quarta-feira, 25 de março de 2009

Buddy Miles Express


Conheci o som do Buddy Miles através de uma indicação do Lenhador, que postou o álbum recentemente em seu blog. Após a indicação, fui conferir e até agora ouvi o álbum umas três vezes e ainda não encontrei palavras para defini-lo.

Buddy Miles foi o lendário baterista da Band of Gypsys, grupo que acompanhou nada mais nada menos que Jimi Hendrix no final dos anos 60. Enquanto Jimi era vivo nenhum material com Buddy na bateria foi lançado, com a morte do guitarrista a família de Hendrix ficou com os diretos das obras e em 1997 dois álbuns foram lançados “First Rays Of The New Rising Sun” e “South Saturn Delta” ambos com a participação de Buddy Miles. Influenciado pelo “Jimi Hendrix Experience”, Buddy criou a própria banda “Buddy Miles Express” e em 1969 lançou dois excelentes álbuns: “Expressway To Your Skull” e “Electric Church”. Após a morte de Hendrix, Miles retomou com sucesso o Buddy Miles Express, e lançou em 1970 o álbum “Them Changes" que se manteve nas paradas de sucesso por 74 semanas. Em 1972, Miles gravou um disco ao vivo com Carlos Santana, que se tornou um grande sucesso de vendas. Posteriormente, colaborou com nomes como Stevie Wonder, David Bowie e Bootsy Collins. Em 1994, voltou a trabalhar com Santana e criou uma nova versão da Buddy Miles Express. Durante os últimos anos de sua vida, Miles se dedicou a manter vivo o espírito de Hendrix, através de atos promocionais e participações em tributos em sua memória. Infelizmente Buddy Miles faleceu no ano passado, porém sua obra permanecerá viva por muitos anos.

Sobre os álbuns abaixo, o “Expressway To Your Skull” foi o primeiro álbum solo é uma fusão sensacional entre o funk/soul/rock, Buddy mostra toda sua virtuosidade na bateria e no vocal. Já o “Them Changes” tem praticamente a mesma sonoridade, destaque para o jazz na música “Paul B. Allen, Omaha, Nebraska” e a sensacional “Them Changes”. Em breve volto a postar outros álbuns do Buddy.

1968 - Expressway to Your Skull



01.Train
02.Let Your Love Light Shine
03.Don't Mess With Cupid
04.Funky Mule
05.You're the One (That I Adore)
06.Wrap It Up
07.Spot on the Wall

1970 - Them Changes



01. Them Changes
02. I Still Love You, Anyway
03. Heart's Delight
04. Dreams Listen
05. Down by the River
06. Memphis Train
07. Paul B. Allen, Omaha, Nebraska
08. Your Feeling Is Mine

Site Oficial: Buddy Miles

2 comentários :

  1. Sensasional! Meus sentimentos foram os mesmos quando conheci o Buddy Miles. Feroz!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu blog, Parabéns. Aqui estou aumentando meu conhecimento sobre música, além de ler os seus textos que acrescentam muito aos meus conhecimentos musicais. Não sabia que Buddy Milles teve banda solo, considero esse projeto do Jimi Hendrix um dos melhores discos dele, muito funkeado e gosto muito desse estilo. abraços, Julio (jcdm@mymail.com.br)

    ResponderExcluir