domingo, 22 de abril de 2012

When the Sun Goes Down: The Secret History of Rock 'n' Roll


Artista: Varios Artistas
Título: When the Sun Goes Down: The Secret History of Rock 'n' Roll
Gênero: Blues
Ano de lançamento: 2002
Selo/gravadora: Sony Bmg (Bluebird Records)

Por Ricardo Seiti

Primeiro de uma ótima série de 04 discos, essencial para quem quiser conhecer um pouco mais os primórdios do blues e seus vários sub-gêneros. Ao longo dos 04 álbuns, cerca de 100 artistas nos apresentam o blues a partir de seu surgimento,oriundo dos cânticos primitivos dos escravos nas plantações de algodão no sul dos Estados Unidos até sua chegada a Chicago e sua transformação para o rockabilly e o rock'n'roll.

A série foi muito elogiada pela crítica e imprensa musical, quando lançada em 2002.As gravações são da Bluebird Records, na época um braço da gravadora RCA Victor,que na década de 30 era responsável por lançar artistas "menos rentáveis", nos casos os músicos do blues. A RCA Victor foi recentemente adquirida pela Sony/Bmg.

A coletânea apresenta uma excelente qualidade sonora (quem pesquisa o blues de raiz da década de 20 e 30 sabe como o som é precário) e faz observações detalhadas sobre cada música, como data de gravação, seus músicos e instrumentos,além do cenário sócio-econômico e cultural e fotos da época.

Nas músicas deste primeiro álbum, que vão de 1926 a 1941, o que chama a atenção para nós, blueseiros do século 21,acostumados com o blues elétrico, é a rusticidade e ingenuidade dos instrumentos e elementos usados pelos músicos da época. Além é claro do violão, banjo, acordeon, harmônica, violino e eventualmente piano, outros instrumentos praticamente extintos como o jug, kazoo e washboard e uma certa aproximação com a música gospel nos apresentam uma pequena amostra da importância que o blues viria a ter para a música mundial.

Destaques desta primeira coletânea: (Videos no final do post)

Robert Petway, com "Catfish Blues", de 1941: Assim como Robert Johnson, Robert Petway teria carreira curta porém importantíssima para o blues. Apesar de ter gravado apenas 16 músicas, seu vigoroso dedilhado ao violão e seu vocal potente influenciaria muitos músicos, como John Lee Hooker e Muddy Waters.

The Carter Family, com "Wooried man blues", de 1930: As irmãs Maybelle Addington, Sara Dougherty e seu marido Alvin Pleasant Delaney Carter tiveram uma grande contribuição para o blues, com seu ótimo trabalho vocal influenciado pelo gospel e a boa técnica ao violão de Maybelle.

Amede Ardoin e Denus Mcgee, com "Les Blues de Voyage", de 1934: O violino, tocado por Denus Mcgee, já era comum no blues, mas o acordeon executado por Amede Ardoin com influências do Cajun (estilo musical difundido por imigrantes vindos da França) viria a enriquecer ainda mais o blues.

Track List

01. Robert Petway - Catfish blues
02. Big Joe Williams - Baby, please don't go
03. Leadbelly - Ham an' eggs
04. Big Bill Broonzy - Mississipi River Blues
05. Trixie Butler - Just a good woman through with the blues
06. Milton Brown & his Musical Brownies - Garbage man blues
07. Bukka White - The Panama limited
08. Tommy Johnson - Cool drink of water blues
09. Leadbelly - The midnight special
10. Carter Family - Wooried man blues
11. Amede Ardoin & Denus Mcgee - Les blues de voyage
12. Andrew & Jim Baxter - K. C. railroad blues
13- Rev. J. M Gates - Somebody's been stealin'
14. Alberta Hunter - Beale street blues
15. Noah Lewis - Devil in the wood pile
16. Gus Cannon's Jug Stompers - Walk right in
17. Julius Daniels - Ninety-nine year blues
18. Bessie Tucker - Got cut all to pieces
19. Gus Cannon's Jug Stompers - Feather bed
20. Julius Daniels - Can't put a bridle on that mule this morning
21. Deford Bailey - Davidson county blues
22. Frank Crumit - Frankie and Johnny
23. Taskiana Four - Dixie Bo-bo
24. Paul Robeson - Sometimes I feel like a motherless child
25. The Hall Johnson Choir - St. Louis Blues

Robert Petway, com "Catfish Blues", de 1941.


The Carter Family, com "Wooried man blues", de 1930


Amede Ardoin e Denus Mcgee, com "Les Blues de Voyage", de 1934

Um comentário :

  1. Puxa, gostaria muito de poder ouvir os primórdios do Blues, fiquei muito curioso em ouvir, tem ideia onde posso achar? Abs.

    ResponderExcluir