quinta-feira, 7 de junho de 2012

Patto - Patto (1970)


Artista: Patto
Título: Patto
Gênero: Jazz-Rock
Ano: 1970
Selo/gravadora: Não encontrado

Por Thiago Lucena

Debut da banda, clássico do hard setentista. Formada em 1970 na Inglaterra por músicos fora de série: o vocalista Mike Patto, vinha da ótima Spooky Tooth, nas baquetas John Halsey, que havia tocado com Joe Cocker e gravado nada mais nada menos do que o disco Transformer de Lou Reed, na guitarra o influente Ollie Halsall, que tocou com um dos maiores nomes da psicodelia inglesa, Kevin Ayers, e um dos maiores usuários do vibraphone, um instrumento da família da percussão, aparecendo constantemente nesse disco, que duela em condições de igualdade com o segundo álbum da banda, Hold Your Fire, de 1971.

A banda navega pelo fusion, rock, jazz e progressivo com uma realeza peculiar. A primeira faixa confirma isso, The Man tem uma levada jazzística com o solo do vibraphone de Halsall lembrando o trompete dos grandes nomes do estilo. Se você ouvir Hold Me Back e/ou Red Glow por acaso na casa de um amigo ou em um bar vai achar que é alguma faixa desconhecida da Jimi Hendrix Experience, tamanha semelhança vocal e instrumental desses petardos. San Antone é o puro hard, a faixa descontraída do disco, o descompromisso no bom sentido. Em Government Man, a banda elabora formas mais complexas com um refrão forte e marcante, com passagens até southern. Money Bag é um festival de improvisações em seus mais de 10 minutos. O disco fecha com a brilhante Sittin´ Back Easy, demonstrando um talento absurdo, Mike Patto rouba a cena, assim como a cozinha sensacional e pesada.

Uma lenda que vaga pelas entrelinhas roqueiras, diz que o guitarrista tinha aprendido guitarra há três anos, pelo jeito, se for verdade, ele dedicou esses anos somente a aprender as nuances do instrumento. Os integrantes tiveram finais trágicos, Mike Patto faleceu em função de uma leucemia em 1979, o baixista Clive Griffiths sofreu um acidente de carro grave que apagou sua memória, não tendo lembranças do passado, Halsall teve um ataque cardíaco decorrente do uso de heroína em 1992 e o baterista Halsey hoje se locomove com o uso de muletas.

Um disco absurdamente fenomenal e quando você ouvir, vai lhe caber a velha máxima: "Como não ouvi isso antes?". Presença obrigatória em toda lista e coleção de melhores discos do Hard Rock Setentista.

Track List

01. Man
02. Hold Me Back
03. Time To Die
04. Red Glow
05. San Antone
06. Government Man
07. Money Bag
08. Sittin Back Easy

Patto - Hold Me Back


Patto - The Man


Patto - Government Man

2 comentários :

  1. Não conhecia o som da banda, me surpreendi, bom demais. Grande post.

    ResponderExcluir
  2. oLÁ,
    Gde banda mesmo.
    Convido-o a conhecer os dois discos solos do Ollie lá no meu blog, caso já não tenha feito.

    []s

    ResponderExcluir