quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carta aberta a quem quiser ler

Por Daniel Faria

No próximo mês o Jazz & Rock irá completar 5 anos de vida. Isso deveria ser motivo de orgulho para um blogueiro que é apaixonado por música, que vem se dedicando todos esses anos a divulgar a cultura da forma mais simples possível, com um proposito de trazer ao conhecimento dos leitores o que eu estava conhecendo ou ouvindo no momento. Em 5 anos, muita coisa aconteceu, o golpe mortal aconteceu no ínicio deste ano, quando a minha conta do Mediafire foi excluida sem aviso, perdendo um acervo digital de 40 GB. 

Porém o meu amor pela música, me fizeram continuar, eu que estive esses anos todos praticamente sozinho a frente do blog, nunca consegui um colaborador que estivesse do meu lado nos momentos de dificuldades, apesar disso agradeço a todos que tiveram a oportunidade de passar por aqui e de colaborar de alguma forma com o blog. As vezes que eu abria vaga de colaborador, poucos se interessavam e depois largavam mão, enfim, não existia paixão nisso.

Quem é leitor antigo sabe, o Jazz & Rock passou por algumas mudanças, esse blog que inicialmente divulgava os álbuns com os downloads, acompanhado por textos mediocres, com o tempo foi ganhando forma, textos mais elaborados - dentro da minha limitação - como resenhista, trouxe as dicas de leituras, enfim, tentei ao máximo deixar esse espaço da forma mais simples e agradavel possivel. Depois cheguei ao facebook também, com um perfil e uma pagina.

Bom em cinco anos, não tenho de fato do que me orgulhar, pelo contrário, lamento. Agradeço os leitores do Jazz & Rock, mas ao mesm tempo faço o que eu já fiz outras vezes, chega a ser digamos humilhante, mais gostaria que o pessoal participasse mais, com comentários, com criticas e enfim, mostrando interesse em debater a música, por isso foi criada a página do facebook, mais nem lá isso acontece. É foda você manter uma  blog, onde nem a porra de uma enquete é votada, uma página no facebook onde só sabem "curtir" e não escrevem nada de útil. Enfim, isso tudo é desestimulante.

Apesar de não ter mais os downloads e de não voltar com eles, pois não existe condições para isso, pois s e tornou inviável, então apostei em publicar resenhas ou noticias relevantes, e atualizar o blog dentro da minha limitação de tempo, afinal não vivo disso.

O Jazz & Rock chega ao 5° ano de vida na UTI literalmente. Não compensa levar adiante um projeto que não deu certo e que eu considero quase como um fracasso. As pessoas não se interessam em participar, não conseguem perder 5 minutos para comentar algo interessante, e isso é lastimável, infelizmente. Esperava chegar a esse ano comemorando e não lamentando.

Nesses ultimos meses venho trazendo novidades, e lutando para não chutar o balde de vez, mais por um unico motivo, meu amor pela música, eu amo essa droga, sou viciado nela,  não vivo sem ela, e isso é o que ainda me motiva, e não mais querer divulgar nada para ninguem, já que não existe o feedback, as pessoas só sabem perguntar "E o link do download?", enfim. Não tem como não perder a vontade de continuar.

A grande verdade é que o Jazz & Rock, um dos poucos blogs de download que mesmo depois de sofrer um baque, continua na ativa, está respirando com aparelhos.

Atenciosamente

7 comentários :

  1. Caro Daniel, infelizmente nem sempre as pessoas comentam, mas tenho certeza que muita gente passa por aqui e aprecia a sua dedicação. Acho que blogar é meio assim mesmo. No começo eu comentava mais nos blogs em que passeio, mas nem por isso deixei de lê-los. Às vezes é melhor não falar nada do que falar bobagem.
    Vamos dar uma incrementada aqui! Força, meu velho!

    ResponderExcluir
  2. po... =( acompanho o seu blog desde a época dos downloads, sinto falta deles mas não reclamo e nem cobro pois ganhei em troca muito conteúdo, hoje em dia as coisas acontecem num ritmo tão frenético que por muitas vezes não conseguimos parar um minuto e agradecer... acrescentar... minha culpa. minha máxima culpa. tenha certeza que o seu trabalho faz a diferença, para pessoas que como vc amam música. Não dá pra considerar só as visitas para vc não desanimar? ;) hehehe no mais, te acompanho pelo 'Google Reader' e não consigo comentar por lá viu rs... esse é um dos motivos por me manter calada ;) abraços, parabéns pela garra em manter o blog esses 5 anos e muito (MUITO) obrigado. Lets Rock!!

    ResponderExcluir
  3. Descobri o blog há pouco (na sua resenha sobre o show do John Pizzarelli) e compartilho da sua paixão pelo jazz e pelo rock.

    Não deixe essa sua paixão acabar. Sempre existe gente interessada em música.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Visito seu blogue com certa regularidade. Os dowloads não são importantes para mim. Curto a leitura dos artigos.

    É preciso que entenda que deve escrever e manter seu blogue independente do n.º de acessos ou de comentários, ou seja faça-o por prazer.

    Então, toca pra frente !


    PS: uma sugestão, por favor tire a etapa das "letrinhas" dos comentários.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, acompanho seu blog a muito tempo. Seus comentários-resenhas-discussões são de grande qualidade. Descobri alguns sons aqui, e há um tempo atrás, voc~e indicava os blogs que tinham o download. Seu blo´g é excelente, e acredite, vc tem grandes admiradores...

    v.

    ResponderExcluir
  6. Acompanho o blog há algum tempo mas não com muita frequência,confesso que no início achava se tratar de um blog feito por uma equipe,isso pela quantidade e qualidade em tudo que via no blog.Parabéns pela sua dedicação e tenha certeza que seu trabalho é muito apreciado pelos leitores.

    ResponderExcluir