sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Big Time Orchestra

2008 - Ao vivo no Bourbon Street
Gênero: Neoswing / Swing / Rockabilly



Mais um post sobre um álbum que me chamou muito a atenção esse ano. Inclusive este é dos que mais ouço ultimamente. A melhor parte é que os caras são brasileiros, mais especificamente curitibanos. Acredito que a única banda de swing do Brasil, pelo menos com alguma ascenção. Assim foi quando Renan (Chucky), um amigo meu, me apresentou a banda. Ele me mostrou o vídeo que segue no fim do post de Let's Twist Again/Hawaii 5.0.

Vamos lá, o que seria Neoswing? Segundo o que li por aí e compreendi melhor ouvindo o som é que esse título de neoswing é um swing com muitos elementos de Rock n' roll bem antigo.

O álbum é repleto de versões feitas por eles próprios. Mas traz composições próprias como "Só amo essa mulher", "Clotilde", músicas muito animadas e descontraídas no que diz respeito às letras. Versões de músicas consagradíssimas como "Pretty Woman", "Hit the road Jack". A banda traz ainda temas famosos como "That's all folks" e "Fox Theme".

Só para citar alguns autores dos originais os quais a Big Time fez versões muito interessantes: Jorge Ben, Ray Charles, Louis Armstrong entre outros.

Destaque para "Americano / Brasileiro", versão traduzida da música Americano, destaque também para "Let's twist again/Hawaii 5.0".

Segue trecho de um comentário de um editor da revista Blues and Jazz:

O neo-swing

"E engana-se quem ainda pensa que big band é coisa do passado. Lá fora há uma cena efervescente, que mescla um repertório clássico (sucessos dos anos 30 a 50), ao rock, o pop e o ska, movidos não só a metais (sax, trompetes e trombones), mas também a vigorosas guitarras. Brian Setzer Orchestra, Big Bad Voodoo Daddy e Royal Crown Revue são nomes emblemáticos desse novo estilo, que vem sendo chamado de neo-swing.

A Big Time é uma das principais bandas do gênero no Brasil. Não por acaso, foi escalada para tocar em renomados festivais como os de Campos do Jordão (SP), Rio das Ostras e Búzios (RJ), Guarujazz (SP) Great Curitiba Music Fest (PR). Agora, ela pode tocar também na sua casa."

Helton Ribeiro
Editor da revista BLUES and JAZZ

Uma ótima audição a todos!


Track List

1. Fox Theme
2. Flintstones Theme
3. Showtime
4. Hit the road Jack
5. Clotilde
6. Let's twist again/Hawaii 5.0
7. Só amo essa mulher
8. Have you ever seen the rain and take train
9. Berbucano
10. Just a gigolo & Gigolô
11. Neurose
12. Simca Chambord
13. Americano & Brasileiro
14. Pretty Woman
15. That's All Folks




Site Oficial: Big Time Orchestra

7 comentários :

  1. Big Time Orchestra é show de bola. Os caras mandam muito bem, conheci o som deles no Programa do Jô. Para quem curte esse estilo de som, recomendo Brian Setzer Orchestra.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Por sinal vou até procurar pra postar aqui.

    Valeu Daniel!

    ResponderExcluir
  3. Álbum do Brian Setzer é o que mais tem aqui no blog rs...

    ResponderExcluir
  4. Háa... realmente é uma ótima banda.. espero que o estilo entre em ascensão aqui em terras tupiniquins... =) ... Existem outras bandas interessantes que flertam com o estilo (Neo Swing) ... Como por exemplo os cariocas do "Canastra", também recomendo bastante o som dos caras.

    Valeu Kazama, pela lembrança... \o\

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    anima qualquer festa o som deles!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!
    Conheci no bar New Orleans em Curitiba. Vou querer!

    ResponderExcluir