segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Third World Love

“New Blues” é o mais novo álbum do quarteto de jazz Third World Love. O som é consistente e experimental, abrange uma série de influências, como o jazz, rock, blues, salsa, flamenco, samba, elementos da música africana e do Oriente Médio. O que torna o som ainda mais interessante, é que cada membro contribuiu com composições e na produção, essa colaboração é o ingrediente do sucesso do quarteto.

O Third World Love,tem como base na formação três músicos de Israel, Avishai Cohen (trompetista), Yonatan Avishai (pianista) e Omer Avital (baixista). Ambos foram para Nova Iorque, onde mergulharam literalmente no mundo do jazz. Em 2004 o musico nova-iorquino Daniel Freedman (baterista) se juntou ao trio em Barcelona para uma turnê, foi a partir desse ponto que a banda começou e desde então eles se apresentam em diversos festivais pelo mundo.

A musicalidade do quarteto é impressionante, o som é inovador e passa uma energia diferente, nas músicas é possível notar a harmonia entre os instrumentos, uma ligação perfeita, que apesar de ser complexas, soam com facilidade logo na primeira audição. “Joy of Life Intro” é a faixa de abertura e já passa uma exata noção do que está reservado, a apresentação memorável criada pelo baixista Ormer Avital, com uma participação excelente do pianista Yonatan e em seguida o solo do trompetista Avishai Cohen. Depois da intro, a faixa seguinte é justamente uma continuação, porém bem mais longa e que passa realmente a essência do quarteto, a música flui entre improvisos e um ritmo contagiante.

Destaque para as faixas, “Little Echo” e “La Camerona” ambas foram compostas pelo baterista Daniel Freedman. Já o trompetista Avishai Cohen, contribuiu com três musicas, “Gigi et Amelie”, “Nature’s Dances” e “New Blues”, a música que deu nome ao álbum do quarteto. Ambas mostram a genialidade desse trompetist, que também possui excelentes trabalhos na carreira solo. A harmonia da música “New Blues” impressiona, é contagiante, entre solos de trompete, existe a ligação e o acompanhamento perfeito do piano de Yonatan e da bateria do Daniel, sem dúvida uma das melhores faixas do álbum. Yonatan Avishai contribui com a música “Beauty of Death”, uma espécie de blues, porém bem cadenciado. Por fim o álbum fecha com a música “So” de Duke Ellington, uma apresentação excelente, em que o piano aparece em destaque juntamente com o trompete e com o acompanhamento primoroso dos demais.

“New Blues” é um álbum que merece ser apreciado de todas as formas, a cada audição ele soa diferente e mostra uma nova face do trabalho do quarteto Third World Love, sua infinidade de influências é o que deve ser reverenciado, pois não é fácil colocar tudo isso e de maneira tão perfeita em um simples álbum. Não sei se eu consegui expressar toda a essência ou pelo menos parte dela nessas palavras, todo caso o melhor jeito de descobrir é ouvindo o som. Se o pessoal curtir, em breve eu trago outros trabalhos do quarteto. Boa Audição !!

2007 - New Blues
Gênero: Jazz/Latin Jazz/Fusion/Blues/African/World



Track List

01. Joy of Life Intro
02. Joy of Life
03. Homeland
04. Little Echo
05. La Camerona
06. Gigi et Amelie
07. Nature’s Dance
08. Hamina
09. Beauty of Death
10. New Blues (Aint No Thing)
11. So

Site Oficial: Third World Love

4 comentários :