segunda-feira, 23 de março de 2009

Jô Soares e o Sexteto

1999 - Jô Soares e o Sexteto (Tom Brasil Ao Vivo)
Gênero: Jazz/Blues



Jô Soares, apresentador, escritor, diretor de teatro, ator, músico e claro uma pessoa que é amada por uns e odiada por outros. Apesar de tocar trompete, ele mesmo diz que sua grande paixão foi o bongô, na faixa três ele conta que os amigos do seu pai dizia que ele foi estudar na Suiça e voltou tocando bongô. Aficionado do jazz, nos anos 50 Jô tocava bongô no conjunto do saxofonista Marcos Szpilman e dava canjas na noite carioca, principalmente no lendário bar do Hotel Plaza, onde germinou a semente da bossa nova. Um dos mais populares artistas brasileiros, ele é um genuíno entusiasta do jazz. Durante algum tempo apresentou um programa de jazz na Rádio Jornal do Brasil e também teve um programa diário na Rádio Eldorado de São Paulo. Apaixonado pelo jazz, Jô acabou aprendendo a tocar trompete, dando uma amostra do que pode fazer no encerramento do seu programa na TV Globo, acompanhado pela sua banda o Sexteto Onze & Meia.

Jô Soares e o Sexteto vêm se apresentado nas casas de shows de algumas capitais do país, o álbum em si foi gravado no Tom Brasil em São Paulo. O repertório escolhido a dedo pelo próprio Jô, que em tese usou dois critérios para chegar nas 13 faixas do show: Seu gosto pessoal e mostrar as pessoas algumas vertentes do jazz, como o swing em “Makin’ Whoopee”, o dixeland em “On The Sunny Side of The Street” ou o hard bop em “Blues Walk” e também do blues em “Stormy Monday Blues” e “St. James Infermary”, Jô também arrisca alguns solos de trompete e manda muito bem no bongô, nas músicas “Caravan” e “Night in Tunisia”. Não podemos nos esquecer do grande Ubirajara Penacho dos Reis mais conhecido como Bira, que interpreta a canção “You Oughta Be in Pictures”. E se tratando de Jô Soares uma coisa não poderia faltar – o humor – e ele aparece justamente em seus comentários (antes de cada música) e em duas faixas: “Enkrenka” uma salsa num clima de algazarra, gritos e vocal do Jô em espanhol e a música “Um Croquete”, versão em português de “One Meat Ball” e assim Jô encerra a apresentação com uma letra bem debochada e com participação da platéia.

O álbum é excelente do começo ao fim, porém acho que ele serve principalmente para quem está começando no jazz, por que você aprende através dos comentários e das músicas, serviu pra mim, eu procurei as mesmas músicas do cd só que na versão original e isso me ajudou bastante no começo, então fica a dica. E só esclarecendo, pode ser que você já tenha visto este álbum no blog e realmente eu já havia postado ele, só que a qualidade do áudio estava muito baixa, então eu upei novamente só que agora em uma qualidade bem melhor (320kb). Boa Audição !

Track List

01. Summertime
02. Sudwest Funk
03. Night In Tunisia
04. Let's Get Lost
05. Blues Walk
06. Stormy Monday Blues
07. On The Sunny Side Of The Street
08. Saint James Infermary
09. Enkrenka
10. Makin' Whoopee
11. Caravan
12. You Oughta Be In Pictures
13. Um Croquete (One Meat Ball)

Site Oficial: Sexteto do Jô
Site Oficial: Derico
Site Oficial: Chiquinho
Site Oficial: Tomati

9 comentários :

  1. Só um complemento ao seu texto, Jô também teve um programa de rádio diário na Rádio Eldorado de São Paulo, em que "sexta-feira é dia de bluuuuuuues!"

    ResponderExcluir
  2. Não sabia disso Edison, todo caso vou confiar na sua informação e depois coloco ela no texto.

    Valeu pelo complemento.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O álbum é muito bom, Tomati é um grande guitarrista.
    Grande ideia tua falar sobre este disco, pouca sabe de sua existência.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente esperava novos álbuns do Jô e o Sexteto, afinal repertório é o que não falta.

    Valeu Vitor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. foi com esse cd que iniciei no mundo do jazz e procurar por mais musicas(principalmente do chet baker [ele rule d+]) e eu recomendo esse cd pra quem quiser conhecer o jazz pq ele explica a criação e a história da maioria das musicas e/ou
    do artista

    vlw pela postagem!

    ResponderExcluir
  6. Quero parabenizar o conteúdo do blog, este albúm do jô é realmente sensacional, principalmente para quem está começando agora no jazz, como eu, através deste albúm estou ingressando e me aperfeiçoando neste maravilhoso estilo musical.

    Vale a pena ouvir!!!!

    ResponderExcluir
  7. Existe DVD desse show?

    ResponderExcluir
  8. Não tem. Na época foi lançado só o CD mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir