sábado, 7 de julho de 2012

Review: Sara Gazarek - Blossom & Bee (2012)


Por Daniel Faria

Já faz um bom tempo que estou devendo novidades para os leitores do Jazz & Rock. Apesar de ter vários álbuns que acabaram de sair do forno para resenhar, confesso que tem faltado o essencial, que é inspiração para escrever. Mais prometo que vou postar todas as novidades que encontrei nesses meses. Bom vamos ao que de fato interessa, falar sobre música.

E hoje aproveito para falar sobre Blossom & Bee (2012), o novo álbum da cantora de jazz Sara Gazarek. Pois é, após um hiato de cinco anos, desde o seu último trabalho, a jovem, talentosa e ainda mais experiente, retorna ao estúdio com um álbum vigoroso. Em seu terceiro álbum, Sara mantem a linha do jazz clássico, com sua voz suave e afinada, passando uma sensação de leveza a cada canção.

A parceria entre a cantora e o pianista, arranjador e produtor Josh Nelson é sem dúvida a chave fundamental em Blossom & Bee (2012), ainda mais que os dois já trabalharam juntos nos outros álbuns dela. Juntando a eles, estão o organista Larry Goldings, o baixista Hamilton Price e o baterista Zach Harmon. O destaque fica por conta da participação especial do guitarrista John Pizzarelli, em duas faixas.

No repertório doze canções que reforçam ainda mais a qualidade e a evolução da Sara como cantora. Entre os destaques estão as composições próprias, a primeira a faixa-titulo, “Blossom & Bee”, onde Sara faz um duo perfeito com John Pizzarelli, uma das canções mais sensacionais do álbum, um jazz que recebeu o toque de ambos, de um lado a leveza, a voz suave de Sara, que mesclou ao suingue do Pizzarelli e sua guitarra. A outra é a “Fly Away Birdie”, um jazz suave, com um toque de R&B, onde Sara canta de maneira impecável, acompanhada pelo piano de Josh Nelson e o órgão do Larry. Uma canção arrebatadora. Entre as outras músicas destaque para a faixa que abre o álbum, “Everything I've Got”, escrita por Richard Rodgers e Lorenz Hart, que nessa versão ganhou um arranjo mais elaborado, um jazz clássico da melhor qualidade e que ficou ainda melhor com a voz da Sara Gazarek. Destaque também para a canção “The Luckiest” (o sortudo), composição de Bem Folds em parceria com a Sara, e que foi tocada no casamento dela. Em um álbum que soa tão moderno, há espaço para os clássicos. As músicas “Tea for Two” e “I'm Old Fashioned”, que seguem a fórmula que Sara mostrou nos álbuns, que alias é uma das marcas da cantora, de regravar e interpretar os clássicos com um toque moderno, porém sem exageros. “Down With Love” é uma das musicas que caiu no meu gosto logo na primeira audição, um jazz empolgante, com um andamento perfeito e com um refrão grudento. As músicas “So This Is Love” e “The Lies Of Some Handsome Men”, mostram como a Sara evoluiu como cantor desde seu ultimo trabalho, volto a dizer que a suavidade da sua voz faz toda diferença na hora de cantar uma balada romantica, ela consegue envolver a cada palavra, sua voz soa de forma impecável. Na segunda canção citada, destaque para o pianista Josh Nelson. Em “Some Of These Days”, a guitarra que surge logo na introdução não poderia ser de outro musico a não ser John Pizzarelli, não tem como não reconhecer seus acordes, nessa música Sara é acompanhada por John e o organista Larry Goldings.

Blossom & Bee é um álbum que certamente irá agradar boa parte dos aficionados por jazz. Sara Gazarek chega ao seu terceiro trabalho de estúdio, com a mesma intensidade do seu debut, porém trazendo uma experiência que foi adquirida ao longo desses anos. O resultado dessa junção, não poderia ser outro a não ser a excelência. Como disse no inicio da resenha, esse álbum tem tudo para ficar entre os melhores do ano.

Track List

01. Everything I've Got
02. Blossom & Bee
03. Fly Away Birdie
04. The Luckiest
05. Down With Love
06. Lucky To Be Me
07. Tea For Two
08. I'm Old Fashoined
09. So This Is Love
10. The Lies Of Handsome Men
11. Some Of These Days
12. Unpack Your Adjectives

Sara Gazarek - Everything I've Got


Sara Gazarek - Blossom & Bee (part. John Pizzarelli)


Site Oficial: Sara Gazarek

Um comentário :

  1. Boas notícias! Conheci (e passei a amar) Sara Gazarek no J&R. Pena que o som do meu computador está temporariamente fora do ar. Assim que der vou conferir os vídeos. Abraços!

    ResponderExcluir