sábado, 2 de janeiro de 2010

O Dossiê Iscariotes (Marcos Losekann)

Ficha Técnica:

Título: O Dossiê Iscariotes
Autor: Marcos Losekann
Gênero: Literatura Nacional (Romance/Policial/Ficção)
Lançamento: 2006
Páginas: 328
Acabamento: Brochura
Editora: Planeta

A primeira postagem em 2010 do Blog Jazz e Rock é uma dica livro, que alias é excelente e que marca a estréia do jornalista Marcos Losekann no concorrido mundo da ficção.

O Dossiê Iscariotes inaugura a trilogia “Entrevista com Deus”, fruto de um sonho acalentado pelo autor há quinze anos, desde quando ainda era repórter da Rede Globo em Brasília. Marcos Losekann é um leitor voraz de thrillers que misturam realidade e ficção – inclusive é um dos meus temas favoritos também – e foi nisso que Losekann apostou: criar um projeto com enredos eletrizantes que pudessem agradar os leitores mais exigentes do gênero. O jornalista preferiu buscar na história e nas questões brasileiras o cenário ideal para a sua ficção, o que não seria nada complicado para um jornalista talentoso e que trabalhou como repórter em Brasília, cobriu o julgamento dos assassinos de Chico Mendes, foi correspondente da Rede Globo na Amazônia.

Para completar o enredo da trilogia, Losekan precisaria criar um personagem com quem ele teria de conviver por muito tempo. Alguem com quem ele pudesse dividir suas lembranças, suas dúvidas, seus sonhos....E eis que surge Anderlon Gonçalves Valderês, ou simplesmente AGV, um jornalista consagrado e que está sempre em busca da sua maior reportagem. Entre idas e vindas, AGV chega a um dilema na sua carreira profissional, trocar as glórias conquistadas em alguns dos maiores jornais brasileiros por um saboroso desafio: viver na Amazônia como repórter do jornal brasiliense O Capital.

A empolgação inicial de AGV, um ateu convicto, dá lugar à desilusão. O sonho parece ter se transformado em um horrível pesadelo. Ele experimenta o sabor da derrota e vive uma crise sem precedentes. Até que, sem que lhe fosse dado o poder da escolha, o jornalista é pautado para cobrir uma rebelião na penitenciária de Manaus, porém no mesmo momento na cidade de Xapuri o seringueiro Chico Mendes é assassinado. O que parece uma simples coincidência logo se transforma na chave para um terrível segredo. À medida que avança na apuração de uma chacina de presos durante a rebelião, ele monta um quebra-cabeça que revela uma rede sem precedentes de interesses que envolvem a pedofilia na Igreja, corrupção no governo e tráfico de drogas. É nesse momento de investigação e revelações bombásticas que AGV é levado a indagar sobre sua própria fé, ele que sempre diz ser um ateu convicto, passa a ter evidências da existência de Deus. O que o jornalista não imagina, é que a partir desse momento, sua vida tomaria um rumo extraordinário e surpreendente.

AGV teria conseguido sua maior reportagem ? Uma entrevista com Deus ? Ou será tudo fruto da sua imaginação ? Bom para descobrir é só seguir os passos do jornalista em suas aventuras.

A trilogia “Entrevista com Deus” é composta pelos livros: “O Dossiê Iscariotes”, “O Segredo do Salão Verde” e “Entre a Cruz e a Suástica”. Em uma entrevista, o jornalista Marcos Losekann, disse que escreveu os três livros praticamente ao mesmo tempo e que mesmo sendo lançados em épocas diferentes, não existe uma seqüência entre os livros, são enredos e fundos históricos diferentes, sendo que, você pode ler em qualquer ordem, só que o surpreendente disso tudo é que, os livros de alguma maneira estão interligados, uma ação em um livro certamente terá uma reação no outro.

Eu tive a oportunidade de ler os três volumes e recomendo sem medo de errar, por se tratar do mesmo personagem – AVG – no decorrer da história você passa a ser mais do que um leitor, e passa a ser um seguidor do AGV, o livro aguça seu instinto jornalístico de alguma maneira, mesmo que você não perceba, talvez essa tenha sido a grande sacada da trilogia.


Onde Comprar? Lojas Americanas e Submarino

Confira as outras resenhas do Blog Jazz e Rock: Clique Aqui


Nenhum comentário :

Postar um comentário