terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ed Motta

1999 - Ao vivo em Salvador, Bahia (Tour'99 Manual Prático)



Esse bootleg pode ser considerado uma raridade, foi upado pelo próprio Ed Motta que repassou o link para a comunidade no orkut de depois um dos moderadores (Marcelo) permitiu que eu fizesse a postagem aqui no blog.

Por Marcelo Donati

O disco começa com "Cartão de Visita", tema instrumental do disco Manual Prático para Festas, Bailes e Afins. Daí, o clima esquenta com "Daqui pro Méier", com o teclado de Glauton Campello em evidência. Bootlegs são assim, não dá pra exigir uma equalização perfeita, rs. E a flauta ficou linda ao vivo!."Lustres e Pingentes" tem aquela guitarra safada no começo, cortesia do mestre Paulinho Guitarra. O slap do baixo de Marcelo Mariano começa a ficar evidente em "Dias de Paz", que faz um solo arrebatador!. Em seguida, Ed anuncia uma nova versão para o clássico "Vamos Dançar", do primeiro disco dele. Nesta, podemos curtir a guitarra jazz-rock do mestre Paulinho, e um solo de trombone de Aldivas Aires. Pra animar ainda mais a noite, a irresistível Fora da Lei, que conta com mais um solo de Mariano, em noite inspirada! A bateria eletrônica suave de "Por Você Ser Mais" comanda o momento relax do show, que fica ainda mais romântica com o solo de sax do grande Lelei. Outra romântica vem em seguida, "Falso Milagre do Amor", com a suavidade do piano de Glauton Campelo. O clima continua lovy com "A Flor do Querer", com licks saborosos da metaleira! "Vendaval" é um sopro de groove nas baladas românticas. Bacana ouvir uns backings na intro, e curtir o trompete de Jessé Sadoc. E mais gratificante ainda ouvir o momento solo de Ed, com seus solos e scats vocais que arrepiam! Uma das antigas aparece no meio do show. "Já!!!" se encaixa perfeitamente no clima suave desta parte do show. Mas o groove ainda está lá, firme e envolvente, assim como o hot brass! E é claro, com o solo malemolente e malandro do Paulinho Guitarra! Que acaba levando a música para um êxtase total! Outra velhinha que aparece é "Baixo Rio", mas esta é daquelas que não podem faltar, tamanha sua qualidade!. Daí, o momento mágico do show: Ed fica só no palco e faz os seus incríveis scats, incluindo fazendo o baixo do tema "Everybody Dance", do Chic. Demais! O show no fim anuncia os clássicos Manuel e Solução, que dispensam comentários.

A banda toca um tema de encerramento, mas todos voltam para o bis e reprisam o hit Fora da Lei, com direitos a mais solos de Mariano! Showzaço! Feliz de quem assistiu, ao vivo…

Track List

01.Intro - Cartão de visita
02.Daqui pro Meiér
03.Lustres e Pingentes
04.Dias de Paz
05.Vamos Dançar ‘98
06.Fora da Lei
07.Por Você Ser Mais
08.Falso Milagre do Amor
09.Flor do Querer
10.Vendaval
11.Já!!!
12.Baixo Rio
13.Scats (inclui Everybody Dance)
14.Manuel
15.Solução
16.Tema instrumental de encerramento
17.Encore - Fora da lei

Créditos:

Glauton Campello: Teclados e direção musical
Paulinho Guitarra: Guitarra
Marcelo Mariano: Contrabaixo elétrico
Renato Massa Calmon: Bateria
Aldivas Aires, Lelei e Jessé Sadoc: Metais

Créditos: Bloptical Ed Motta

8 comentários :

  1. Nossa, adorei o blog!
    O conteúdo é excelente, a maneira como descreve os artistas, e ainda disponibiliza formas de baixar suas músicas, etc... Muito bom!

    Aproveitando que vocês dão esse espaço legal para diversos músicos, gostaria de sugerir a banda Trader, de Curitiba, que faz um som bem autêntico (mistura de blues com rock'n roll e rock alternativo).

    O download de todas as MP3 está disponível no site:
    http://www.bandatrader.com/

    E claro, no MySpace também:
    http://www.myspace.com/bandatrader


    Se vocês acharem que pode se encaixar na proposta do blog ficaríamos honrados de ter nossa banda entre tantos artistas renomados!


    Abraço e parabéns novamente pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos elogios ao Blog, fico muito feliz por isso.

    Vou conferir o som da sua banda, já baixei algumas músicas e vou ouvir, depois entro em contato com você Carlos. E parabens pela iniciativa em divulgar as músicas da sua banda para download.

    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog! Essa gravação do Ed Motta é simplesmente fantástica! Meu, que som, sorte mesmo de quem assistiu, foi certamente um privilégio. Grande cara o Ed, ter disponibilizado a gravação do show. E Muito Obrigado a vocês do blog, por terem trazido toda esta beleza para todos.

    ResponderExcluir
  4. Temos que agradecer primeiramente o Ed Motta que disponilizou e depois ao Marcelo Donati que liberou para que fosse postado aqui no blog.

    Eu não canso de ouvir esse show, já perdi a conta de quantas vezes ouvi hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Todos os arquivos foram removidos, me parece que pela APCM - Associação Anti-Pirataria Cinema e Música.

    Isso mostra que nem o próprio compositor é dono do seu trabalho.
    São meros escravos das gravadoras.

    Infelizmente este é o nosso mundo...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, isso por que o Ed Motta que disponibilizou para o pessoal da comunidade e eles gentilmente disponibilizaram aqui para o blog.

    Link Atualizado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. link inválido. uma pena, pois estava curioso.
    Mesmo assim valeu.
    Marco

    ResponderExcluir