terça-feira, 5 de agosto de 2008

Folha de SP: Lança Coleção Bossa Nova

Coleção retrata grandes nomes da bossa nova


Chega às bancas, no próximo domingo, dia 10, a Coleção Folha 50 Anos de Bossa Nova. Composta por 20 livros-CDs, a série vai traçar ao longo de 19 semanas um panorama desse estilo musical derivado do samba que continua sendo cultuado no Brasil e no exterior.

Os dois primeiros volumes --dedicados, respectivamente, a Antonio Carlos Jobim e Dick Farney-- serão vendidos juntos, no sistema "leve 2 e pague 1". Outros expoentes, como Vinicius de Moraes, Baden Powell, Carlos Lyra, Nara Leão, João Donato e Johnny Alf, também terão suas obras focadas em volumes posteriores.

"As pessoas continuam apaixonadas pela bossa nova", diz o jornalista, escritor e colunista da Folha Ruy Castro, autor dos textos da coleção. "Hoje você pode ver numa loja uma parede inteira de CDs de bossa nova. Raramente há uma semana que não tenha um show do Roberto Menescal, da Wanda Sá, do Carlinhos Lyra ou do Marcos Valle. Além disso, tem uma garotada nova tocando muita bossa nova por aí."

Autor de livros dedicados ao estilo, como "Chega de Saudade - A História e as Histórias da Bossa Nova" (1990) e "A Onda que se Ergueu no Mar - Novos Mergulhos na Bossa Nova" (2001), Castro traça para a coleção da Folha perfis de 20 de seus compositores, intérpretes e instrumentistas mais significativos.

João Gilberto

O escritor lamenta o fato de João Gilberto, músico essencial na criação da bossa nova, ter recusado o convite para participar da coleção por não aceitar o modelo proposto.

"João Gilberto tem todo o direito de se esconder em casa, de não sair à rua nem para comprar um retrós. Mas a sua obra, de certa maneira, já não lhe pertence integralmente. Ela faz parte do patrimônio da humanidade. João não deveria cercear a sua divulgação", diz.
Castro acha que a lista dos 20 nomes escolhidos para a série pode até não agradar a todos os fãs do gênero, mas acredita que essa é uma reação natural, tratando-se de uma corrente musical que revelou tantos grandes talentos.

"As possíveis discordâncias que as pessoas possam ter em relação a esses 20 artistas só demonstram a força da bossa nova. Tirando Tom, Vinicius, Baden, Carlinhos Lyra e mais um ou outro nome que são obrigatórios, você poderia fazer outra lista inteiramente diferente de grandes artistas", observa ele.

Além de sintetizar a obra e a personalidade do artista focalizado, cada volume da coleção traz as letras das canções incluídas no respectivo CD. Inclui também frases do músico, discografia selecionada, bibliografia e lista de participações em projetos especiais e trilhas sonoras.

Na seleção para as faixas dos CDs, houve a preocupação de incluir, quando possível, gravações menos comuns. É o caso, por exemplo, de três faixas do CD dedicado a Roberto Menescal (volume 11), que foram lançadas originalmente no compacto duplo "Bossa É Bossa", em 1959, pela gravadora Odeon. "Esse foi o primeiro disco que trouxe a expressão bossa nova na capa. E essas gravações nunca tinham saído antes em CD", comenta Castro.

Fonte: Folha Online.

Lançamento Artista

1 10/ago Antonio Carlos Jobim
2 10/ago Dick Farney
3 17/ago Vinicius de Moraes
4 24/ago Baden Powell
5 31/ago Carlos Lyra
6 7/set Nara Leão
7 14/set João Donato
8 21/set Johnny Alf
9 28/set Lucio Alves
10 5/out Miúcha
11 12/out Roberto Menescal
12 19/out Marcos Valle
13 26/out Leny Andrade
14 2/nov Pery Ribeiro
15 9/nov Sylvia Telles
16 16/nov Maysa
17 23/nov Wilson Simonal
18 30/nov Os Cariocas
19 7/dez Joyce
20 14/dez Milton Banana Trio

Como funciona a Coleção Folha 50 Anos de Bossa Nova
Nas bancas, por R$12,90** você leva um livro. São, ao todo, 20 livros-cds, todos os domingos, sendo que no lançamento você compra um título e leva dois ( Antonio Carlos Jobim e Dick Farney ).

Site Oficial: Clássicos da Bossa Nova


Essa Coleção será excelente igual foi a "Clássicos do Jazz", 20 cds com livretos explicando musico por músico. Quem puder comprar recomendo. Infelizmente não poderei comprar dessa vez. Mais quem estiver pensando vá as bancas já no Domingo e complete essa Coleção. Eu tenho a do "Classicos do Jazz" e posso dizer o material é de 1º qualidade. Vale e muito a pena.

Nenhum comentário :

Postar um comentário