quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O jazz na ilha deserta

Por Edison Junior

Na linha da velha proposição “quais os 10 álbuns de jazz que você levaria para uma ilha deserta?”, minha escolha seria (em ordem alfabética):

BENNY GOODMAN – Carnegie Hall The Complete Concert - O concerto dado em 1938, no Carnegie Hall, em Nova York, com clássicos da Era do Swing mais um apanhado da época anterior. Pela primeira vez o jazz se apresentou em uma casa de concertos.

J - Benny Goodman

BUDDY RICH – Big Swing Face – Gravado ao vivo, mostra toda a energia e técnica do baterista, acompanhado por uma excelente banda e um repertório fantástico.

J  -Buddy Rich

DAVE BRUBECK – Take Five - O famoso quarteto de Dave Brubeck no seu álbum mais notável.

J - Dave Brubeck

ELLA FITZGERALD – The Cole Porter Song Book vols. 1 e 2 – Uma das maiores vozes do jazz interpretando um dos maiores compositores americanos, Cole Porter.

J - Ella Fitzgerald

JIM HALL - Live! – Um trio de guitarra (Jim Hall), baixo e bateria, arrasando alguns temas clássicos do jazz em um ambiente intimista de casa noturna.

J - 014

MICHEL PETRUCCIANI – Trio in Tokio – Esse álbum é uma paixão recente minha. Músicos fantásticos, repertório idem. Vale conferir. Você pode ouvi-lo inteiro no podcast CJUB (clique no link embaixo da capa do CD)

J - Michel Petrucciani



NAT ‘KING’ COLE – After Midnight – Esse é outro álbum clássico. Meu pai o tinha em LP e foi uma das minhas primeiras audições de jazz. Ouvi quase até furar.

J - Nat King Cole

OSCAR PETERSON – The Oscar Peterson Big 6 – Gravado ao vivo no Festival de Montreux, em 1975, o sexteto é composto por Joe Pass (guitarra), Toots Thielmans (harmônica), Milt Jackson (vibrafone), Niels Henning Oersted Pedersen (baixo), Louis Bellson (bat) e, naturalmente, Oscar Petrson (piano).

J - Oscar Peterson Big 6

OSCAR PETERSON – Exclusively for my Friends – um box com 4 CDs, cujas músicas foram compliadas de uma série de LPs gravados na Alemanha. Uma aula de piano, tanto solo quanto em trio.

J - Oscar Peterson Excl

LESTER YOUNG & TEDDY WILSON – Pres and Teddy – O saxofonista Lester Young encontra o quarteto de Teddy Wilson e tocam um repertório delicioso. A versão de All of Me, na minha opinião, é definitiva, irretocável.

J - Pres and Teddy

Esses são os meus, e você, quais levaria?

2 comentários :

  1. Gosto dessas listas. Somente 10 é bem dificil escolher. Os do Peterson, Brubeck e Michel Petrucciani são inesquecíveis e indispensáveis.

    Seguem outros 10:

    1. Montreux Alexander! (MPS).

    2. Miles Davis - Kind of Blue

    3. John Coltrane - Giant Steps

    4. Jimmy Smith - Organ Grinder Swing

    5. Wes Montgomery - Smokin at the Half Note

    6. Kenny Burrell - A Night at the Vanguard

    7. Sonny Rollins - Saxophone Colossus

    8. Clifford Brown & Max Roach - O que tem Jordu, Joy Spring & Blues Walk

    9. Bill Evans - Sunday at Village Vanguard

    10. Joshua Redman - Mood Swing (um clássico atemporal gravado na década de 90 por um dos young lions de maior destaque)

    Sairam esse por que me concentrei mais nos artistas consagrados, deixei o jazz mais tradicional e o free jazz um pouco de lado; e ainda teria uma segunda ou terceira opção dos arstistas que coloquei.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a postagem Edison. Fiquei pensando quais seriam os 10 álbuns que levaria e não consegui chegar a uma lista..hahah. É muito complicado. Mas por cima, certamente levaria Kind of Blue do Miles Davis, After Midnight do Nat King Cole também é uma ótima pedida, levaria alguns do John Pizzarelli, Renaissance do Marcus Miller, levaria Blue Train do Coltrane, Takin Off do Hancock e mais alguns.

    É uma escolha muito cruel para quem curte boa música, isso pq estamos falando só de jazz, agora imagine se fossem 10 álbuns (entre todos os estilos que eu curto)..hahah.

    Meu caro Edison, na melhor das hipóteses o bom mesmo é nunca ir parar em uma ilha deserta..rsrs..

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir