segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Art Blakey

Coleção Folha: Clássicos do Jazz VOL 5 - (21/10/2007)


Mesmo que não fosse um dos maiores bateristas do jazz, Blakey teria um lugar reservado na história graças às dezenas de novos talentos que descobriu e lançou.

Por mais de 30 anos, seus Jazz Messengers foram uma verdadeira academia de bom jazz, revelando futuros astros como Wynton e Branford Marsalis, Wayne Shorter, Lee Morgan, Keith Jarrett e Freddie Hubbard. O baterista também tocou e gravou com outros gigantes como Miles Davis e John Coltrane.Blakey nasceu em 11 de outubro de 1919, em Pittsburgh, Pensilvânia.

A historia de vida do Art é sensacional, ele não tinha lembrança alguma de sua mãe , nem mesmo uma fotografia. Seu pai os abandonou logo quando casou (alias a mãe dele ja estava gravida), o casamento só aconteceu por isso. Mais no mesmo dia seu pai achou um jeito de escapar. Sofreu preconceito pelo pai, por que dizia que a cor da pele de Art era mais negra que a sua. Mais Art também não teve infância, casou com 14 anos e aos 15 já era pai. Teve que sustentar sua mãe,e mesmo ja trabalhando desde os 11 anos , ele arrumou um segundo emprego numa Big Band. Trabalhava na mina de carvão das 8h as 17 e no clube das 23h aonde só saia ao amanhecer.

Art começou como pianista, mais foi curta quando a direção do Clube que ele tocava resolveu trazer um show de Nova York, cujas partituras seriam executadas pela banda, ele se viu sinuca. Logo no primeiro ensaio admitiu a todos (mesmo não sendo novidade para os colegas) que não sabia ler musica. Resumindo, Art viu seu emprego indo embora por causa do novo pianista (mesmo ele estando a 2 anos na frente da banda). Enfim, o dono do clube o chamou - um tipico gângster com um revolver 38 no cinto - e falou para Art

"Você quer continuar trabalhando aqui? Então vá tocar bateria". Decretou o patrão. Art ainda esboçou reação mais ao ver a amar percebeu que, se quisesse se manter no emprego (e a sua saúde) seria mais sensato sentar logo à bateria e tocá-la da melhor maneira que pudesse.

Foi o que ele fez durante as seis decádas seguintes, para a alegria dos fãs que jamais lamentaram o fato de Art Blakey ter abandonado o piano.

Track List

1. Moanin'
2. Blues March
3. Lester Left Town
4. A Night in Tunisia
5. Dat Dere
6. Mosaic
7. Free For All

Informações Adicionais de Art Blakey: Clique Aqui
Site Oficial do Art Blakey: Clique Aqui
Compre a Coleção: Clique Aqui

Nenhum comentário :

Postar um comentário