quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Donzela de Ferro e a História: Iron Maiden (1980)

Caros leitores e leitoras.

Começa hoje aqui no Jazz & Rock, uma série de postagens sobre o Iron Maiden e os fatos históricos por trás de cada álbum da banda. A série foi criada pelo Ricardo Heavynick do blog História e Caos .Agradeço o Ricardo Heavynick por aceitar o meu pedido e permitir que eu postasse a série para os leitores do Jazz & Rock. Espero que vocês gostem e apreciem as postagens, pois é o resultado de um trabalho que envolveu muita pesquisa e que merece nosso reconhecimento. 

Então se você curte heavy metal e uma boa dose de história, seja bem vindo. 

Por Ricardo Heavynick ( História e Caos )

Quem é fã da Donzela de Ferro sabe o quanto estes caras tem carregado em suas letras passagens históricas, além de citações de autores como Shakespeare, mitologias e muito mais.

Claro, devemos muito destas letras a Steve Harris e Bruce Dickinson _ que além de piloto de avião, esgrimista, roteirista, vocalista do Maiden, é historiador. E de certa forma entrar no mundo do que estas letras dizem sobre a história, é entrar um pouco na mente destes caras.

Mas não nos percamos assim em sua genialidade somente, tudo aquilo que os boys Nicko, Dave, Adrian e Jenick fazem juntos, é motivo de admiração.

Mas que passagens são estas? O que há por trás disso tudo?


Não vou conseguir todas as respostas, mas analisando letra por letra e pesquisa aqui e acolá eu consigo algo de interessante. Embarquem nesta viagem comigo! Let's run free!!


Iron Maiden - Iron Maiden (1980)

O álbum começa com Prowler, e quer dizer algo como "perambulador" ou alguém que se esgueira atrás de algo (verbo prowl). Na música temos um cara observando e desejando mulheres.

Remember Tomorrow, Di'Anno escreveu em homenagem ao avô. É tudo que se sabe, analisando a letra pode-se imaginar que o avô dele foi piloto, inclusive algumas fontes sugerem que ele foi piloto da Força Aérea Real (Royal Air Force) na Segunda Guerra Mundial.

A RAF surgiu em 1918 e foi muito proeminente na II Guerra Mundial. É a segunda maior atualmente na OTAN, ficando atrás apenas da USAF (Força Aérea dos EUA). A RAF responde às ordens do ministro britânico da defesa.  

 Supermarine Spitfire Mk VA  
Durante a guerra, a RAF enfrentou a força aérea alemã, Luftwaffe na Batalha da Grã-Bretanha. Foi a primeira batalha da história apenas com aeronaves.

O fim desta batalha, vencida pelos ingleses, levou Winston Churchill a dizer: "Never, in the field of human conflict, was so much owed by so many to so few" _ em português: "Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos"   

O som Running Free segundo Paul Di'Anno é uma espécie de autobiografia de quando ele era jovem.
  

O álbum segue com Phantom of the Opera que é romance do francês Gaston Leroux de 1910, nome original Le Fantôme de l'Opéra. Esta obra foi adaptada para o cinema e teatro várias vezes e atualmente é o musical mais visto no mundo, com adaptação de Sir Andrew Lloyd Weber, superando Cats, dele mesmo.

Sobre o romance, recomendo que assistam o filme, veja o trailler de The Phantom of the Opera (2007).  

A instrumental Transylvania é o som seguinte. Esta região romena é muito conhecida graças a Vlad III, Príncipe (Voivoda) da Valáquia, ou mais popularmente como Vlad o Empalador ou Drácula. Ele foi príncipe de 1456 até 1462 (época do apogeu do império Otomano) 1448 e 1476.

Bran Castle na Transilvânia - Conhecido habitualmente como o "Castelo do Drácula"  
Vlad era um cavaleiro cristão e enfrentou os turcos e seu próprio irmão Radu. Ele utilizava de métodos cruéis contra inimigos, principalmente o empalamento - para quem não sabe, empalar é um método de tortura onde se enfia uma estaca no ânus, vagina ou umbigo e ela atravessa todo o corpo. Haviam métodos que impediam que a pessoa morresse imediatamente após a inserção da estaca, para que ela sofresse mais algumas horas de dor.

O irlandês Bram Stoker (1847 -1912) após estudar folclore europeu e histórias de vampiros lançou em maio de 1896 sua magnum opus, Drácula.   

Strange World parece falar de drogas, sério mesmo. Fala do seu mundo perfeito e diferente, que está aqui mas não está, enfim. Porém quando eu vejo que a letra foi escrita por Harris minha tese cai por terra, ele é muito certinho.  

Sanctuary parece alguém que cometeu um crime e precisa de um refúgio em santuário. Entre os séculos XIV e XVII um criminoso que se refugiasse em um santuário não podia ser preso, segundo a lei inglesa.

Capa do single "Sanctuary", lançado em 23 de maio de 1980.
A música Charlotte the Harlot é a primeira parte da "The Charlotte Saga", que eu carinhosamente chamo de a Saga da Puta _ com todo o respeito para as profissionais e amadoras da área. As outras músicas dessa saga são 22 Acacia Avenue (The Number of the Beast), Hooks on You (No Prayer for the Dying) e From Here to Eternity (Fear of the Dark). Se bem que muita gente discute se as duas últimas de fato fazem parte desta saga, o fato é que pelo menos uma delas toma parte.

Charlotte é uma prostituta de East End, Londres

East End fica à leste do Muro (Medieval) de Londres e ao Norte do rio Tâmisa. Foi uma das áreas que mais sofreram com os bombardeios na segunda Guerra Mundial. Antes disso a área já era uma das mais pobres do Reino Unido (e ainda é), onde se concentravam os imigrantes e as pessoas que viviam nas favelas do centro, que tiveram que sair devido as construções das docas e de um terminal ferroviário.  

Iron Maiden é aquela musica que os caras vão tocar para sempre, por que representa aquilo que é o Maiden. Eles fazem o público sangrar de alegria!!

Iron Maiden: Instrumento de tortura usado na idade média.
Mas também, Iron Maiden é um instrumento medieval de tortura com lanças dentro e na porta, conforme a porta vai fechando... bem, dá para imaginar o que acontece. Não, não dá, as lanças não atingem órgãos vitais, a pessoa morre de asfixia ou hemorragia um tempo depois.

Iron Maiden também é como a ministra britânica Margaret Thatcher era chamada.

A capa do single representa Margaret Thatcher portando uma submetralhadora Sterling preparando-se para atacar Eddie. A capa na verdade é uma brincadeira com a capa do single anterior, Sanctuary, em que Eddie aparece assassinando Thatcher.  
Depois deste álbum o guitarrista Dennis Stratton deixa a banda e é substituído por Adrian Smith. 

No álbum, a ordem das músicas pode mudar dependendo de onde ele foi lançado, o lançamento abaixo é o dos EUA. Na primeira versão não está incluída a faixa Sanctuary.



1. Prowler
2. Remember Tomorrow
3. Running Free
4. Phantom of the Opera
5. Transylvania
6. Strange World
7. Sanctuary
8. Charlotte the Harlot
9. Iron Maiden

Formação:
Steve Harris - Baixo e Backing Vocals
Dave Murray - Guitarra
Paul Di'Anno - Vocalista Principal
Clive Burr - Bateria
Dennis Stratton - Guitarra e Backing Vocals   


Fonte: História e Caos

Nenhum comentário :

Postar um comentário