quarta-feira, 16 de maio de 2012

The Haunted - The Haunted (1967)


Artista: The Haunted
Título: The Haunted
Gênero: Garage Rock
Lançamento: 1967

Por Thiago Lucena

Entre tantas bandas dos anos 60 que tentavam pegar carona no sucesso dos Beatles e Rolling Stones algumas só queriam tocar, mostrar seu som e se divertir. Com guitarras mais sujas e pegadas mais fortes surgia o garage rock, na tradução literal, rock de garagem, ou seja, a música se caracterizava pela crueza sonora de bandas de garagem, sem polimentos ou adornos no resultado final do som. Um bom exemplo da gama de bandas que faziam esse som está nas várias cenas da época, em especial na surgida em Detroit, que trouxe ao mundo bandas como MC5 e The Stooges, ícones do estilo. Porém, fora dos Estados Unidos e mais acima do Atlântico, uma banda também começava a chamar atenção. O The Haunted foi uma das primeiras bandas canadenses a chamar atenção fora do país. A banda de Montreal apareceu em uma coletânea americana chamada Pebbles, Volume One: Artyfacts from the First Punk Era, nos moldes da famosa Nuggets, que compilava bandas americanas undergrounds de garage e punk do meio para o final dos anos 60, sim americanas, mas o Haunted estava lá, com seu single de maior sucesso, a faixa 1-2-5.

A banda lançou somente um álbum em 1967, um misto de sons autorais e alguns covers, entre eles uma versão bem legal de Out of Time do Rolling Stones. O disco tem momentos especiais como a já comentada 1-2-5, que deu a banda o reconhecimento obrigatório e o primeiro lugar em um festival no Canadá, as enérgicas I Can Only Give You Everyting e Horror Show, as mais sentimentais Untie Me e Out of Time e covers inusitado em francês, segunda língua do país natal do grupo, de Purple Haze do Jimi Hendrix e Talk Talk do The Music Machine. No álbum também tem blues, psicodelia, quebradeira, calmaria, tudo o que uma banda precisa pra se divertir esses caras fizeram com louvor. The Haunted não vai nem teve propósito algum de mudar a vida nem os caminhos do rock, mas eles sabiam o que queriam e conseguiram mostrar que existia rock de garagem fora dos Estados Unidos.

O álbum original continha 9 faixas e ficou fora de catálogo por muito tempo, sendo reeditado em CD em 2009 com vários bônus interessantes totalizando no final 22 faixas, um verdadeiro arquivo musical obrigatório da banda que por algum motivo injusto ficou de fora da seleção da Nuggets, mas teve sua importância reconhecida pelos fãs dos bons sons garageiros e do rock sincero.

Track List

01. 1-2-5
02. Shake
03. Horror Show
04. Untie Me
05. I Can Only Give You Everything
06. Eight O’Click This Morning
07. 1-2-5 (Original Version)
08. Out Of Time
09. Searching For My Baby
10. A Message to Pretty
11. Twist
12. Montreal Blues
13. Porquoi (Talk Talk)
14. Vapeur Mauve (Purple Haze)
15. Come On Home
16. I’m a Man
17. Run Down Every Street
18. Land of Make Believe
19. An Act of Leisure
20. No More Lovin
21. Mona
22. I’m Just Gonna Blow My Little Mind to Bits

The Haunted - 1-2-5


The Haunted - Vapeur mauve


The Haunted - I Can Only Give You Everything

2 comentários :

  1. Não conhecia o som dos caras. Curti. Grande dica Thiago.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, não conheço muito essas bandas ouvi um pouco The Sonics mas essa banda é bem melhor.

    ResponderExcluir