segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pink Floyd

1975 - Wish You Were Here
Gênero: Rock



Hoje, 13 de Julho é o “Dia Mundial do Rock and Roll” e nada mais justo do que comemorar esse dia com um som de tirar o fôlego de qualquer roqueiro (a). E para celebrar, escolhi um álbum para lá de especial, “Wish You Were Here” do Pink Floyd.

“Wish You Were Here” foi lançado em 1975, na época a banda estava no auge por causa do aclamado “Dark Side of the Moon”(1973) e o Pink Floyd esperava fazer um álbum com a mesma qualidade e que tivesse o mesmo impacto do anterior. Foi então que nasceu “Shine On”, que foi trabalhada para originar a música “Shine On You Crazy Diamond”, uma homenagem a Syd Barrett –um dos fundadores do Pink Floyd nos anos 60 - ele mesmo nomeou a banda, originou-se pela junção de dois nomes, Pink Anderson e Floyd Council, de quem Syd era fã, ambos bluseiros. O nome original seria The Pink Floyd Sound, porém mais tarde foi abreviado para Pink Floyd. Syd foi afastado da banda devido ao uso abusivo de LSD, isso afetou a todos, inclusive as letras da banda, durante os três álbuns de maior sucesso “The Dark Side of The Moon”, “Wish You Were Here” e “The Wall”, seus problemas, entre eles, uma doença mental e a visível desintegração de seu físico, penetraram profundamente nas composições de Waters e Gilmour.

“Wish You Were Here” é considerado um dos maiores clássicos do Rock Mundial, a música “Shine On You Crazy Diamon” feita em nove partes é um tributo belíssimo a Syd Brarrett, um som incrível, talvez o mais enigmático já feito pelo Pink Floyd, sintetizadores, teclados, guitarra e um solo de saxofone de deixar qualquer um de boca aberta, tudo na mais perfeita sincronia e maestria. As canções “Welcome to the Machine" e "Have a Cigar”, falam sobre a ganância da indústria musical, a faixa “Have a Cigar” contou com a participação do vocalista Roy Harper. A próxima música é sem duvida um clássico do Pink Floyd, “Wish You Were Here”, a introdução feita no violão por Waters e Gilmour é impecável e marcante, a música pode ter dois significados, pode ter sido dirigida a Syd ou interpretada como um desabafo de uma pessoa que sente falta da outra, o início inesquecível e o refrão simples é sem duvida a marca registrada dessa balada. Para finalizar em grande estilo, a parte final da música “Shine On You Crazy Diamon”, tocada novamente com maestria, o som marcante do baixo, o uso de sintetizadores e guitarras, faz da música algo genial, até que termina em um tom melancólico e psicodélico, bem ao estilo Pink Floyd.

Espero que gostem do álbum, e creio que grande parte já o conhece, mas desejo que ele faça parte da sua trilha sonora no dia mundial do rock. Assim que eu arrumar em uma qualidade melhor, volto a atualizar o link.

Track List

01. Shine on You Crazy Diamond (Parts 1-5)
02. Welcome To the Machine
03. Have a Cigar
04. Wish You Were Here
05. Shine on You Crazy Diamond (Parts 6-9)

Site Oficial: Pink Floyd

2 comentários :

  1. VIVA O ROCK'N ROLL!!
    parabéns Daniel Argentino, seu blog é demais...

    ResponderExcluir
  2. Opa muito obrigado Luiz. E Viva o Rock'n Roll !

    Abraço

    ResponderExcluir