quinta-feira, 12 de abril de 2012

Accept - Stalingrad (2012)

Artista: Accept
Título: Stalingrad
Gênero: Heavy Metal
Ano de lançamento: 2012
Selo: Nuclear Blast

O Accept figura entre as bandas expoentes de heavy metal na Alemanha. Formado em 1968, a banda se manteve na ativa até meados de 1997, quando encerrou as atividades. Naquela ocasião a banda já havia lançado onze álbuns de estúdio e cinco ao vivo, sob os comandos do frontman Udo Dirkschneider e do guitarrista Wolf Hoffmann. Em 2005 a banda ensaiou um retorno, apesar de realizar alguns shows pelo mundo, o Accept anunciou que era hora de tirar férias dos palcos. Em 2009 e reformulado, o Accept ressurge, dessa vez com uma novidade, a chegada de um novo vocalista: Mark Tornillo. Junto com ele, a banda manteve praticamente a mesma base, com Wolf Hoffmann (guitarra solo), Herman Frank (guitarra ritimica), Peter Baltes (baixo) e Stefan Schwrzmann (bateria).

Em 2010 a banda entrou em estúdio para gravar o álbum Blood of the Nations (2010), que confirmou que dessa vez o retorno era triunfal. O vocalista Mark Tornillo surpreendeu e provou ter sido a escolha certa, seu vocal agressivo e poderoso, acabou dando um toque diferenciado ao som do Accept, isso sem falar dos demais músicos, que entraram de cabeça no novo projeto e mostraram que não estavam ali de brincadeira. Eu inclusive fui conhecer o Accept através desse álbum, e mesmo curtindo muito, acabei esquecendo de resenha-lo.

E agora, passado dois anos, o Accept volta à tona com mais um álbum bombástico e que tem tudo para estar entre os melhores lançamentos do ano: Stanlingrad (2012). Produzido por Andy Sneap, mesmo produtor do álbum anterior. Bom musicalmente a pegada é a mesma, um heavy metal vigoroso e moderno, com o vocalista Mark Tornillo confirmando a boa fase, cantando muito, o mesmo posso dizer dos guitarrista Wolf e Herman, juntos eles dão uma aula de como se faz heavy metal, com riffs e solos inspiradíssimos e consistente, em partes mesclando até mesmo elementos do hard rock. A cozinha fica por conta do baixista Peter Bates e do batera Stefan Schwarzman, que apesar de não esbanjar uma técnica refinada, não há como negar a contribuição marcante dos dois, o destaque vai para o Peter, que em meio as músicas consegue aparecer mandando bem entre uma linha ou outra de baixo. Um fato interessante e que eu não poderia deixar de falar, é sobre a temática do álbum, que como o próprio nome sugere, é praticamente todo baseado na batalha mais sangrenta da II Guerra Mundial, a batalha de Stalingrado. Enfim, é um assunto que me fascina, ainda mais quando é acompanhado pelo heavy metal.

Stanligrad (2012) traz um repertório com dez músicas, todas fodasticas. O álbum começa com “Hung Draw and Quartered”, um heavy metal visceral e na velocidade certa, com Mark mandando ver no vocal agressivo e hora com gritos rasgados, e claro a presença marcante das guitarras. Na sequencia a faixa-titulo “Stalingrad”, que foi uma das divulgadas antes do lançamento e traz a marca do Accept, guitarras com linhas melódicas e riffs precisos, backings vocals ao fundo, um refrão grudento e um detalhe para o hino russo no meio da música. “Hellfire” também merece destaque, com um ótimo trabalho dos guitarristas Wolf e Herman , a música em si tem uma pegada muito consistente. Sem dar tempo para respirar a banda manda a excepcional “Flash to Bang Time”, uma injeção de adrenalina, com riffs e solos avassaladores, o com Mark Tornillo mostrando mais uma vez que está na sua melhor forma. Uma das melhores músicas do álbum. “Shadow Soldiers” começa bem cadenciada, com uma introdução feita no violão e guitarra limpa, apesar de logo ganhar peso, sua cadência é mantida, embalada por uma pegada mais melódica, o ponto alto fica por conta dos coros. Outra música cadenciada é “Twist Of Fate”, dessa vez com destaque para o vocalista Mark Tornillo, que manda muito bem na variação dos timbres do seu vocal. Na sequencia a bombástica “The Quick And The Dead”, heavy metal com uma pegada rápida, com direito a guitarras melódicas e solos matadores, até o baixista Peter Bates arrisca um solinho. “The Galley”, encerra o álbum em grande estilo, uma música com uma pegada que nos remete ao bom e velho hardão, deixando a sensação de que o álbum acabou rápido demais e tentando o ouvindo a apertar o play novamente.

Apesar de conhecer apenas os dois trabalhos recentes do Accept, não há como negar que eles estão em uma ótima fase e mostrando que voltaram com um apetite avassalador, com uma pegada de banda iniciante e creio que isso seja um dos fatores pelo excelente trabalho dos caras. Recomendo álbum para quem curte heavy metal, independente de conhecer o Accept ou não, é um álbum que vale e muito a pena ser ouvido. Um trabalho primoroso e que certamente irá figurar entre os melhores desse ano. Fica a dica. Boa Audição.

Track List

01. Hung, Drawn And Quartered
02. Stalingrad
03. Hellfire
04. Flash To Bang Time
05. Shadow Soldiers
06. Revolution
07. Against The World
08. Twist Of Fate
09. The Quick And The Dead
10. The Galley

Accept - Stalingrad


Site Oficial: Accept

Nenhum comentário :

Postar um comentário