sábado, 31 de dezembro de 2011

The Answer

2011 - Revival
Gênero: Hard Rock



Quem é leitor assíduo do Blog Jazz & Rock, certamente já leu sobre os irlandeses do The Answer, que na minha humilde opinião é sem dúvida uma das bandas mais fodasticas que surgiu nos últimos anos. E para encerrar o ano com chave de ouro, nada melhor que um post sobre o álbum mais aguardado do ano: Revival (2011).

O The Answer foi formado em 2000 e anos depois lançou o álbum Rise (2006), que além de excelentes composições, surpreendeu a todos com um hard rock fortemente influenciado pela pegada setentista. Isso chamou a atenção de muitos críticos e o álbum teve um reconhecimento meteórico. Sob a liderança do Cormac Neeson, um dos grandes vocalistas da atualidade, a banda se manteve em uma constante quase inimaginável para os dias de hoje e três anos depois a banda lançou outro petardo, Everyday Demons (2009), um álbum consistente e que serviu para firmar ainda mais a qualidade dos caras.

Desde o anuncio da gravação do novo álbum a banda foi cercada de uma expectativa, e os fãs – assim como eu -se perguntavam se os caras iriam conseguir manter a mesma pegada ou se render ao apelo comercial das gravadoras. Não é a toa que Revival (2011) está entre os melhores álbuns do ano. Os ingredientes foram mantidos e o quarteto irlandês se manteve fiel à proposta da banda, em tocar hard rock com influencias setentista.

Sem mais delongas vamos falar um pouco sobre as músicas, que é o que de fato interessa. O álbum abre com “Waste Your Tears”, na primeira vez que ouvi confesso que achei um pouco diferente, uma intro com uma espécie de slide blues, logo em seguida o hard rock característico do The Answer surge como uma explosão e de cara ouvimos os riffs do guitarrista Paul Mahon e a voz marcante do Cormac Neeson. A música é uma forte candidata ao hit do álbum, isso sem falar que foi uma escolha perfeita para abrir o novo álbum. Na feixa “Use Me”, a banda segue a mesma pegada hard rock e o quarteto se mostra ainda mais entrosado com a cozinha perfeita do batera James Heatley e o baixista Micky Waters, além de um solo primoroso do Paul Mohan. O hard rock sem frescuras e com um toque setentista, de fato é esse o The Answer que conhecemos. “Trouble” é uma das músicas mais influenciadas pelo blues, começa com um clima mais cadenciado, outra característica do quarteto, mas não demora muito para o hard rock surgir com peso, destaque para Cormac Neeson, que além de cantar muito, ainda manda bem na harmônica. “Nowhere Freeway” é outra música que merece ser citada, e a impressão que fica é que os caras conseguem fazer o que bem entendem com o hard rock, a levada dessa música é difícil até de traduzir em palavras. O destaque fica por conta da participação especial da bela e talentosa cantora Lynne Jackaman, que deu um toque ainda mais especial à música. O álbum surpreende a cada música, como “Vida (I Want You)” que tem um som bem trabalhado e uma levada bem quebrada, uma das canções mais diferenciadas do álbum. O hard rock volta à tona nas músicas “New Day Rising” e “One More Revival”, e mesclando com as duas já citadas, as baladas “Can't Remember, Can't Forget” e “Lights Are Down”, que fecha o álbum.

O The Answer continua trilhando seu caminho dentro do rock’n’roll, com muita competência e som na bagagem, e volto a dizer o que eu disse na primeira postagem da banda, esses caras vão muito longe. Não há o que reclamar sobre os três álbuns da banda, em todos eles os caras acertaram a mão em todos os sentidos, seja na qualidade das composições, principalmente na competência em fazer refrões grudentos e marcantes, no instrumental muito bem trabalhado, afinal Cormac, Paul, Micky e James, formam um entrosamento inexplicável, talvez essa seja o grande trunfo do The Answer, em conseguir manter a mesma formação, isso faz toda diferença no resultado final e a prova disso está ai, Revival (2011). O The Answer já está na minha lista de bandas favoritas, mas ainda falta um pequeno detalhe: Um show dos caras em terras tupiniquins. Será que vamos ter que esperar muito por isso?.

Aproveito esse post para desejar um Feliz Ano Novo a todos os leitores cultos e ocultos do Blog Jazz & Rock. Um ótimo 2012 para vocês, com muitas realizações e boa música sempre !!

Track List

01. Waste Your Tears
02. Use Me
03. Trouble
04. Nowhere Freeway
05. Tornado
06. Vida (I Want You)
07. Caught On The Riverbed
08. Destroy Me
09. New Day Rising
10. Can t Remember, Can t Forget
11. One More Revival
12. Lights Are Down

The Answer - 60 Now 380 wide


The Answer - "Waste Your Tears" (Live at W2 Poppodium Den Bosch)


Site Oficial: The Answer

3 comentários :

  1. The Answer e Dave Matthews Band foram os melhores sons que conheci nesse ano, graças ao blog! Tava esperando muito esse álbum dos caras, são fodas demais. Já to baixando.

    Abraço e feliz ano novo pra galera e que em 2012, tenhamos mais Jazz & Rock! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ouvi sem prestar atenção, mas me pareceu legal.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Pedro aí acima, o som desses caras é incrível mesmo...

    Esse blog tá realmente de parabéns! Achar música boa nesse blog é muuuito fácil! =D

    ResponderExcluir