sábado, 7 de fevereiro de 2009

Entrevista Exclusiva: O Teatro Mágico


Por Daniel Argentino e Igor Almeida.

Eu ainda estou sem palavras para definir o que estou sentindo, bom vou contar rapidamente, eu (Daniel) e o Igor Almeida tivemos a idéia de criar um projeto de entrevistas aqui no blog. E como a madrugada é a hora em que a criatividade está mais aguçada (risos) e é a hora que conversamos, começamos a pensar qual seria a primeira tentativa. E como o Igor já curtia e me apresentou o som do Teatro Mágico e virei fã instantâneo da banda achamos que poderia ser um “tiro no escuro”, afinal era uma tentativa de entrevista com uma banda reconhecida no meio musical e que admiramos muito. E mandei o pedido de madrugada mesmo, no dia seguinte para minha surpresa estava a resposta, eles aceitaram a entrevista, a princípio nem acreditei que isso estava acontecendo (risos). Depois da surpresa eu e o Igor começamos a trabalhar nas perguntas (afinal não somos jornalistas) e não queríamos falhar e sim aproveitar a chance e fazer boas perguntas. Então depois de alguns dias enviei as perguntas da entrevista. E recebemos a entrevista respondida de forma fantástica (está imperdível) e ficamos gratos e honrados por saber que o próprio Fernando Anitelli se encarregou da entrevista. Nós do Blog Jazz e Rock, só temos a agradecer a gentileza e a humildade do Anitelli e de toda trupe do Teatro Mágico, e com certeza isso ficará marcado para nós.

Respeitado público...bem vindo ao Teatro Mágico ! Sintaxe à vontade !

JR – Tive a oportunidade de ler um pouco da história sobre o surgimento do Teatro Mágico, da idéia que o Fernando Anitelli teve em criar um projeto aonde fosse possível juntar vários elementos – música, poesia, teatro e circo – mais nos conte como teve essa idéia, em que oportunidade ela surgiu e se você acreditou que ela poderia dar certo ou em algum momento bateu a dúvida?

Anitelli - A idéia era amplificar o que acontecia nos saraus, mesclar informações de diferentes timbres, vindas do teatro, música, poesia. Como eu antes tive uma banda, usei as idéias que já desenvolvia na banda para dar início ao projeto, com muita brincadeira, ousadia. O Teatro Mágico é meu primeiro trabalho solo. Chamei amigos músicos, uma amiga minha também me ajudou a conceber figurinos e cenário. Depois, para a apresentação, contratei os músicos, os artistas circenses. Ensaiamos muito, fizemos oficinas… No dia 13 de dezembro de 2003, o Teatro Mágico fazia a sua primeira apresentação. As coisas foram acontecendo aos poucos, mas eu sempre tive muita organização. Eu sabia que o projeto tinha força para crescer, amadurecer e se manter. É legal porque tudo aconteceu no boca a boca, pela internet e é muito bacana ver que tem um público ansioso pela gente.

JR - A trupe é grande, e sabemos que são influências musicais diversas – até mesmo “dentro” da sonoridade de um só integrante da banda. No entanto todas essas influências, pelo menos ao ouvir os discos, parecem ter um ponto de “colisão” em comum. Que influência predominante seria essa?

Anitelli - Não sei. Acho que: O caminho de desconstrução... música não é algo pré-formatado. Creio que a sopa sonora venha da busca da experimentação... tentar traduzir o debate com rima, a tensão, a cor, a imagem do som... como se contássemos uma história e o cenário fosse se modificando, sofrendo mutações. Pra isso acontecer é preciso não ter medo de fazer suco com sal! Tem que fuçar na cozinha mesmo... colocar tudo o que ouvimos de molho com outros temperos! E assim, a gente arrisca na pluralidade do grupo. Todos são convidados a trazer suas idéias. filtra-se o excesso... mói de novo, rumina... esmaga o bagaço... raspa com a colher, mastiga e cospe... o que sobrar é o que ficou de bom... ainda assim você sempre acha que podia ser diferente na mix! rs!

JR - Ainda sobre suas influências musicais. Ao ouvir as músicas, principalmente do “Segundo Ato” notei uma forte influência de bandas progressivas como o gigante RUSH. Essa informação bate? Rola alguma influência da banda clássica de Rock Progressivo?

Anitelli - Sem duvida...acho que o Rush influenciou toda minha geração que cresceu assistindo McGuiver de Domingo na TV! rs!!

JR- O Teatro Mágico é um projeto independente e que não tem apoio de gravadoras, o álbum de vocês é disponibilizado gratuitamente pela TRAMA e vendido no site da trupe a um preço muito baixo. Com um som e uma produção de excelente qualidade, como vocês conseguem manter o projeto? Isso é uma prova de que ainda é possível fazer um som de qualidade e fazer com que ele chegue ao publico de forma acessível? (como por exemplo, não vendendo o CD a um preço abusivo).

Anitelli - A gente não tem um investimento privado de patrocínio. Isso na verdade nunca existiu. O que sempre existiu foi que a gente foi fazendo a coisa de graça com pouco dinheiro, de maneira apertada, pelo mínimo, conseguindo apoios de malabares de percussão, apoio de maquiagem e mesmo assim muita pouca coisa. Desses, o único que ficou foi a Catherine Hill que nos manda mensalmente um estoque de pankakes, lápis, glitters. O que mantém o projeto de pé é o público mesmo: comparecendo nas apresentações, divulgando no boca-a-boca, levando mais gente para conhecer. Não queremos ganhar com a venda do cd pois a idéia é que nossa música seja acessível a todos.

JR- A música “Xanéu nº 5” é uma das nossas músicas preferidas aqui no Jazz e Rock (gostamos tanto que a postagem sobre o “Segundo Ato” praticamente é uma postagem sobre a música!). Os trocadilhos que fazem fundamento para a música são de um bom gosto incrível! De onde veio a idéia de fazer essa canção? E como foi gravar com o Zeca Baleiro?

Anitelli - A idéia: Democracia na comunicação. Conversávamos sobre o impacto da TV nas pessoas... o sistema engessado das mídias convencionais... a censura camuflada no "tráfico do acesso"! o amiguismo... enfim... estas coisas de bastidores. A tv perdeu sua função primária de levar informação, cultura, questionamentos... ela parece que esta sempre pronta pra nos anestesiar... e ai não dá. a única ferramenta de mídia livre acessível onde podemos nos organizar de forma representativa para trazer estas provocações... é a internet...dai vem o genial: vc não precisa mais do atravessador cultural, o agente, o produtor x, o amigo do funcionário y, você se torna acessível ao público, um colaborador, sujeito e predicado... e desconstrói a premissa de que é necessário negar o acesso à uma obra para valorizá-la. A comunicação é tema de muitas brigas! A pauta atual é a Conferencia nacional de comunicação... todos devemos participar deste debate (!). Enfim, Xanéu é uma narrativa, um alerta, uma idéia do que anda se propagando nas telas de todo país! Sobre gravar com o Zeca foi uma grande experiência, uma conquista... sou fã da obra do cara...e ele é uma figura acolhedora...foi super receptivo no seu estúdio, comentou sobre o projeto do disco duplo "o coração do homem-bomba", falamos sobre a música " Comprei 1kg de farinha pra fazer farofa" que é de um osasquense! rs - enfim, tenho estas coisas todas em vídeo, mas na hora certa a gente mostra. foi uma sensação de aprovação num vestibular imaginário!

JR - Ainda sobre as participações especiais gostaria de saber se existe por parte do Teatro o desejo de gravar no próximo álbum com algum cantor ou banda em especial?

Anitelli - Todo álbum tem convidados... não será diferente... a questão é que ainda não sei as figuras...

JR - As músicas do Teatro contam uma quantidade enorme de “texturas”. Cada vez que ouço a mesma música descubro outro detalhe. Esse tipo de trabalho musical dá um trabalho enorme - tanto na parte de composição como de gravação. Quanto tempo dura em média para ficar pronto um disco do Teatro – desde sentar parar escrever as canções à gravar todas as idéias?

Anitelli - É muito relativo... o primeiro demorou 1 ano... foram gravados os violões primeiro... era pra ser acústico... só voz e violão, mas acabou tomando outras proporções... em alguns casos, tivemos que sobrepor todos os outros instrumentos em cima da batida da minha mão no violão... sem o click tradicional! o segundo já foi mais focado e ainda assim, levamos 4 meses pra finalizar... tem música que eu escrevi a mais de 9 anos, tem música que demora pra sair, tem poesia quem vem na véspera, ou seja, não dá pra fechar num comum... vc tem que saber o que quer passar, a essência do trabalho, os arranjos, as texturas, o tempo e a disciplina pra parir o projeto... ai é tentar captar o som da alma... o que melhor traduz a idéia do trabalho. Fora tudo isso... tem os sons que vem por acaso, os harmônicos que surgem na mix, as inversões de freqüência, os ruídos que se tornam fundamentais no resultado final... enfim... a deusa da arte se manifestando nas gravações!

JR - O Teatro é composto por músicos e por artistas circenses, como surgiu o interesse de cada um (na música e na arte) e a oportunidade de participar da trupe?

Anitelli – Dentro da idéia de fazer do projeto um grande sarau, vários artistas passaram pelo palco do TM e muitos outros ainda hão de vir....no início, convidei amigos que freqüentavam o sarau da Arcoverde comigo (caso do Galdino), outros que chegaram a tocar no Madalena 19 (como o Emerson Marciano e o Nenê Batera) e também alguns que fizeram teatro comigo, como foi o caso do Rober Tosta e da Chris Cruz (que já não está mais conosco atualmente). O Ivan Parente, amigo de longa data, ora está mais presente, ora não. Enfim, a trupe é mutante e isso é bacana pois revitaliza o projeto. O mais interessante é que no decorrer do processo o músico vai virando um pouco ator, o ator começa a ficar mais circense, o circense pensa em fazer teatro.....a gente vai convivendo e aprendendo uns com os outros.....e nosso sarau vai se amplificando.

JR - O primeiro disco foi uma idéia arriscada. Quais foram os problemas que o Teatro enfrentou antes de conseguir lançar seu primeiro disco? Algum fato engraçado que possam nos contar?

Anitelli - Os problemas são os mesmos que a gente encontra até hoje. Falta espaço para se apresentar, divulgar, sustentar uma seqüência de apresentações, locais pra ensaios, gravações, apresentações com qualidade, preço dos materiais, figurinos, alimentação, transporte. Antes de gravar o primeiro cd, eu fui trabalhar de garçom nos Estados Unidos de forma ilegal, toquei violão em praças, shoppings, e vendi meu carro quando voltei pra cá. Investi tudo o que tinha no projeto. Estamos com cinco anos agora mas, durante dois anos e meio o projeto se moeu, se contorceu, tocávamos em dois, em três, seis pessoas, às vezes sozinho. Tem que ter coragem e disposição. É por isso que o nosso lema é “os opostos se distraem, e os dispostos se atraem”.

JR - Devido ao sucesso, como é para o Teatro Mágico lidar com o assédio das grandes gravadoras?

Anitelli - Recebemos propostas de praticamente todas as multinacionais, mas não tinha nenhuma delas que eu pudesse vender o meu CD a cinco reais e que eu pudesse incentivar a pirataria. Nenhuma gravadora queria disponibilizar as músicas de graça na internet. O dinheiro move esse mercado e o artista é o menos culpado disso tudo. Não é que todo mundo deveria ser independente. Há uns oito anos atrás eu fui de uma gravadora, mas tivemos que fazer uma rescisão de contrato. O pessoal trabalhava de maneira equivocada. Levei o trabalho do Madalena 19 e nos pediram pra regravar tudo em formato de forró porque era a onda do mercado. Isso é um desrespeito com a obra e com aquilo que você se propõe a fazer. Percebi que não precisava de um patrão da minha arte, pra falar que tem que ser forró, xaxado ou heavy metal. Essa foi a minha opção. Estou brigando pra que isso seja a essência de levantar a bandeira da arte independente.

Site Oficial: Teatro Mágico

19 comentários :

  1. Estão de parabens... as perguntas forão muito bem elaboradas... ficou td mto bom.. parabenas pra vcs \o/

    =*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista! A idéia é ótima. Nada melhor do que produzir algo. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários. Foi a nossa primeira entrevista e não poderia ser melhor, Teatro Mágico é viciante e super atenciosos em atender os fãs, isso foi fantástico.

    E o "Projeto Entrevistas" continua a medida do possível rs...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais leio sobre o TM, mais me confirma o merecimento de tudo que está acontecendo com eles, SUCESSO SEMPRE!


    ResponderExcluir
  5. poxa, ficou muito fera essa entrevista, parabéns caras.

    ResponderExcluir
  6. Que Maravilha!!! ^^

    Amei essa entrevista! ;D

    O Fernando é um compositor de primeira mão! \o/

    Investimento merecido!

    Enfim, Dedicação e Sucesso para todos!

    Estou com vocês...

    Abração!

    A POESIA PREVALECE! \o/

    ResponderExcluir
  7. Ótima essa entrevista! ^^

    Música de primeira qualidade!

    O Fernando demonstrou ser uma figura essencialmente realista e maravilhosa! Atencioso o bastante!

    Espero que esse projeto cresça! E bem merecido! \o/

    Conte com o meu apoio! ^^

    Sucesso para todos.

    A POESIA PREVALECE! ^^

    ResponderExcluir
  8. PARABENS!!!!!!! fikou muito bacana mesmo continuem assim.. \\o//

    ResponderExcluir
  9. Caramba, a entrevista ficou bacana mesmo. Perguntas bem elaboradas, respostas inteligentes..

    Cada dia fico mais fã deles.. É inevitável..

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente perfeito...
    vcs não são jornalistas...mas ja pensaram em ser?!?!
    as perguntas ficaram otimaaas...
    E o Anitelli como sempre respondeu de uma forma extraordinária...
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  11. Agradeço a todos os comentários.

    E respondendo a pergunta da Daniella, não somos jornalistas não, eu nunca pensei fazer jornalismo, eu só gosto mesmo é de música e dei essa ideia pro Igor do projeto e ele aceitou, e começamos a trabalhar juntos nisso. Essa foi apenas a primeira e teve uma aceitação boa aqui e na comunidade do Teatro, e claro foi especial demais poder começar esse projeto entrevistando o Teatro Mágico.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. que bom que descobriram o teatro mágico!
    além de talentoso, o anitelli é uma pessoa muito gentil e de fácil acesso. é um cara do bem!

    parabéns pela entrevista, ficou ótima!

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a entrevista!
    Estão de parabéns!!

    o//

    ResponderExcluir
  14. Quanto mais leio sobre o TM, mais me confirma o merecimento de tudo que está acontecendo com eles, SUCESSO SEMPRE! (2)
    Amo de paixão!!!!
    Ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  15. Entrevista muito boa.
    Quanto mais leio sobre a essencia dessa Trupe, mais fascinada fico por eles.
    Teatro Mágico é para raros.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da entrevista. Perguntas pertinentes, vocês se saíram muito bem e o Fernando Anitelli foi muito simpático também. E de fato o Teatro mágico está conquistando cada vez mais público com sua arte independente. Excelente blog.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela entrevista! Conheço o som e arte do TM a algum tempo, mas estou mesmo é ansioso para um dia poder presenciá-los ao vivo. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  18. Cara, que honra entrevistarem o teatro mágico *-* Super curti a entrevista e super curti as perguntas! Parabéns :D Essa trupe é realmente mágica ♥

    ResponderExcluir