a todos. O Blog Jazz e Rock volta com tudo em 2010.


Track List

01. No One Loves Me & Neither Do I
02. Mind Eraser, No Chaser
03. New Fang
04. Dead End Friends
05. Elephants
06. Scumbag Blues
07. Bandoliers
08. Reptiles
09. Interlude with Ludes
10. Warsaw or the First Breath You Take After You Give Up
11. Caligulove
12. Gunman
13. Spinning in Daffodils

Them Crooked Vultures "No one loves me and neither do I" (Live in Palladium, Cologne 2009)


Site Oficial: Them Crooked Vultures

4 comentários :

  1. Putz, boa dica, ainda não ouvi mas já estou baixando.

    ResponderExcluir
  2. Nao vai se arrepender, Them Crooked Vultures arrebenta.

    ResponderExcluir
  3. Voltando para comentar.

    O álbum é realmente fantástico, as musicas que mais gostei foram Mind Eraser, No Chaser, New Fang, Elephants e Reptiles(que me lembrou muito Led Zeppelin).

    E parabéns pelo blog, um dos melhores que acesso e talvez o melhor relacionado a música.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc curtiu Luiz. Realmente o som da banda é um dos melhores que ouvi em 2009.

    Abraço

    ResponderExcluir