sábado, 11 de fevereiro de 2012

Um futuro de incertezas.


A internet (como conhecemos) está mudando radicalmente. Já não é mais novidade as matérias relacionadas à SOPA, PIPA e ACTA, afinal muito tem se falado sobre tais projetos que visam dizimar o conteúdo considerado ilegal. De um lado estão os usuários, políticos, pessoas influentes e empresas que entendem que tal projeto é totalmente inviável. Do outro as gigantes do entretenimento, políticos (tais como Charles Schumer e Kirsten Gillibrand), entre outros. Apesar de todos os protestos e expectativa que se criou sobre a aprovação ou não do projeto, que dias depois acabou sendo barrado e engavetado, fomos surpreendidos pelo inesperado, o que eu considero ter sido o grande golpe, resultando em um baque que ninguém esperava: O fechamento do megaupload, resultando na prisão do dono e funcionários. De lá para cá o FBI tem intensificado a sua atuação, e numa espécie de “caça as bruxas”, começou a investigar outros servidores de hospedagem.

O que inicialmente parecia ser uma restrição aos servidores hospedados nos EUA, se alastrou para o mundo, onde muitos países da Europa aderiram a essa nova politica, o que gerou uma onda de protestos. Foram poucos os países que mantiveram uma posição firme e não consideram o download ilegal como pirataria.

O blog Jazz & Rock vai completar cinco anos de existência e nesse período já passei por muita coisa. Como blogueiro entendo que o que eu faço é visto como crime, embora eu discorde disso radicalmente. Esta pressão vem muito mais das gravadoras e da indústria de entretenimento, do que do próprio músico. Afinal dificilmente vejo alguém questionando o quanto estes blogs ajudaram aquele músico a se tornar conhecido, ou então, a pessoa que baixou um álbum – em um blog - e depois se tornou um grande fã e passou a pagar um absurdo para ir em shows e até mesmo comprar produtos originais. O curioso disso tudo é que esse tipo de impacto que os blogs causam ninguém comenta.

Em todos os blogs que eu visito e comento, li comentários bem pertinentes sobre esse assunto e consequentemente a preocupação e o receio dos companheiros blogueiros em continuar ou não mantendo o blog no ar. O fato é que em outros tempos, a caça as bruxas era em torno dos blogs, muitos blogs foram deletados, porém os arquivos continuavam lá, desta vez eles mudaram a estratégia e resolveram dizimar os servidores de hospedagem.

O Jazz & Rock tem praticamente 90% do seu conteúdo hospedado no mediafire e embora o servidor ainda funcione, saiu uma matéria dizendo que o FBI já está querendo explicações e deu um prazo de 90 dias para o mediafire. Certamente quando o prazo se esgotar creio que o baque será tão grande quanto foi com o megaupload. Isso sem falar dos outros, que tiveram grande parte do conteúdo hospedado, deletado. A lista de servidores afetados é imensa.

Porém em meio a tudo isso existe algo que eu não consigo entender. Eles colocaram tudo em um balaio e julgam tudo como pirataria. Mais e se eu compro um CD e quero upar e compartilhar gratuitamente ?? É um direito meu, certo ??. Eu comprei e paguei pelo produto, logo posso fazer o que bem entendo com ele. Mais ai esbarramos em outro fator: Esta lei está acabando com a nossa liberdade.

No último post que eu fiz, disse que estava sem motivação para continuar postando e um dos motivos é este. Eu levo o meu blog a sério, gosto do que eu faço e ao mesmo tempo fico preocupado por saber que posso perder todo um trabalho que demorei 4 anos para fazer. Embora muita gente só se lembre dos blogs para entrar e baixar o conteúdo, na realidade isso não é fácil e a prova disso é que muitos blogs já abandonaram o barco e deixaram de ser atualizados. Outros ainda estão lutando. No momento o que vemos é um futuro de incertezas.

A única pergunta que fica é: Qual será o destino da internet ??

Sem mais.

Se você ainda não sabe o que é SOPA/PIPA e como ela irá afetar a todos, assista o video.

3 comentários :

  1. Daniel, baixei muitos álbuns aqui simplesmente porque não conhecia o artista, sendo assim, jamais compraria o CD. Por outro lado, vários dos que conheci aqui (mas vários mesmo), gostei tanto que comprei o CD (juro). Os que ouvi e não gostei muito, ignorei e apaguei.
    Em que outro lugar eu teria oportunidade de conhecer uma Fredrika Sthal e gostar a tal ponto de comprar 2 álbuns via Amazon? Nossas rádios ignoram, nossas lojas idem (por isso tive que apelar ao Amazon).
    Não temo absolutamente pelo futuro da Internet, mas certamente vai perder um pouco da graça.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro blogueiro, eu sou um cara que baixo música todos os dias, sou um dos muitos que vc deve conhecer que se consideram pesquisadores, meu gosto fica nos anos 50, 60 e 70 baseado no Rock em tudo que se engloba com Blues, Folk, have Metal, Progressivo e assim vai, Jazz, muito jazz e tudo que se engloba tbm. Não deixo muitas mensagens, baixo simplesmente, mas sou um que sempre lê as resenhas, mesmo que tenha que traduzir e tal, vc não faz ideia de como estes blogs, como o seu, são meus companheiros, virou um rob, um vício, experimento, as vezes não conheço, mas a capa é boa, o texto me ajudou, enfim, garimpo.
    O que baixo, 90% são coisas que não se compra em qualquer lugar, ou se acha apenas em sebos, direitos sobre isso já foram pagos à décadas, ou vão proibir sebos? Isso só para aumentar o quanto os blogs de música ajudam, ainda mais os menos comerciais, baixar Michel Teló, vai se fuder, qualquer magazine tem por 15 pila. Mas a onde vou achar os discos da Riverside records do fim dos anos 50 por exemplo? Vc faz um grande trabalho. Não desista, sou um que não me mostro. Espero com este texto te mostrar que as vezes o bem que vc faz não vai te retornar, vc não vai saber, mas diante disso decidi mudar minha maneira e te escrever e dizer apenas, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. Edison

    A lei sendo aprovada ou não, o FBI vai continuar metendo o pé na "porta" dos servidores de hospedagem exigindo explicações e consequentemente muitos serão fechados ou terão seus arquivos deletados, já que todos nós sabemos que 99% dos arquivos hospedados são considerados piratas. É uma realidade. O que eu questiono é que baixar um cd pode servir como uma opção para a pessoa conhecer algo que dificilmente conheceria pela tv ou radio (principalmente no Brasil) e dai se ela ouvir o mp3 e quiser comprar o cd ou ir a um show, fica a critério dela, mais certamente irá fazer isso, eu já fiz isso, o John Pizzarelli é o meu maior exemplo.


    Fabio

    Concordo com você, eu também conheci e conheço muita coisa através dos blogs. E muita coisa que baixamos não vamos encontrar na loja de cd da nossa cidade, até pela falta de conhecimento dos vendedores que só conhecem aquilo que está na moda e nada mais.

    Eu sei que o futuro é de incerteza por um motivo simples: ouvir o mp3. Pq a informação (texto) continuará do mesmo jeito, mais se continuar do jeito que está, dificilmente a pessoa irá conseguir ouvir.

    Infelizmente eles mudaram (e acertaram) a estratégia desta vez. Não tem como negar isso.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir