terça-feira, 5 de maio de 2009

Projeto "Parque do Rock"

O empresário, músico e jornalista Marcio Mota idealizador do projeto Rockwalk Brasil a “Calçada da Fama do Rock Brasileiro”, está com um mega-projeto em mãos, trata-se do “Parque do Rock”, o maior Complexo Temático do segmento no mundo. Marcio diz que há anos sonha com esse projeto, porém estava aguardando o timing e as parcerias adequadas para implantar e dar início ao projeto. O complexo deverá ocupar 170 mil m2 de uma área da cidade de Ribeirão Preto, que foi escolhida estrategicamente devido a sua topografia e localização, que conta com acessos imediatos através de rodovias importantes. Outro motivo é o volumoso PIB da região, que abrange 80 municípios.

(Clique na foto para Ampliar)

O “Parque do Rock” contará com mais de 30 atrações culturais, na planta do projeto é possível ter uma noção, será construída uma mega-guitarra no modelo Fender Stratocaster (com algumas modificações) com 340 metros de comprimento por 114 metros de largura, ocupará grande parte da extensão central do parque, o corpo oco, será “recheado” por um grande salão com 8 mil metros quadrados, o braço da guitarra será um longo deck de madeira, terá cerca de 160 metros de comprimento, seu interior será dividido em dois grandes pisos, que receberá uma Faculdade de Música e Artes Cênicas. Entre as instalações principais, estarão o “Rock Pavillion Center”, que oferece informações sobre o parque e uma ampla sala de imprensa, a “Praça do Rock” receberá a RockWalk Brasil, a “Calçada da Fama do Rock Brasileiro” , eternizando as mãos e os autógrafos das celebridades que escreveram a história do rock, certamente será a relíquia do parque. Outra atração será a central USB, onde o visitante poderá fazer downloads de shows ao vivo. Mega projeções virtuais mudarão constantemente o visual das instalações, recriando paisagens, fachadas famosas do mundo e possibilitando também que personagens “materializados” como John Lennon e Elvis Presley possam interagir com os visitantes. As vilas serão uma atração a parte, com espaços temáticos, museu do rock nacional e mundial, uma biblioteca digital, Estúdio de Áudio e Vídeo, Cafeteria, Lojas e Games temáticos de última geração, além de uma escola de rock, cuja pauta prestigia a música e a sua história, além da oportunidade de aprendizado com instrumentos musicais. O complexo abrigará também cinco palcos distintos, sendo um no Estúdio, para até 50 pessoas, o segundo num Teatro com capacidade para trezentas pessoas, o terceiro num pavilhão para até quatro ou cinco mil e, finalmente, o do “Rock Arena”, local capaz de receber até trinta e cinco mil pessoas com toda infra-estrutura para receber os maiores concertos e astros do rock mundial. Será construído também um hotel temático, um shopping e um centro gastronômico.

O parque está previsto para 2010, o inicio das obras está prevista para agosto deste ano e a inauguração será por etapas, terá uma campanha maciça de marketing em todo país e no exterior, além de gerar empregos diretos e indiretos para toda região.

É um projeto ambicioso, o empresário Marcio Mota que começou sua paixão pelo rock 1970, após ouvir “Abbey Road” (dos Bealtes), diz que esse parque é “presente” para o rock brasileiro. Ele também aposta na carência de grandes shows no interior de São Paulo, segundo ele 67% dos ingressos do show do Kiss em março de 2009 em São Paulo, foram comprados por fãs do interior, “Imagino que muitos deles não se deslocariam até a capital se dispusessem de um bom show aqui no interior”, explica Marcio Mota em entrevista para o portal G1.

Para maiores informações acesse o site oficial, lá você encontrará detalhes sobre o projeto (tentei resumir ao máximo aqui no Blog). Vamos torcer para que dê tudo certo, será sem duvida um excelente lugar para visitar e por que não hospedar-se no hotel temático, afinal será preciso uma semana para aproveitar todas as atrações.

Site Oficial (p/ maiores informações): Parque do Rock

Um comentário :