sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cream

1970 - Live Cream
Gênero:Blues / Rock



Lançado em 1970 o álbum Live Cream traz grandes momentos do Power Trio formado por Jack Bruce no baixo e voz, Eric Clapton na guitarra e voz e Ginger Baker na bateria. Esse foi sem duvidas o primeiro super super grupo da historia do rock, e suas atuações ao vivo eram sempre de tirar o folego com longas sessões de improviso nas quais Eric Clapton "deitava e rolava" com seus solos sempre inspirados e sua veia blueseira. Mas essa não era uma banda de guitarrista, Jack Bruce com suas linhas de baixo com influencias jazzistas e Ginger Baker dava um show a parte com suas baquetas.

Como ja citei esse é um álbum de compilações ao vivo da banda, que contém 4 faixas gravadas ao vivo em 1968 e a faixa Lawdy Mama (de 1967) que foi gravada em estudio (musica esta que traz a mesma progressão de Strange Brew, mas com solos de guitarra e vocais diferentes.

Apesar de ser um álbum de destaque para todas as faixas, vou me atrever a dar um destaque "a mais" para a faixa Sleepy Time Time um blues lento com direito aos melhores licks de blues de Clapton, é realmente de arrepiar!

PS: Escute em volume alto! e fique atento as nuances de cada instrumento, esse álbum merece!

Track List

01. N.S.U
02. Sleepy Time Time
03. Sweet Wine
04. Rollin' and Tumblin
05. Lawdy Mama



Esse video gravado em 2005 na ocasião de uma reunião do Cream, reparem que mesmo depois de tanto tempo separados a quimica ainda é mesma!

Site Oficial: Cream

4 comentários :

  1. Ótimo post, mas devo comentar que em sua autobiografia o Clapton diz que não havia química entre eles nessa época e não gostou do resultado final do show.
    Em alguns momentos eu concordo com ele.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nilo, cara o lance da "quimica" é uma opinião totalmente pessoal! é mal de fã...rsrs.. Mas obrigado pelo comentario

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao Clapton, o que me pareceu em sua autobiografia é que ele não gostava da badalação midiática que o Cream, então considerado um supergrupo, causava. Clapton é deus mas discordarei dele: acho o Cream dukralho!!!

    ResponderExcluir