quinta-feira, 30 de abril de 2009

Madeleine Peyroux

Desde que ouvi pela primeira vez o som da Madeleine Peyroux no “Programa do Jô”, fiquei fascinado pela sua voz cativante de timbre grave, porém suave e por sua música, a partir desse momento passei a acompanhar seus trabalhos. Madaleine é cantora/violonista, nasceu em Athens, na Geórgia, mas viveu na França dos 13 aos 22 anos. Aos 15 já cantava em bandas de jazz e blues de Paris. No cenário musical, Madeleine é comparada com a cantora Billie Holiday, obviamente pela sua maneira de cantar. A cantora chega ao 4º álbum da carreira, digamos de uma forma diferente, depois de três excelentes trabalhos, Madeleine chega com a vontade de firmar-se como compositora, já que é conhecida por apenas interpretar Standards ou canções de outros compositores.

“Bare Bones” é o que podemos chamar de trivial, traz um jazz de qualidade, arranjos bem feitos e Madeleine a frente das composições, afinal é co-autora em todas as músicas do cd, na verdade ela já havia exibido quatro canções próprias no álbum anterior “Half the Perfect World” (2006), mas ainda sem a consistência que demonstra agora. Esse álbum sem duvida é/será um divisor de águas na sua carreira, afinal como já foi citado, seu repertório era todo centrado em standards do blues e do jazz e recentemente arriscava em canções folk, músicas muitas das vezes carregadas de melancolia. E agora Madeleine já mostra novidades como na canção “You Can’t Do Me” feita em parceria com Klein e Walter Becker (da banda Steely Dan), a música é calcada basicamente entre o rock e rhythm & blues, e também em canções como “River of Tears” que ela fez ao se despedir do pai, morto há alguns anos, “Instead” uma espécia de blues acústico excelente por sinal e “I Must Be Saved” única canção composta por Madeleine.

Na minha opinião, “Bare Bones” ficará marcado por representar uma mudança significativa na carreira de Madeleine e me arrisco em dizer que o próximo trabalho será todo baseado em composições próprias, afinal talento e ousadia ela provou ter de sobra.

2009 - Bare Bones
Gênero: Jazz



01. Instead
02. Bare Bones
03. Damn the Circumstances
04. River of Tears
05. You Can’t Do Me
06. Love and Treachery
07. Our Lady of Pigalle
08. Homeless Happiness
09. To Love You All Over Again
10. I Must Be Saved
11. Somethin’ Grand

Site Oficial: Madeleine Peyroux

2 comentários :

  1. A primeira vez que a ouvi foi cantando la vie en rose... lindo!!
    realmente uma cantora magnífica...
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. 1-ola pessoal gostei bastante do blog é sempre bom mais um espaço para divulgar o bom rock e por falar nisso tenho uma radio online que toca o melhor do rock'n roll com djs ao vivo - www.radioverbal.com - espero todos por la desde ja parabenizo e agradeço valeuuuu!

    ResponderExcluir