segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ingressos: Preços Abusivos x Fiascos nas vendas


Por Daniel Faria

Um dos assuntos mais comentados recentemente na internet é em relação a The Born This Way Tour da cantora pop Lady Gaga. A extravagante cantora, chega para sua primeira visita ao Brasil, com shows que começam no Rio de Janeiro (9), em São Paulo (11) e encerra em Porto Alegre (13). Apesar de ser a primeira turnê em terras tupiniquins e levando em conta a quantidade imensa de fãs espalhados pelo país, a expectativa em torno das vendas dos ingressos era a melhor possível, mas não foi isso que aconteceu.

Em seu blog Popload, o jornalista Lucio Ribeiro comenta o que ele chama de "Lady Gaga fiasco", e expõe números alarmantes sobre a venda de ingressos no Brasil e na América Latina. E pasmem, em alguns casos existe até uma espécie de liquidação, na melhor maneira "compre um e leve outro". Segundo o jornalista a produtora de shows Time4Fun estava vendendo ingressos em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. O parcelamento era estendido a outros concertos trazidos pela empresa, como Linkin Park (outubro) e Joss Stone (novembro). No site Peixe Urbano, estão vendendo ingressos de inteira (R$ 350) pelo preço de meia (R$ 175).

Segue abaixo alguns dados que comprovam o fiasco.
• Até sexta-feira passada, para o show de São Paulo, a maior cidade do país e a que mais compra ingressos, tinham sido vendidos apenas pouco mais de 33.000 ingressos dos 65.552 disponíveis. Praticamente a metade da carga apenas. E dizem que em Porto Alegre a porcentagem é menor.
 •  Em Lima, Peru, a performance de vendas é ainda pior. Tudo bem que o show é “só” no dia 23, mas até neste sábado, para um local onde cabem 52 mil pessoas (Estádio San Marcos), apenas 13 mil entradas foram adquiridas. 
 •  Para o show de São Paulo, compre um e leve outro grátis. A campanha está nos jornais. Leve um ingresso e as lojas Riachuelo, patrocinadora do show, te dá outro.
Em tempo caro leitor, não é novidade do público brasileiro que os preços dos ingressos são abusivos. Mas de quem é a culpa ? É da pirataria (usada muitas vezes como bode expiatório) ? É da cota de meia entrada ? Ou dos produtores que buscam atingir lucros altíssimos ?

Também não é novidade que o Brasil virou definitivamente rota obrigatória para os grandes cantores e bandas internacionais, isso sem falar dos festivais. O Rock in Rio 2013 já foi confirmado e a venda do RiR Card esgotou em tempo recorde, também estamos a duas semanas do show do KISS em São Paulo, eu mesmo paguei 300 reais para ir ao show, isso sem contar os outros que já passaram e que vão passar até o fim do ano.

Então diante desse cenário que está sendo o fiasco da venda de ingressos da Lady Gaga o jornalista Lucio Ribeiro fez algumas perguntas pertinentes, mas que a meu ver servem também como questionamento para todos os shows que estão passando pelo país atualmente. 

- É uma reação do público ao valor do ingresso?

- Há uma excessiva demanda de shows por aqui, grandes concertos já não são tão novidades na área e de alguma forma estamos cansados (e sem dinheiro) para acompanhar tudo o que aparece?

- É um problema econômico geral (dizem que a Madonna também está vendendo bem abaixo do esperado)?

- Tudo isso junto e misturado?

Apesar do texto original do jornalista ter sido feito em torno da turnê da Lady Gaga, vi nesse excelente texto uma abertura para debater esse preço excessivo dos ingressos. É claro que como fanático por música, a vontade é ir no maior numero de shows possíveis  mais diante dos altos preços, somos obrigados a selecionar nossas escolhas e muitas vezes fazer dividas para conseguir realizar tal desejo. 

E aí caro leitor, qual a sua opinião sobre esse assunto ?? Você acha que os preços abusivos e grande demanda de shows, pode aumentar o fiasco nas vendas dos ingressos ?  

Particie, deixe seu comentário. 

Fonte Original: Popload (Lucio Ribeiro)

2 comentários :

  1. Eu acho que os fatores que levaram ao fiasco de venda são todos os descritos na matéria, juntos e misturados, mas o mais importante é que ENFIM o fiasco está acontecendo.
    Todos nós reclamamos dos preços abusivos dos ingressos mas fazemos sacrificio para compra-los e isso ESTA ERRADO!! minha ultima loucura foi pro último show da Madonna e estou pobre desde então hahaha mentira!! só comecei a valorizar os shows incriveis no SESC e não dar meu pescoço pra sangue suga chupar, que bom que a maioria segue o mesmo caminho, talvez as coisas mudem =D
    e no mais, vamos comemorar a transmissão Ao Vivo do KISS \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ já tenho amigas que como eu estarão online em chat ao vivo haha

    =P

    ResponderExcluir
  2. Em certo ponto concordo com voce Tatiane. Um dos pontos são os shows do SESC, vi dois esse ano (Celso Salim e Ari Borger), e foi sensacional.

    Em relação ao KISS, eu vou, afinal é um show q eu sempre sonhei em ir, assim como do Iron Maiden, e na minha opinião o espetáculo vale o ingresso.

    O que eu chamo de abuso é um show custar 600 reais ou 800 reais (como foi o setor VIP do BB King em São Paulo). Isso é abusivo demais.

    ResponderExcluir