sábado, 19 de dezembro de 2009

Bride

2009 - Tsar Bomba
Gênero: Hard Rock



Depois do lançamento do álbum “Skin For Skin” (2006), houve muitos boatos sobre o fim do Bride, até mesmo em entrevistas dos irmãos Thompson davam como certa essa decisão. Após alguns momentos complicados, decidiram compor e gravar um novo trabalho, que até então está sendo considerado o último da banda.

“Tsar Bomba” foi gravado devido a doações dos fãs do Bride, foram arrecadados dinheiro em todo o mundo, segundo informações há quem diga que o valor era de $20 dólares, porém quando o álbum fosse lançado cada um que contribuiu receberia uma cópia. O nome do álbum é por causa do apelido russo do RDS-202, uma bomba de hidrogênio que utiliza componentes de armas nucleares,foi construída pelos engenheiros da URSS , é considerada uma das bombas mais poderosas criada pelo homem, e que explodiu sobre a ilha de Nova Zembla, no Mar Ártico, em 1961.

Sobre a sonoridade do álbum, creio que o Bride acertou em cheio, pois nos álbuns anteriores já viam tentando fazer algo parecido, mas nesse álbum a banda mostra um hard rock pesado e explosivo, com elementos novos e antigos, Dale Thompson, apesar de não ter mais aquele vocal, continua impecável e ganha destaque pela forma agressiva na hora de cantar, o guitarrista Troy Thompson – velho conhecido dos fãs – não decepciona, sempre com solos interessantes, dessa vez ele vem acompanhado pelo guitarrista Steve Osbourne, que esteve presente na gravação dos álbuns clássicos, “Show No Mercy", "Live To Die" e "Silence is Madness” , outra novidade é a entrada do baterista Jerry McBroom, que já gravou com o Bride em 1998 no álbum “Oddities” e a estreia do baxista Glenn Watts.

“Tsar Bomba” é pura energia, contagiante, a mescla do hard rock pesado com a música acústica é sem dúvida um diferencial no álbum, entre as introduções (se é que posso chama-las assim), o principal destaque acústico é a faixa “Rhapsodie für eine Gitarre”, uma versão da música “Bohemian Rhapsody" do Queen. Destaque também para as faixas, “Industrial Christ”, “All We Are”, “We Are Together” – é uma faixa meio contraditória (risos), traz uma levada reggae que não me agradou nenhum pouco, apesar da letra da música ser boa e o refrão grudento – “Separate” e “Downward” podem ser consideradas as baladas do álbum, destaque para o piano tocado por Troy, por fim “We Are The People”, a faixa mais rock’n’roll do álbum.

Para quem conhece os trabalhos antigos do Bride, pode até contestar esse álbum, até por que a sonoridade da banda foi se modificando a cada lançamento, “Tsar Bomba” está longe de ser o melhor, mas no contexto geral eu gostei, creio que se for mesmo o último mesmo, o Bride deixa o cenário musical de cabeça em pé e a sensação de dever cumprido. Boa Audição a todos !

Track List

01. Industrial Christ
02. All We Are
03. Prokofiev
04. Love Shine
05. 1973
06. We Are Together
07. Never
08. Separate
09. Nothing Means Anything To Me
10. Bach Minuet
11. Last Thing That I Feel
12. Chopin Nocturne in Eflat
13. Downward
14. Look In My Head
15. When I Was A Kid
16. Rhapsodie für eine Gitarre
17. We Are The People

Site Oficial: Bride

2 comentários :

  1. Boas !!!! A primeira musica esta corrompida, teria como consertar ?

    ResponderExcluir
  2. Putz que mancada hahah. Bom jeito tem, vou tentar upar novamente, assim que conseguir eu atualizo o link.

    Abraço

    ResponderExcluir