terça-feira, 30 de outubro de 2012

Southern Rock de A a Z


Garimpando a internet encontrei esse texto publicado no blog #collectorsroom pelo Ricardo Seelig. Um texto que traz muita informação e curiosidades sobre o southern rock. Uma ótima oportunidade para quem já conhece ou então para quem está começando a se aventurar por esse universo.

Por Ricardo Seelig

Gregg Allman uma vez disse que southern rock é o mesmo que dizer “rock rock”. Essa frase resume bem um dos gêneros mais tradicionais do rock, desde seus primórdios até hoje. Certa vez montei esse Southen Rock de A a Z voltado para o público do Move That Jukebox  na tentativa de introduzir os mais jovens ao mundo do rock sulista. Não sei se deu certo, mas passado um certo tempo, tenho a oportunidade de compartillhar o especial aqui com vocês, cheio de referências históricas e curiosidades sobre bandas que merecem atenção especial. Espero que gostem.

A de Allman Brothers Band. Banda pioneira no estilo southern rock, mesclando blues, country, rock, folk e até jazz.



B de Bandeira dos Estados Confederados dos Estados Unidos América, que serve como pano de fundo para a maioria das bandas de southern rock. Para saber mais sobre a história da Guerra da Secessão (que “rachou” os Estados Unidos da América) clique aqui .


C de Capricorn Records, gravadora responsável por praticamente todos os velhos clássicos do southern rock. Clique aqui  para ver uma lista com alguns discos lançados pela gravadora.

D de Dixie Dregs. Banda formada em 1975, contava com Steve Morse no posto de guitarrista. Famosa por misturar (virtuosamente) vários estilos musicais, como jazz, southern rock e bluegrass, a banda não teve muito tempo de vida, mas sua influência na música atual é inegável. De vez em quando ainda pipocam alguns shows comemorativos com os integrantes da formação clássica.


E de Estrada. As bandas de southern rock são conhecidas pelo espírito aventureiro de “pé-na-estrada” e são as que mais fazem shows pelas mais variadas cidades dos Estados Unidos. A The Allman Brothers Band mesmo, antes de lançar seu primeiro disco, já possuía um enorme reconhecimento do grande público, devido ao número exaustivo de shows previamente realizados.


F de Funochio’s. Esse é o nome do bar em que Al Kooper viu o Lynyrd Skynyrd tocar pela primeira vez. O resultado disso? Um contrato com a gravadora MCA e a produção de Pronounced ‘Lĕh-’nérd ‘Skin-’nérd, o disco de estreia da banda.


G de Georgia Satellites, banda formada em 1980, fez um relativo sucesso na década de sua origem. Oficialmente, o grupo nunca se deu por terminado, e seu último lançamento, Shaken Not Stirred, saiu em 1997. Em abril de 2003, em Atlanta, Baird, o baixista Keith Christopher e o baterista David Michaelson tocaram duas noites sob o nome de Keith and the Satellites. De lá pra cá, pouco (ou quase nada) se ouviu falar do grupo.



H para o disco Hittin’ the Note da Allman Brothers Band que, além de ser o mais recente álbum de estúdio do grupo, é também o primeiro sem Dickey Betts, guitarrista e principal compositor, (ao lado de Gregg Allman). Diversos problemas de bebedeira e agressões levaram o músico a ser demitido, depois de mais de trinta anos de parceria. Para o seu lugar, foi recrutado o jovem Derek Trucks, que, além de excelente guitarrista, domina como pouco a técnica slide, recurso usado com grande frequência no estilo.


I de Influência. Bandas e artistas como Metallica, Pantera, Primal Scream e Kid Rock já declararam sua paixão ao southern rock. Kid Rock inclusive já se apresentou ao lado do atual Lynyrd Skynyrd em várias ocasiões.


J de Jacksonville, cidade localizada no sul da Flórida e terrra natal de bandas como Lynyrd Skynyrd e Molly Hatchet.

K de Kentucky Headhunters, banda que surgiu na década de 1980 e faz um misto de honky tonk, blues e southern rock – tudo com uma forte pegada de country music. É uma daquelas bandas que acreditam que a estrada é o melhor lugar para se tocar rock and roll, lançando poucos discos, mas com muito apetite por turnês.


L de Lynyrd Skynyrd (lógico). Essa foi a primeira banda a erguer a bandeira sulista em seus shows, além de marcar a época de ouro do southern rock. Também foi uma dos primeiros grupos que tinham três guitarristas solistas em sua formação. 



M de Marshall Tucker Band. Banda que demonstra forte influência de country e western em seu som, com o diferencial de ter em seu line-up um flautista.



N de Neil Young, que arrumou uma baita encrena quando criticou certos costumes racistas que existiam na região sulista dos Estados Unidos, através da música “Southern Man”. O Lynyrd Skynyrd respondeu às críticas de Young com a música “Sweet Home Alabama” e, graças a essa canção, foi tachado de racista pela imprensa da época.

O de Outlaws. Banda formada em Tampa, Flórida, no ano de 1972. Também tinham três guitarristas em seu line-up. Com mudanças na formação durante o passar dos anos, a banda gravou alguns álbuns até 1982, quando encerrou as atividades. No ano seguinte, Hughie Thomasson e Henry Paul reformularam o grupo, reiniciando os trabalhos. Em 1986, Henry Paul deixa (novamente) o Outlaws, formando um grupo de country music chamado Blackhawk.


P de Point Blank, banda originada no Texas. Formada em 1974 e descoberta por Bill Ham (ZZ Top, Hank Williams Jr), lançou seis álbuns entre 1976 e 1982.

Q de Quinvy Studios, localizado na cidade de Muscle Shoals, Alabama. As primeiras gravações do Lynyrd Skynyrd (inclusive a primeira versão do hino “Freebird” e outros futuros clássicos) foram concluídas em duas sessões nesse estúdio, durante a primavera de 1971.


R de Rossington-Collins Band. Dois anos após a queda do avião que matou vários integrantes do Lynyrd Skynyrd, Allen Collins e Gary Rossington decidiram formar um novo grupo, junto com os velhos companheiros que sobreviveram ao acidente (com exceção do baterista Artimus Pyle e adição de Barry Lee Harwood – na terceira guitarra). Dale Krantz (até então backing vocal do 38 Special) foi convocada para o posto de vocalista e, após dois discos (em 1982), a banda se separa, devido à morte da esposa de Allen Collins. Outro fator que pode ter contribuído para o fim da banda foi o envolvimento entre Gary Rossington e Dale Krantz, que após o fim da banda, acabam se casando. Atualmente, Krantz se dedica aos backing vocals do Lynyrd Skynyrd.


S de Southern Rock Allstars. Banda formada por nomes como Dave Hlubek (fundador do Molly Hatchet), Jay Johnson (que já tocou em bandas como Gary Rossington Band e Lynyrd Skynyrd) e o baterista Jakson Spires (ex-Blackfoot). Não é à toa que o grupo se chama The Southern Rock Allstars!


T de Thirty Eight Special, banda liderada por Donnie Van Zant, irmão mais novo de Ronnie Van Zant, vocalista original do Lynyrd Skynyrd. Inicialmente, o grupo era basicamente influenciado por southern rock mas, com o passar do tempo, acabou prevalecendo uma sonoridade mais pop no som do 38 Special – o que não tira o mérito do grupo, que continua fazendo altas sonzeiras.



Ultimamente a atual formação do Lynyrd Skynyrd tem passado por situações difíceis, perdendo o baixista Ean Evans e o tecladista Bill Powell (esse último , junto com Gary Rossington, era um dos últimos remanescentes da formação original do grupo). O mais recente álbum de estúdio da banda, lançado em 2012, se chama Last of a Dyin'Breed. Por aqui, ficamos com a faixa "Floyd", do disco God & Guns, que conta com participação especial de Rob Zombie. 



V de Van Zant, projeto de country-rock liderado pelos irmãos Donnie e Johnny Van Zant (vocalistas do 38 Special e Lynyrd Skynyrd, respectivamente). Desse projeto já foram lançados os álbuns Brother to Brother (1998), Van Zant II (2001), Get Right with the Man (2005) e My Kind of Country (2007).

W de Warren Haynes que, além de ser o principal guitarrista da Allman Brothers Band, também é guitarrista/vocalista/líder de um grupo muito bacana chamado Gov’t Mule.


X de Xis Tudo

Y foi a letra usada para homenagear um professor linha dura que não gostava de cabeludos, na época de colégio dos jovens Ronnie Van Zant, Gary Rossington e Allen Collins. Ao batizar a banda, Van Zant teve a idéia de trocar as vogais do nome do carrasco por Y. O nome do professor? Leonard Skinner.


Z de ZZ Top (lógico). A banda texana mantém a mesma formação desde 1971, com Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard. Verdadeiros dinossauros do southern rock.



Fonte: #CollectorsRoom

2 comentários :