sábado, 16 de maio de 2009

Thelonious Monk Quartet with John Coltrane

(John Coltrane, Shadow Wilson, Thelonious Monk and Ahmed Abdulmalik)


Thelonious Monk e John Coltrane se encontram para show que ficou marcado para sempre na história do Jazz. Os grandes músicos são aqueles que marcam sua carreira por criar seu estilo próprio de tocar, Thelonious Monk sofreu com isso até ser reconhecido como um gênio da música.

"Thelonious Monk Quartet with John Coltrane at Carnegie Hall" é um clássico inédito do jazz que documenta uma das mais importantes bandas de trabalho da história da música, um grupo de vida curta e, até o momento, considerado frustrantemente pouco gravado. O show, ocorrido na famosa casa de Nova York em 29 de novembro de 1957, foi registrado em recém-descobertas fitas gravadas pela Voice of America para uma transmissão de rádio e encontradas no início de 2005 na Biblioteca do Congresso Americano, em Washington DC, ou seja, apesar de antigo, esse material nunca saiu em CD ou mesmo LP.

Até hoje, pouca documentação gravada do quarteto de Monk com Coltrane esteve disponível, fato que torna essa descoberta ainda mais significativa. O grupo chegou a gravar três faixas em estúdio para a Riverside no verão de 1957, "Ruby My Dear", "Trinkle, Tinkle" e "Nutty", esta última presente em Thelonious Monk with John Coltrane.

Thelonious Monk Quartet with John Coltrane at Carnegie Hall, que chega em álbum pela EMI Music, é a única gravação profissional de duração completa conhecida até hoje de uma extraordinária parte da história do jazz.

1957 - Live At Carnegie Hall
Gênero: Jazz



Track List

1. Monk's Mood
2. Evidence
3. Crepuscule with Nellie
4. Nutty
5. Epistrophy
6. Bye Ya
7. Sweet and Lovely
8. Blue Monk
9. Epistrophy

Thelonious Monk – (piano)
John Coltrane – (saxofone tenor)
Ahmed Abdul-Malik – (baixo)
Shadow Wilson – (bateria)

Site Oficial: Thelonious Monk
Site Oficial: John Coltrane

4 comentários :

  1. Daniel Argentino!!!! o que é que é isso? Meu Deus do céu! Sou um apreciador iniciante de jazz, por isso não conheço muita coisa, mas o pouco que sei me faz perceber a importância e o valor dessa história. Esse material é riquíssimo histórica e musicalmente. Quando vique estava disponível para baixar aqui, quase tive um treco... rs. E ainda mais pelo repertório escolhido por eles... Maravilhoso!!! Muito grato pelo serviço aos amantes do bom jazzz... Paz e luz para ti. Abraço. Deyvid.

    ResponderExcluir
  2. Eae Deyvid. Valeu pelo elogio. Esse album do Thelonius Monk e John Coltrane é mesmo uma raridade. Quando eu encontrei e li sobre o que se tratava também nao acreditei.

    O lance da gravação ter levado anos e anos para ser encontrada já faz desse album uma raridade.

    Muito bom mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. um excelente CD. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela postagem.

    Fazia tempo que estava procurando este álbum.

    abraço,

    ResponderExcluir