sexta-feira, 6 de abril de 2012

Status Quo - Retrospective (2000)


Por Ricardo Seiti

Ótima coletânea da banda britânica Status Quo, com 20 faixas, escolhidas de seus álbuns de 1972 a 1986. Um detalhe impede a banda de ser reconhecida como uma das mais longevas da história do rock, como os Stones: também começaram em 1962, mas com o nome de The Spectres. Em 1966, mudaram para Traffic Jam, tocando um som meio psicodélico, meio confuso, até que, com pouca repercussão na mídia, caiu a ficha de Francis Rossi, seu guitarrista e fundador: sua vocação era definitivamente o rock'n'roll.

Rebatizada com o atual nome Status Quo e com a chegada de um grande amigo de Francis, Rick Parfittt, também guitarrista e vocalista, em 1967 a banda começava sua grande escalada. Com o álbum "Piledriver", em 1972, competindo com o rock progressivo, punk, heavy metal, hard rock, new wave e várias outras vertentes, o grupo apostou na simplicidade e autenticidade do rock, contando também com Alan Lancaster no contrabaixo e John Coglan na bateria.

Nas músicas, nada de longas introduções, solos entediantes, paradinhas chatas, teclados mirabolantes, experimentalismos. O que valia era a diversão. Na ativa até hoje, o Status Quo nos presenteia sempre com algum grande álbum. Com suas melodias açucaradas e enérgicas, se colocar um solo um pouco mais longo no meio da música, estraga. Sua pouca exposição na mídia com certeza se deve ao fato de não seguirem modismos e tendências, sempre correndo por fora.

Quando se apresentam lotam ginásios e arenas com seu público cativo e fiel, ávidos pelo puro e verdadeiro rock. É emocionante ver roqueiros de 15 a 50 anos cantando e vibrando com suas músicas

Em tempo: neste ano o Status Quo completa 50 anos na ativa!

Track List

01. What You're Proposin'
02. Rockin' All Over The World
03. Whatever You Want
04. Caroline
05. Break The Rules
06. The Wanderer
07. Dear John
08. Ol' Rag Blues
09. Rollin' Home
10. Red Sky
11. Dreamin'
12. Speechless
13. Too Far Gone
14. Rockers Rollin'
15. Can't Give You More
16. Down Down
17. Roll Over Lay Down
18. Rolling Home
19. Paper Plane
20. Claudie

Status Quo - Rockin' all over the world (ao vivo em 1977)


Status Quo - Whatever you want (ao vivo em Knebworth, 1986)


Status Quo - Down down (ao vivo em Glastonbury, 2009)


Site Oficial: Status Quo

2 comentários :

  1. Conheço apenas uma musica do Status Quo, e sempre que escuto essa musica sinto que é um rock muito simples e divertido. Se essa é a proposta da banda vou atrás desse album.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Fabius!

    Valeu!
    Ricardo

    ResponderExcluir